Há alguns dias, escrevi aqui sobre a evolução das
empresas e, para tanto, a necessidade de qualificarem seus modelos diretivos.
Estruturas administrativas que deram certo no início e viabilizaram o
crescimento das empresas demandarão estruturas mais complexas, na medida em que
os negócios se ampliam.
No mercado financeiro costuma-se dizer que o desempenho
passado não é garantia de performance futura.
Nas empresas, o mesmo ocorre, pois sucessos passados não são garantia de
êxitos futuros. Para que uma empresa continue prosperando e crescendo, precisa
qualificar seu modelo de gestão, pois a concorrência o fará e a sua empresa
poderá ficar para trás.
Aquelas que atingem um determinado porte, que passam por
mudanças geracionais ou de seus executivos, podem demandar estruturas
administrativas mais completas, com a criação de seus conselhos de
administração ou mesmo consultivos. A diferença entre estes dois está na
responsabilização de seus membros; no de administração há responsabilidades
definidas na condução dos negócios, sendo o órgão máximo da estrutura diretiva.
Os consultivos não possuem esta responsabilidade e podem atuar, principalmente,
como uma consultoria especializada aos gestores e acionistas.
Sua composição deve contar com ex-executivos de renomada
experiência que, além de seus cabelos brancos, oferecem uma excelente
colaboração para os negócios das empresas, acrescentando atalhos para decisões
estratégicas, somatório de circunstâncias ou crises vividas.
Para melhor eficácia devem contar com um caráter de
pluralidade. Trazendo o futebol como uma metáfora eficiente, não se faz um time
com 11 goleiros ou 11 centroavantes. Não vai ganhar de ninguém.
O mesmo deve ser cuidado nos conselhos e é uma
oportunidade. Buscar uma composição com especialidades complementares e
atendendo a especificidades de cada empresa é fundamental. Especializações como
finanças, economia, mercado, comercial, jurídica, mercado de capitais,
tecnologia da informação e de pessoas que já tenham trabalhado em operações
similares às da empresa, em conjunto, podem enriquecer seus rumos.
Reforçando, empresas de sucesso preocupam-se com sua
perpetuidade. Como a própria palavra infere, a perpetuidade demanda uma visão
de longo prazo, em que todos os meios necessários para atingir as metas devem
ser contemplados. Bem escalados e plurais, os conselhos podem se constituir em
consultorias de alto nível e auxiliar especialmente na fixação das diretrizes
estratégicas das empresas, chave para a perpetuidade almejada.