Número de leitores

 Todo o período

96057307
Hoje54084
Ontem57957
Este mês1225249
Último mês1071787

Moinhos mapeará comportamento gaúcho sobre infecções sexualmente transmissíveis

 Um estudo pioneiro e coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento vai percorrer 56 municípios do Rio Grande do Sul para mapear o comportamento, as práticas e os cuidados que a população gaúcha mantém em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio do Projeto Atitude. Além de responder a questionamentos, os participantes serão testados para HIV, sífilis e hepatites B e C. O principal objetivo é identificar os motivos pelos quais o RS aparece em primeiro lugar nos casos de HIV e outras ISTs no país. É a primeira vez que uma pesquisa desse tipo acontece no Brasil.

 

Os pesquisadores iniciaram a coleta de dados nesta segunda-feira (30), véspera do Dia Mundial de Combate à AIDS e ponto de partida para as ações do Dezembro Vermelho. O Projeto Atitude deve entrevistar 8,2 mil pessoas no Rio Grande do Sul e começou pelo sul do Estado, nos municípios de Pelotas e Capão do Leão. As equipes – compostas por entrevistadores e por um técnico de enfermagem – foram treinadas e os profissionais estão identificados com coletes e crachás com fotos. A iniciativa é desenvolvida em conjunto com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e conta com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde.

 

Para o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Ramos Mariath, além de ampliar a testagem da população gaúcha com relação às ISTs, o foco da pesquisa é compartilhar com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde subsídios que poderão embasar as políticas públicas de combate às ISTs/HIV-Aids no Rio Grande do Sul. “É nosso compromisso utilizar da expertise do Hospital Moinhos de Vento para contribuir com o desenvolvimento da ciência nacional e apoiar o setor público para chegar às melhores decisões, que irão impactar diretamente na vida das pessoas que mais precisam”, destaca.

 

A liderança do projeto, a epidemiologista Eliana Wendland reforça que além de direcionar as ações de controle da epidemia de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais no Rio Grande do Sul, o projeto fortalece a vigilância epidemiológica dessas doenças. “A estratégia de ir até a casa das pessoas vai facilitar o acesso aos testes sorológicos. É importante a resposta à entrevista, pois permitirá identificar grupos de maior risco, servindo de subsídio para o desenvolvimento de estratégias de prevenção direcionadas a estas populações”, conclui.

 

A médica Maria Leticia Ikeda, coordenadora adjunta da Política Estadual de IST/Aids, acrescenta que “conhecendo como as pessoas se comportam e quais os seus conhecimentos em relação às ISTs e HIV, poderemos trabalhar nas lacunas destes conhecimentos, instrumentalizando os indivíduos para um cuidado mais apropriado, contribuindo assim para a redução dos nossos índices — que, embora venham reduzindo, ainda se encontram em patamares acima dos nacionais”.

 

Mortalidade alta no RS

Dados da Secretaria Estadual da Saúde de 2019 indicam que o Rio Grande do Sul apresenta a maior taxa de mortalidade por Aids no país, com nove óbitos por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 4,8 óbitos. Já a taxa de infecção de HIV em gestantes também é a maior do Brasil, com 9,5 casos para cada mil nascidos vivos, sendo em 2,8 o indicador nacional. O RS tem a segunda maior  taxa de detecção de sífilis adquirida no país, com 116 casos por 100 mil habitantes — o indicador nacional é de 58  — e a terceira maior incidência de sífilis congênita em menores de um ano, com 14,2 casos a cada 1 mil nascidos vivos, quando a taxa brasileira é 8,6.

 

Municípios participantes da pesquisa

Alvorada

Ametista do Sul

Antônio Prado

Arroio do Meio

Boa Vista do Incra

Cachoeira do Sul

Cachoeirinha

Campos Borges

Canoas

Capão do Leão

Caxias do Sul

Chuí

Colorado

Entre-Ijuís

Esteio

Farroupilha

Flores da Cunha

Gravataí

Guabiju

Guaíba

Ibirubá

Ijuí

Iraí

Jaguari

Lajeado

Maçambará

Marau

Morro Redondo

Nova Pádua

Nova Prata

Novo Hamburgo

Palmeira das Missões

Panambi

Passo Fundo

Pelotas

Pinhal Grande

Pinheiro Machado

Porto Alegre

Porto Xavier

Quaraí

Rio Grande

Roca Sales

Sananduva

Sant'Ana do Livramento

Santa Cecília do Sul

Santa Cruz do Sul

Santa Maria

São Borja

São Leopoldo

Sapucaia do Sul

Sarandi

Taquaruçu do Sul

Uruguaiana

Vale Verde

Viamão

Westfália

Este workshop ensinará transformação digital na prática. É amanhã. Promoção do Sebrae do RS.

Esclarecer o que é a Transformação Digital, como pode ser aplicada aos pequenos negócios, além de apresentar as iniciativas de plataformas digitais do Sebrae RS como Unio, Nexo e Sua Loja. Isso e muito mais é o que pretende o “Workshop Transformação Digital na prática para os Pequenos Negócios”. O evento acontecerá no dia 01 de dezembro, às 18h30m e tem como palestrante o empresário e Head de Transformação Digital na 4all Tecnologia Guga Schifino.

 “Cada vez mais o empreendedor percebe as vantagens que o uso da tecnologia proporciona aos seus negócios, seja atuando no ambiente digital ou adotando novos recursos tecnológicos aos seus processos. Queremos com esse evento criar uma oportunidade para os empresários saberem mais sobre o assunto, saber como aplicá-la na sua realidade de pequeno negócio, conhecer as soluções oferecidas pelo Sebrae RS para apoiar o empreendedor neste processo. Estamos respondendo a uma necessidade do mercado”, destaca a Gerente de desenvolvimento de produtos do Sebrae RS, Ana Claudia Monticelli.

 O Workshop Online sobre Transformação Digital é voltado para o público empreendedor interessado em saber mais sobre como aproveitar o uso da tecnologia em seus negócios. Faça sua inscrição gratuitamente pelo link: bit.ly/transformacao-digital-mpes. Participe!

 

Sobre o palestrante

Guga Schifino é empresário e curador da NRF, maior evento de varejo do mundo, Head de Transformação Digital na 4all Tecnologia, empresa que tem feito transformação digital nos maiores grupos econômicos do Brasil, coordenador da área de transformação digital da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e curador de missões de grupos internacionais no Web Summit e da NRF (maior evento de varejo global). Guga também é o realizador do primeiro Marketplace Phygital do Brasil: o Pier X. Um espaço onde o físico e o digital atuam de forma integrada e onde o dinheiro físico é digitalizado. Além disso, Guga é um estudioso e conhecedor do mercado chinês no que se refere à aplicação da tecnologia no varejo e dos negócios de plataforma.

 

Soluções Digitais do Sebrae RS para o empreendedor

Durante o evento, o Sebrae RS mostrará algumas soluções para os empreendedores que ainda têm dúvidas sobre como ingressar ou ampliar os negócios no mercado digital. Entre elas, está a plataforma Unio, um ambiente virtual que conecta a demanda e a oferta, intermediando a contratação e a prestação de serviços de consultoria e oferece uma diversidade de soluções em 11 verticais de negócio: Design, Finanças, Inovação, Legislação, Marketing e Vendas, Mercado, Novos Negócios, Processos, Recursos Humanos, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação, com mais de 60 serviços diferentes disponíveis..

 

A operação na Unio é simples. Os interessados informam o tipo de serviço que necessitam, solicitam quantos orçamentos quiserem e escolhem a melhor proposta de trabalho. Os prestadores de serviço respondem aos pedidos de orçamento, informando o preço e as condições de pagamento. Clientes e prestadores de serviços podem se cadastrar gratuitamente na plataforma, basta acessar www.uniosebrae.com.br.

 

Além disso, o Sebrae RS possui a plataforma Nexo, que reúne dados e informações para transformar os pequenos negócios. Através dela, os empreendedores podem realizar o acompanhamento detalhado de indicadores de suas empresas, melhorando consideravelmente a gestão do negócio. Cadastre-se no endereço www.nexosebrae.com.br e confira! 

 

Outra novidade é a plataforma Sua Loja Sebrae que permite que os pequenos empresários hospedem sua própria loja online dentro da plataforma do Sebrae RS. Com a iniciativa, empreendedores que ainda não dispõem de vendas online ganham uma alternativa para ter a própria página na internet, que possibilita a continuidade das vendas em meio à pandemia. Para os que já oferecem este tipo de atendimento, a plataforma pode servir como mais um canal para impulsionar os negócios.

 

No endereço www.sualojasebrae.com.br, os empresários criam a própria loja virtual e incluem os produtos que desejam comercializar. Para realizar a inscrição, é necessário apenas preencher dados da empresa, dados bancários e cadastrar os produtos. O marketplace do Sebrae RS é aberto a todos os segmentos e não tem limite de oferta de produtos.   



Os 57 prefeitos eleitos no domingo

 Anápolis (GO): Roberto Naves (PP)

Aracaju (SE): Edvaldo Nogueira (PDT)

Bauru (SP): Suéllen Rosim (Patriota)

Belém (PA): Edmilson Rodrigues (PSOL)

Blumenau (SC): Mário Hildebrandt (Podemos)

Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB)

Campinas (SP): Dário Saadi (Republicanos)

Campos dos Goytacazes (RJ): Wladimir Garotinho (PSD) (sub júdice)

Canoas (RS): Jairo Jorge (PSD)

Cariacica (ES): Euclerio Sampaio (DEM)

Caucaia (CE): Vitor Valim (PROS)

Caxias do Sul (RS): Adiló (PSDB)

Contagem (MG): Marília Campos (PT)

Cuiabá (MT): Emanuel Pinheiro (MDB)

Diadema (SP): Filippi (PT)

Feira de Santana (BA): Colbert Martins (MDB)

Fortaleza (CE): Sarto Nogueira (PDT)

Franca (SP): Alexandre Ferreira (MDB)

Guarulhos (SP): Guti (PSD)

Goiânia (GO): Maguito Vilela (MDB)

Governador Valadares (MG): André Merlo (PSDB)

João Pessoa (PB): Cicero Lucena (Progressistas)

Joinville (SC): Adriano Silva (Novo)

Juiz de Fora (MG): Margarida Salomão (PT)

Limeira (SP): Mario Botion (PSD)

Maceió (AL): JHC (PSB)

Manaus (AM): David Almeida (Avante)

Mauá (SP): Marcelo Oliveira (PT)

Mogi das Cruzes (SP): Caio Cunha (Podemos)

Paulista (PE): Yves Ribeiro (MDB)

Pelotas (RS): Paula Mascarenhas (PSDB)

Petrópolis (RJ): Rubens Bomtempo (PSB) (sub judice)

Piracicaba (SP): Luciano Almeida (DEM)

Ponta Grossa (PR): Professora Elizabeth (PSD)

Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB)

Porto Velho (RO): Hildon Chaves (PSDB)

Praia Grande (SP): Raquel Chini (PSDB)

Recife (PE): João Campos (PSB)

Ribeirão Preto (SP): Duarte Nogueira (PSDB)

Rio Branco (AC): Tião Bocalom (PP)

Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (DEM)

Santa Maria (RS): Jorge Pozzobom (PSDB)

Santarém (PA): Nélio Aguiar (DEM)

São Gonçalo (RJ): Capitão Nelson (Avante)

São Luís (MA): Eduardo Braide (Podemos)

São João de Meriti (RJ): Dr. João (DEM)

São Paulo (SP): Bruno Covas (PSDB)

São Vicente (SP): Kayo Amado (Podemos)

Serra (ES): Sergio Vidigal (PDT)

Sorocaba (SP): Rodrigo Manga (Republicanos)

Taboão da Serra (SP): Aprigio (Podemos)

Taubaté (SP): Saud (MDB)

Teresina (PI): Dr. Pessoa (MDB)

Uberaba (MG): Elisa Araújo (Solidariedade)

Vila Velha (ES): Arnaldinho Borgo (Podemos)

Vitória (ES): Delegado Pazolini (Republicanos)

Vitória da Conquista (BA): Herzem Gusmão (MDB)