Opinião do editor - O que fará o TSE com a ação movida pelo PL, Bolsonaro e Braga Neto

São muito curtos os prazos para o trânsito de uma representação do tipo que acaba de protocolar no TSE o PL, o presidente Bolsonaro e o candidato a vice na sua chapa, general Braga Neto. 

O editor acompanhou a coletiva realizada pelo pessoal do Instituto Voto Legal (veja vídeo, abaixo).

Não mais do que 9 dias, caso sejam utilizados no limite os prazos da parte considerada prejudicada, do Ministério Público e do relator (3 dias para cada um). Em caso de decisão ao final destes prazos, as partes envolvidas poderão recorrer ao Pleno e mais tarde ao STF. E tudo dentro de prazos muito curtos.

Este é o rito normal.

Em qualquer caso, a diplomação fica suspensa até decisão final.

Ainda dentro das 4 linhas, se é que se pode dizer assim, os prazos podem ser encurtados in extremis e a coisa toda poderá ser resolvida de modo heterodoxo, o que não seria surpresa alguma, dado o estado de exceção por que passa o País.

Aos prejudicados, restará apelar para o cumprimento do artigo 1o, parágrafo 1o  da Constituição Federal (CLIQUE AQUI para ler o artigo completo).

Colégio Israelita, Porto Alegre, comemorará, amanhã, seus 100 anos

O palco do Teatro do Sesi na FIERGS foi escolhido para o grande momento da comemoração do Colégio Israelita Brasileiro que amanhã (23) completa o seu centenário. Teatro por onde grandes nomes da cultura brasileira e gaúcha já passaram, receberá hoje (22) as estrelas da sua comunidade escolar, totalizando mais de 600 pessoas, entre pais, alunos, avós, professores e funcionários, distribuídas por 29 coreografias.

Com direção geral e artística da bailarina e coreógrafa, Elana Fridman, ex-coreógrafa da Fundação Kadima, e atual Coordenadora de Dança do Colégio, o espetáculo  “Israelita 100 anos: vem que vou te contar” contará com animação de 2D e 3D, e efeitos de imersão projetados a partir de tecnologias utilizadas em grandes espetáculos.

Com o apoio cultural do Instituto Jama e da empresa de Construções e Incorporações Adolfo Starosta, e apoio especial do Teatro do Sesi, a comunidade escolar poderá acompanhar no Teatro, com capacidade para mais de 1600 pessoas, e via streaming no canal YouTube a partir das 20h (http://bit.ly/ytCIB) a uma das maiores produções artísticas já produzidas e realizadas por uma escola no sul do país.

O espetáculo contará a história desta comunidade que tem a educação como um valor central. O CIB, como é carinhosamente conhecido, nasceu do sonho dos imigrantes judeus, a maioria vindos do leste europeu, que vieram para o Rio Grande do Sul no século XIX. A criação da escola judaica foi a garantia da continuidade dessa milenar identidade cultural. De lá para cá, são inúmeras as contribuições à cultura gaúcha, nos mais diversos campos, que tiveram origem nos bancos escolares do Israelita.

Mais do que valorizar o seu passado, a instituição acredita que foi a transmissão desses valores a base para o desenvolvimento da sua grande capacidade de adaptação e de transformação. Nosso futuro tem muita história.


Serviço:


Local: Teatro do Sesi

Horário: 20h

Espetáculo: show de dança e música com animação de 2D e 3D, e efeitos de imersão projetados a partir de tecnologias utilizadas em grandes espetáculos

Direção Geral: Elana Fridman

Artistas: Comunidade Escolar (mais de 600 pessoas, entre pais, alunos, avós, professores e funcionários)

Coreografia: 29

Ingressos: esgotados

Transmissão: ao vivo via YouTube (http://bit.ly/ytCIB)

64% das empresas transmitirão jogos da Copa do Mundo no escritório

Pesquisa realizada pela Catho revela como as empresas estão se organizando para o período de jogos

São Paulo, novembro de 2022 - Depois de quatro anos, a Copa do Mundo está de volta e com a aproximação dos jogos é possível perceber movimentações nas ruas e também nas empresas.  A paixão que move os brasileiros impacta diretamente a rotina na vida pessoal e também no trabalho. De acordo com a  pesquisa realizada pela Catho,  marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, 64% das companhias  transmitirão os jogos no escritório. 

A pesquisa contou com a participação de empresas de todo o país. Grande parte dos respondentes já encontra-se de volta ao escritório e por isso o método escolhido por 29% será a liberação uma hora antes do início da partida. 

 

Para as corporações que estão optando pela transmissão no escritório, apesar da presença de telões, as empresas afirmam que o atendimento ao cliente não irá parar: 47% dos respondentes manterão 100% dos serviços ao consumidor durante as partidas.  

Entre as iniciativas focadas na Copa do Mundo, o tradicional bolão está entre os mais populares. Depois da transmissão dos jogos, a brincadeira  aparece como segunda mais frequente, presente em 22% das empresas que realizarão  ações sobre o Mundial junto aos colaboradores.

Catho na Copa do Mundo 

Com modelo 100% home office para todos da empresa, a Catho oferecerá flexibilidade para que todos possam torcer juntos pelo hexa. Durante a fase de grupos, nos jogos das 16h, todos os colaboradores serão liberados meia hora antes dos jogos sem precisar voltar ao expediente. Para os jogos das 13h, os colabores voltarão às 15h30. As horas utilizadas para a preparação dos jogos, serão abonadas e não descontadas.  Seguindo os protocolos de copa, a empresa realizará um bolão entre os colabores, o prêmio final será uma camisa da seleção Catho, para que o ganhador possa realmente vestir a camisa. Além disso, teremos premiações de vouchers em lojas virtuais e também uma bola da copa. 

 

Sobre a Catho

Fundada em 1977, a Catho tem o propósito de mudar vidas por meio do trabalho. A empresa que desde o ano 2000 atua com um modelo 100% online, recentemente passou a oferecer planos gratuitos em todo o território nacional para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a oportunidades de emprego. A empresa já foi reconhecida pelo ranking do Great Place to Work (GPTW) nove vezes. Essas premiações reforçam a importância da diversidade e inclusão dentro da Catho que criou a ação “Essa Cadeira É Minha” que se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto a fim de empoderar as mulheres no mercado de trabalho. Além disso, o programa Minha Vaga Por Direito possibilita que os candidatos PCD efetuem o cadastro de um perfil de usuário que dá acesso gratuito à assinatura do Plano Profissional para o anúncio de currículos. A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. 

 

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - FENAJ e o tribunal de ética

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - FENAJ e o tribunal de ética

O próximo “Dia da Imprensa” só será lembrado em 1 de junho de 2023. Disse lembrado, porque não sei se haverá motivo para ser comemorado pela sociedade.  Foi preciso conhecer e enfrentar a crise institucional, que dividiu o povo brasileiro nesta eleição, para pôr à prova o juramento prestado pelos seus profissionais: “Prometo, no exercício da profissão de jornalista, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação e empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade”.  

É comum os formandos em cursos superiores fazerem o juramento de honrar os princípios da atividade a ser exercida. Assim, também, foi construída a ética jornalística.  Esta introdução sugere que os destinatários do serviço da imprensa - o povo - este mesmo que está em frente aos quartéis, diante do quadro atual, social e politico, julguem se houve até aqui o fiel cumprimento de informar corretamente o público, que neste vasto território não tem acesso pleno  da sua tarefa jornalística.

Os protestos de brasileiros  pelo cometimento de atos inconstitucionais e de abuso de poder  de membros do Judiciário, desfechados contra cidadãos, foram omitidos, escondidos de forma parcial e ativista de quem tomou partido de um dos lados.  Esquecem que deve prevalecer o lado da notícia do que está acontecendo de mais importante. A gigantesca mobilização do povo nas ruas, sem fotos ou vídeos.  Greve dos caminhoneiros e a consequente ameaça de desabastecimento da população transforma o silêncio de parte da imprensa em um gravíssimo desrespeito.   Isto é, a falta do que todos nós precisamos saber para não sermos surpreendidos.  Trata-se da notícia dos fatos, missão de jornalista responsável.   

Quando as concessões dos Canais de rádios e TVS tiverem os seus prazos vencidos ou quase, o Congresso Nacional terá por obrigação julgar as empresas da mídia, se cumpriram suas obrigações contratuais, antes de aprovarem novos contratos.  Não só as fiscais, mas as que estavam impedidas de praticarem, como a parcialidade ou tratamento desigual em campanha eleitoral. 

A formação de consórcio de órgãos de imprensa, com domínio quase absoluto de seguidores, descumpriu, com desprezo à comunidade, às normas das concessões contratuais que impunham a elas o dever de informar e da imparcialidade.  A investigação de uma pluralidade de fontes para a divulgação das notícias e seus comentários, são para a imprensa obrigatórios para a formação dos seus textos e em respeito as diversas correntes,  a fim de que os pensamentos sejam igualmente expostos. 

A concessionária de serviço público de imprensa têm vínculos com a universalidade  e o equilíbrio dos diversos pontos de vista, sobre determinados assuntos.        

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) estabeleceu como Princípio de ética: “A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários”  

Ressalvo o caráter profissional de muitos jornalistas merecedores dos seus diplomas.  Mas, nas atuais circunstâncias, em que as palavras chaves são  - roubo e  fraude -   é  inevitável  a suspeita de que outros tantos jornalistas agem como escribas mercenários, agregados descartáveis de  redações de órgãos da imprensa, cujas empresas são movidas por objetivos comerciais  e sem escrúpulos, capazes de tudo para obtenção de maior renda.  

Do escritor, George Orwell: “ Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”. 

Os brasileiros ficaram sabendo dos bilhões gastos em publicidade por aquele  que está correndo o mundo para denunciar que temos 33 milhões de famintos, sendo que ele só bebe Chateaux Lafit e Chateaux Petrus em suas viagens internacionais.  

Caxias do Sul, 21.11.2022

Anvisa autoriza tratamento precoce e libra farmácias para venda do Paxlovid

 Depois das eleições, o uso de remédios vendidos em farmácia e não a vacinação, como também o tratamento precoce, deixaram de ser palavrões para cientistas, autoridades sanitárias, políticos e meios de comunicação alinhados com o Eixo do Mal.

A venda do Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), utilizado no tratamento da covid-19, para farmácias e hospitais particulares do país foi aprovada, ontem, em Brasília, por unanimidade, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa).

A venda em farmácias deve ser feita sob prescrição médica.

O remédio deve ser tomado dentro de cinco dias após o início dos sintomas da doença.

“O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessários, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, disse a agência.