Nota de protesto

A Associação Comercial de Porto Alegre repudia as medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, nesta sexta-feira (12/06), que estabelece um novo fechamento para empresas com faturamento acima de R$ 360 mil, a partir da próxima segunda-feira (15). A decisão agravará ainda mais a situação do comércio, que tenta, com muita dificuldade, atenuar os prejuízos da primeira fase de restrição. Além da deliberação para o fechamento do comércio, que desencadeará o fim de diversos estabelecimentos, a prefeitura não faz o menor esforço para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos empresários, como, por exemplo, a mitigação de tributos. Entendemos que é fundamental o cumprimento das regras de controle sanitário e a preservação da vida, mas lamentamos profundamente a tomada de decisão sem a apresentação de alternativas para que a cadeia produtiva tenha oportunidade de continuar. A ACPA lamenta ainda pelas empresas que já fecharam definitivamente suas portas, pelas perdas econômicas que tiveram estes empresários e pelas centenas de empregos perdidos. O governo municipal não deixa outra alternativa para as empresas a não ser amargarem prejuízos e ficarem sem condições de pagar salários. Saúde e preservação da vida são prioritárias, mas precisam estar alinhados com a manutenção dos empregos e com a recuperação da economia.

Artigo, Fábio Jacques - Não seria um bom negócio?

Esperar por alguma ação por parte das forças armadas como moderadoras é perda de tempo.
Bolsonaro vai continuar sob fogo cerrado por parte do congresso, do STF e da grande mídia que nunca desistirão de derrubá-lo do poder. Isso é irreversível.
Qual seria a alternativa para manter de pé o governo e avançar efetivamente na senda das reformas que o país precisa desesperadamente?
Há um provérbio que diz que “se não consegues vencer o inimigo, alia-te a ele”.
Já pensaram que o bastião fundamental da esquerda se encontra nas presidências e nos membros das casas do congresso nacional?
É o congresso que aprova ou rejeita os projetos do governo assim como é o único poder que pode impichar ministros do supremo. Tendo o congresso nas mãos, tudo poderia ser resolvido. Aprovam-se os projetos reestruturantes e faz-se uma limpa na suprema corte.
Bolsonaro está começando a negociar com alguns partidos do chamado centrão. A grita contra vem tanto de direita como de esquerda. Deixa gritarem.
A única saída para Bolsonaro é conquistar o poder do congresso a seu favor.
Mas o congresso é fisiológico! E daí?
Estamos jogando com o futuro do país e isto importa muito mais que escrúpulos em atender a algum fisiologismo.
O quanto custa para o país cooptar a maioria do congresso se isto destravar de vez a tranqueira hoje imposta por congressistas e ministros do supremo? Muito pouco.
Acho que está na hora de abrir um pouco as burras da nação em benefício de um bem maior. Expurgar nulidades sociais como Maia e Alcolumbre e colocar no seu lugar patriotas verdadeiros.
Se for preciso pagar para que isto aconteça, que se pague.
Satisfeitos com algumas benesses, os congressistas aprovarão projetos e impeachments. E o país se livrará de toda esta tralha. A imprensa, perdendo o apoio do congresso e do supremo, fatalmente irá para o seu devido lugar, relatando somente fatos e verdades, ou acabará sendo dizimada por processos de calúnia e difamação.
E os eleitores de direita?
Com jogo aberto, certamente entenderão e continuarão apoiando o governo, mesmo porque as ações que serão tomadas serão em seu benefício. Liberdade econômica, liberdade de expressão, empregos e desenvolvimento. Nas urnas poderão fazer a devida substituição dos atuais deputados e senadores fisiológicos por patriotas que não vivam em função de benesses pessoais.
Com um congresso aliado, até mesmo uma nova constituição pode ser formatada, livrando de vez o país do entulho esquerdopata da atual Carta Magna.
Para que o Brasil consiga,efetivamente, levantar-se do berço esplêndido em que jaz, tomar um bom banho, escovar bem os dentes, vestir uma roupa nova e cheirosa e partir para a labuta, tem que passar pelos escaninhosdo congresso. Ali está a suprema força e não há outra saída senão conquistá-la ou cooptá-la.
Uma vez um passageiro de um avião tirou os sapatos em pleno voopelo que foi criticado por seu vizinho de poltrona que lhe disse que isto não ficava bem, ao que foi retrucado: Não fica bem, mas fica bom.
Acho que no momento tenebroso pelo qual passamos, temos que pensar no que fica bom e não apenas no que fica bem.
Se o país realmente destravar e avançar na direção do panteãodas grandes potências, o investimento em cooptação do congresso se tornará irrisório.
Bolsonaro, meu amigo, larga “algum” para estes caras!Será um pequeno desperdício se o país conseguir se libertar da esquerdopatia que o mantém mergulhado no pântano do atraso. O povo vai entender e continuará te apoiando. Só será indispensável manter um ótimodiálogo com os verdadeiros patriotas.
Não terá sido para isto que o novo Ministério das Comunicações foi criado?

Fabio Jacques - Diretor da FJacques – Gestão através de Ideias Atratoras.