Congresso Estadual: MDB lança plataforma para o plano de governo

O MDB gaúcho realiza neste sábado, 4 de dezembro, das 8h30 às 13h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o seu Congresso Estadual - Caminhos do Rio Grande, Futuro da Nossa Gente, que lançará a plataforma do partido para o plano de governo às eleições de 2022. No credenciamento haverá distribuição de máscaras e terão totens de álcool espalhados pelos locais. O ponto alto do Congresso - a solenidade de entrega do plano, previsto para o meio-dia, será transmitido pelas redes sociais do partido.


O evento fecha a série de encontros macrorregionais Caminhos do Rio Grande, que de 23 de setembro a 11 novembro reuniu milhares de filiados, presenciais e virtuais, e ouviu especialistas do empresariado e da sociedade civil organizada.


Sob coordenação do economista Gustavo Grisa, a plataforma integra ações voltadas especialmente para as áreas de gestão pública, inclusão social e economia e, terá em anexo, as sugestões das 33 coordenadorias regionais da legenda e dos núcleos de apoio. "É um dos mais amplos processos de formulação de plataforma para programa de governo que se conhece no Brasil até hoje", sustenta Grisa.


O presidente do MDB-RS, deputado federal Alceu Moreira, destaca que no ano de 2021 além de promover a organização e o planejamento para as eleições de 2022, o partido se preocupou em editar um documento focado na governança resolutiva. "Iremos para a próxima disputa com plano de ação amplamente debatido e baseado em fontes teóricas e práticas", observa o presidente. Ele acrescenta, porém, que o documento que será apresentado pela legenda não será algo fechado. "Numa futura composição eleitoral, estaremos abertos para receber contribuições de nossos aliados", pondera Alceu.


Detalhes do Congresso Estadual:

Data: 4 de dezembro (sábado)

Hora: das 8h30 às 13h30

Local: Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101), em Porto Alegre

Apagão

 O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou qualquer risco de desabastecimento elétrico ou de apagão no país, por conta da crise hídrica dos reservatórios. Segundo o ministro, tirando causas meteorológicas externas, não haverá racionamento por falta de energia.


“Não há hipótese alguma de racionamento ou apagão por falta de energia. Pode ser por conta de um raio, de uma tempestade, mas não por falta de energia. É isto que nós estamos trabalhando, há mais de ano, para garantir aos consumidores brasileiros”, afirmou o ministro, durante a inauguração do novo laboratório do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) da Eletrobras, em Nova Iguaçu (RJ).


Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas sobre os principais reservatórios, mas ressaltou que o setor elétrico soube trabalhar para superar o problema: “Não há risco de desabastecimento de energia de forma alguma, mas eu entendo que o uso racional da energia tem que fazer parte da nossa educação e da nossa cultura.”

Efeitos adversos graves

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta sexta-feira (3) a inclusão de eventos adversos graves na bula do medicamento Olumiant (baricitinibe), da empresa Eli Lily do Brasil.


Segundo a Anvisa, a alteração na bula inclui a adição da advertência de precaução para ocorrência de eventos cardiovasculares adversos maiores e a atualização sobre a ocorrência de tromboembolismo venoso e malignidade, incluindo linfoma.


De acordo com a agência, os eventos adversos foram identificados com base em estudo clínico e em estudo de coorte retrospectivo que avaliou pacientes em tratamento para artrite reumatoide.


“Os prescritores devem considerar esses dados ao avaliar os benefícios e os riscos do tratamento com baricitinibe para cada paciente”, destacou.