Jornalista João Bosco Vaz vai lançar a série "Relíquias das Copas"

 O jornalista esportivo e vereador de Porto Alegre João Bosco Vaz vai marcar um gol de placa em suas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e canal do Youtube) com o lançamento da série “Relíquias das Copas” a partir desta sexta-feira (18 de novembro). Veja os endereços das redes no final do texto


Trata-se de uma sequência de 31 vídeos diários que serão publicados até o dia 18 de dezembro, nos quais Bosco irá mostrar parte do seu acervo pessoal, de peças utilizadas por jogadores e integrantes de comissões técnicas que integraram diversas fases da Seleção Brasileira de Futebol, desde o Tricampeonato na Copa do Mundo de 1970.


Entre os nomes dos famosos da bola, estão ícones como Pelé, Piazza, Valdomiro Vaz Franco, Zico, Falcão, Batista, Ronaldo, Dunga, Branco, Taffarel, Ronaldinho gaúcho, Rivaldo, Kaká, Anderson Polga, Gilberto Silva e Júlio César, craques da seleção canarinho. 


Os episódios tem menos de 1minuto cada, nos quais Bosco explica a história de cada relíquia, entre camisetas, abrigos, luvas de goleiro, chuteiras e bonés; de quem recebeu o presente, a quem pertenceu e, quando identificado, o período em que foi utilizada.


Das comissões técnicas, raridades também fazem parte do acervo de Bosco, como a camisa e o boné do velho Lobo Zagalo e o abrigo, a camiseta e cronometro do preparador Físico Gilberto Tim.


Ainda serão apresentadas pelo jornalista esportivo algumas relíquias das seleções de outros países participantes das copas, como as camisas dos craques argentinos Diego Maradona e Leonel Messi, a camisa laranja da seleção da Holanda, utilizada pelo jogador Rudolf Jozef Krol, peça chave do lendário "Carrossel Holandês", vice-campeão nos Mundiais de 1974 e 1978, e a camisa de passeio da seleção portuguesa utilizada por Luiz Felipe Scolari (Felipão) quando treinou a equipe lusa. 


O vídeo de abertura, que segue em anexo, foi cuidadosamente escolhido por Bosco, que pediu uma relíquia da atual seleção ao técnico Tite: uma camisa autografada por vários jogadores que participaram das fases classificatória e de preparação, antes da divulgação dos 26 nomes convocados para a Copa do Qatar no dia 7 de novembro passado. (Em anexo com um vídeo de chamada para a série) 


Com 40 anos de jornalismo esportivo, passando pela reportagem na Rede Globo, RBS e Guaíba (atual Record RS), Bosco apresenta há 32 anos o Programa Encontro com o Esporte, que depois de 30 anos, durante a pandemia, passou a ser transmitido exclusivamente em lives semanais pelas suas redes sociais e em seu canal no Youtube. Em breve, adianta Bosco, o acervo completo, com mais de 300 peças, estará disponível na Internet, em uma página que está sendo criada pela sua equipe. 


Endereços das redes sociais de João Bosco Vaz

Facebook - https://www.facebook.com/PaginaJoaoBoscoVaz

Instagram - https://www.instagram.com/joaoboscovaz/

Twitter - https://twitter.com/JoaoBoscoVaz

Canal Youtube - https://www.youtube.com/c/Jo%C3%A3oBoscoVaz

Nota da Polícia do governo Ranolfo Vieira Júnior

 NOTA À IMPRENSA 


A Polícia Civil do RS, como instituição comprometida com o Estado Democrático de Direito, atuou no cumprimento de decisão judicial exarada por ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), instância máxima do Poder Judiciário nacional. Cumprir decisão judicial é dever de todo cidadão na democracia, o que se reveste de ainda maior obrigação em se tratando de instituição com atribuição constitucional de zelar pela ordem pública.


Por fim, cabe ainda repudiar tão infeliz comparação feita pelo jornalista entre a Polícia Civil, com seus 180 anos de serviços prestados à comunidade gaúcha, e a polícia secreta do nazismo, regime responsável pela maior atrocidade já vivida pela humanidade.

Hospital Moinhos de Vento realiza pesquisa sobre variantes de COVID-19 em parceria com o centro de controle e prevenção de doenças dos EUA

 Hospital Moinhos de Vento realiza pesquisa sobre variantes de COVID-19 em parceria com o centro de controle e prevenção de doenças dos EUA

Primeiros resultados das amostras em profissionais de saúde e pacientes hospitalizados foram divulgados nesta quarta-feira (16)


De doze amostras analisadas, foi indicada a variante BQ.1 como responsável pela infecção em quatro dos dez profissionais de saúde testados e também em um paciente. Esses são os primeiros resultados do estudo do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Center for Disease Control and Prevention (CDC) do governo dos Estados Unidos, para a vigilância genômica do SARS-CoV-2 em profissionais de saúde e pacientes hospitalizados. A pesquisa teve início no dia 7 de novembro deste ano e também identificou a presença da variante CK.1, que até o momento não havia sido encontrada no Brasil.

O sequenciamento e análise da pesquisa é toda realizada pela equipe do Hospital Moinhos de Vento. “A presença da BQ.1 em cerca de 40% das amostras era esperada, pois sabemos que quando uma nova variante é identificada, ela já está disseminada há mais tempo na população”, afirma Alexandre Zavascki, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Moinhos de Vento.

Zavascki, infectologista que coordena o estudo, destaca ainda que esse achado vem conjugado com o aumento do número de casos e positividade de exames observados, principalmente, nas duas últimas semanas.

O impacto da CK.1, que também é uma variante da ômicron, encontrada na pesquisa, ainda é difícil de mensurar segundo o biólogo molecular Tiago Finger Andreis, membro da equipe do estudo e responsável pelo sequenciamento das amostras no Laboratório de Genética e Biologia Molecular do Hospital Moinhos de Vento. ”Há poucos relatos desta variante no mundo. Então somente com o andamento do estudo poderemos ver se ela assumirá algum papel de relevância na transmissão do vírus”, ressalta.

A pesquisa faz parte do projeto Global Action in Healthcare Network (GAIHN), uma rede mundial criada pelo CDC, com o objetivo de aprimorar a vigilância e o diagnóstico de infecções em vários países. Futuramente, mais hospitais serão incluídos no estudo como forma de contribuir para o monitoramento da evolução da pandemia e do vírus no país.

Também participam da equipe de pesquisa no Brasil, o professor Vlademir Cantarelli, da Health Security Partners (HSP), organização responsável pela implementação da rede GAIHN no Brasil; a biomédica Flávia Brust do Hospital de São Paulo (HSP); e o infectologista Marcelo Bitelo do Hospital Unimed Vale do Sinos.


Cláudia Woellner Pereira- O meu partido é o Brasil!

O meu partido é o Brasil!

A frase estava estampada na camiseta de uma senhora que integrava a multidão de brasileiros nas ruas de São Paulo ao redor do Quartel General do Exército - Comando da 2ª Região Militar no último dia 15 de novembro de 2022.

Feriado da Proclamação da República, dia simbólico para reforçar o recado para aqueles que deveriam ser os representantes do povo: “O MEU PARTIDO É O BRASIL!”.

Enquanto a mídia tendenciosa oscila entre não divulgar e reduzir as manifestações que estão acontecendo no país a atos antidemocráticos de bolsonaristas golpistas, milhões estão indo às ruas e fazendo uso do último recurso  para defender a Nação.

Por que, de forma civilizada, ordeira,  crianças, jovens, homens, mulheres, idosos, de todas as cores e crenças estão acampando dia e noite, debaixo de chuva e de sol escaldante, nos portões dos quartéis em todo o país? 

FOI O QUE SOBROU! 

Nenhuma ameaça à democracia ou anseio pela volta da ditadura militar! 

O povo foi altamente democrático até agora: esperou que o Legislativo cumprisse o seu papel e que o Judiciário não extrapolasse o seu.

 E, no livre exercício da democracia, manifesta-se contra a ditadura da impunidade e da corrupção. Quer respostas. Tem direito a respostas. Deixa claro que não se trata de estar à esquerda ou à direita; de fazer parte do grupo de A ou de B; de ser do PC, PD, PE ... PL, PT, XT. As siglas  já não fazem sentido. Perderam significado quando, por interesses escusos e, não, pelo povo, seus representantes migraram e migram de uma a outra como se as convicções e valores partidários fossem totalmente negociáveis!


Cláudia Woellner Pereira, tradutora e redatora


Nota do Clube de Opinião do RS

Ordens ilegais, senhor governador Ranolfo Vieira, não se cumprem. Todos sabemos como e onde acabam todos os que alegam o cumprimento cego de imposições ditatoriais.

O Clube de Editores e Jornalistas de Opinião do Estado do Rio Grande do Sul, entidade apartidária, com 20 anos dedicados à defesa permanente da liberdade de imprensa e opinião, vem a público contestar a postura do governador Ranolfo Vieira Júnior que, em tempo recorde e sem precedente conhecido em outros estados, encaminhou uma lista com 21 nomes de patriotas gaúchos que supostamente estariam na liderança das manifestações democráticas em curso no entorno do QG do Comando Militar do Sul. A acusação imputada pode acarretar consequências graves aos nossos conterrâneos integrantes da lista e seu envio deveria merecer maior ponderação das autoridades policiais e do governo gaúcho. 

É sabido que o presidente do TSE está determinado a punir criminalmente quem se recuse a aceitar os cerceamentos de liberdade que impõe ao conjunto da sociedade e tem inesgotável disposição de estragar a vida de quem o desagrade. Por isso, é reprovável cumprir pressurosamente sua determinação entregando, como se criminosos fossem, cidadãos que de modo ordeiro buscam proteção para suas liberdades. 

Como se sabe, as manifestações atuais do povo brasileiro são de geração espontânea e não tem líderes. Nada mais representativo de uma expressão pura da democracia.

De modo contraditório à opção adotada pelo governo gaúcho, as manifestações em Porto Alegre são realizadas em área militar, protegidas pelo Exército em nome de sólidos valores constitucionais – liberdade de reunião e de expressão. 

Ordens ilegais, senhor governador Ranolfo Vieira, não se cumprem. Todos sabemos como e onde acabam todos os que alegam o cumprimento cego de imposições ditatoriais.

Isto posto, este Clube de Opinião repele o envio da abominável lista, como também repele a nota emitida por agência do governo Ranolfo Vieira, que investe contra um dos nossos membros, no caso o jornalista Guilherme Baumhardt, que denuncia esta sequência de tropelias próprias de regimes autoritários e intoleráveis, para dizer o mínimo. 

Porto Alegre, 16 de novembro de 2022


Fernando di Primio

Presidente