Trump vai à Corte Suprema defender liberdade para Tik Tok. E desfecha críticas ferozes ao STF.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou a suspensão da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil para reforçar preocupações sobre uma possível proibição do TikTok no território norte-americano. Em uma petição apresentada à Suprema Corte na última sexta-feira (27.dez.2024), o republicano alertou que decisões como essa podem estabelecer “precedentes perigosos” em relação à censura de plataformas digitais.

A informação é da Agência Estado de hoje, dia 31.

Donald Trump argumenta que tais medidas poderiam ameaçar a liberdade de expressão e facilitar a supressão de opiniões políticas. O documento cita o caso brasileiro como exemplo, relatando que a suspensão do X foi atribuída a pressões governamentais para a remoção de contas ligadas a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O texto também menciona conflitos entre autoridades brasileiras e a rede social, que teria sido acusada de apoiar “milícias digitais” responsáveis por disseminar fake news e ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal. Segundo Trump, essa situação evidencia uma tendência preocupante entre democracias de restringir discursos online considerados inconvenientes.

Moraes torna incomunicável prisão política do tenente-coronel Azevedo. É que ele iria ganhar um panetone pelas festas do Revéillon

Alertado pelo Comando Militar do Planalto, o ministro Alexandre de Moraes tornou incomunicável a prisão política preventiva do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, oficial do Exército, preso desde novembro pela Operação Contragolpe da Polícia Federal.

Ele terá que permanecer incomunicável para sempre, mesmo nesta virada do ano novo.

O general que chefia o Comando do Planalto denunciou a irmã de Azevedo, que teria levado um panetone, um fone de ouvido, um cabo USB e um cartão de memória para o oficial. 

Foi no sábado.

O advogado Jeffrey Chiquini afirmou que “provavelmente” vai entrar com pedido “para que haja uma individualização das condutas. Suspender todas as visitas é demais”, disse, se referindo ao propósito de evitar a proibição de visita da esposa e da filha.

Kid Preto

O tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo é integrante das Forças Especiais do Exército, também conhecidos como "kid pretos", especializados em ações de guerrilha, infiltração e outras táticas militares de elite.