Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento promove simpósio no dia 19 de novembro

Palestrantes de renome nacional e internacional abordarão temas como fertilidade masculina e feminina no III Simpósio do Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento, que será realizado no dia 19 de novembro, dia do aniversário de 3 anos do serviço. A programação online e gratuita trará para a discussão o ginecologista Ricardo Loret de Mola, da South Illinois University, dos Estados Unidos, que falará sobre o manejo do endometrioma na paciente infértil, e o urologista baiano Marcos Mori, que abordará o tratamento cirúrgico da infertilidade masculina. O evento ocorre das 8h30 às 11h30 e as inscrições podem ser feitas no site da instituição.

Segundo o chefe do Serviço de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Pandolfi Passos, na área masculina serão discutidos procedimentos cirúrgicos indicados para homens inférteis. “Esse assunto é bastante importante porque fatores masculinos são responsáveis por cerca de 40% das causas de infertilidade conjugal”, alerta o ginecologista. 

A coordenadora do Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento, Isabel Cristina Amaral de Almeida, destaca que a síndrome dos ovários policísticos, causa hormonal mais frequente de infertilidade feminina, também estará em discussão. Outro assunto em debate é a endometriose. “Nessa aula, vamos abordar o manejo cirúrgico desta patologia, trazendo uma questão nova que é a indicação, em alguns casos, de realizar o congelamento de óvulos antes da cirurgia, como forma de preservar a reserva ovariana”, explica a especialista.

 

Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento

Um dos únicos serviços de reprodução assistida dentro de uma instituição hospitalar no Brasil, o Centro de Fertilidade e Reprodução Humana do Hospital Moinhos de Vento comemora seus 3 anos com a conquista recente do Selo Gold. A acreditação é da Rede Latino Americana de Reprodução Assistida (Redlara 2022), entidade científica e educacional que agrupa mais de 90% das unidades que realizam a técnica na América Latina. Para ter o selo, a instituição passou por vistorias e avaliação de dados, envolvendo aspectos clínicos e laboratoriais da atuação e da estrutura, além da qualificação dos profissionais e a eficiência do centro.

Instalado no quinto andar do bloco B, na rua Tiradentes, 333, o centro conta com 270m² de área. São três consultórios, salas de exames de imagem, de cirurgia, dois boxes independentes de recuperação e três laboratórios — de reprodução assistida, de processamento de sêmen e de criopreservação.

 

III Simpósio do Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento

Evento online e gratuito

Quando: dia 19 de novembro

Horário: das 8h30 às 11h30

 





SUS: Saúde inclui nova apresentação de remédio para tratamento de asma

- Este material é da Agência Brasil de hoje. 

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (11) que incluiu no Sistema Único de Saúde (SUS) uma nova apresentação de medicamento injetável para tratamento de asma alérgica grave não controlada. Trata-se do omalizumabe em solução injetável em seringa preenchida.


A inclusão da nova apresentação foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que viu a necessidade de atualizar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a doença.


Segundo relatório, a decisão foi tomada após previsão de que o omalizumabe em pó para solução injetável usado atualmente não estará mais disponível a partir de dezembro. Dessa forma, foi necessária a inclusão da apresentação injetável em seringa preenchida.


"Em geral, a formulação injetável em seringa preenchida mostra-se equivalente à apresentação em pó em termos de benefícios e riscos, podendo ainda se mostrar de uso mais fácil e com maior tolerabilidade aos possíveis efeitos adversos. Vale lembrar que as duas formulações têm o mesmo preço, de acordo com a Lista de Preços de Medicamentos da Câmara de Regulação de Preços de Medicamentos (CMED) da Anvisa, atualizada em julho de 2022. Logo, não há expectativa de mudança nos aspectos econômicos e nos gastos para o SUS", afirma o documento.


Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas inferiores, como traqueia e brônquios. Essas regiões ficam mais sensíveis a diferentes estímulos, levando ao bloqueio do fluxo de ar de forma recorrente e, em geral, reversível.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 235 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo. São cinco as formas mais comuns da doença: alérgica, não alérgica, de início tardio, com limitação do fluxo de ar e com obesidade.