Trem dos Vales

 Trem dos Vales - 2021 terceira edição de passeios

Uma das viagens passa pela Ferrovia do Trigo e se firma como um dos roteiros mais bonitos do Brasil


Em 2021, a região recebeu novamente um dos seus projetos mais audaciosos no segmento do turismo. O Trem dos Vales, que passa pela Ferrovia do Trigo, terá novos passeios e se firma como um dos roteiros mais bonitos do Brasil. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales),  que representa os municípios Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, e conta com o apoio e cooperação da Rumo Logística.


O Trem dos Vales é uma iniciativa planejada há mais de 20 anos e que saiu do papel em 2018. Em dezembro daquele ano, foram realizadas viagens para convidados e imprensa. Mas a grande experiência foi em 2019: em dois fins de semana, entre os meses de agosto e setembro, foram realizados 8 passeios, entre Muçum e Guaporé, reunindo mais de 5 mil pessoas.


Em 2020, na segunda edição do projeto, mais passeios e mais público: quase 8 mil pessoas participaram das cerca de 12 viagens entre Colinas e Roca Sales, pela Ferrovia Tronco Principal Sul, e 22 passeios entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo. O público só não foi superior em função da pandemia. Por conta disso, houve apenas 50% de ocupação nos vagões.


Para 2021, os passeios iniciaram no dia 06 de novembro, prosseguindo no mês de dezembro, até o dia 09 de janeiro de 2022, totalizando 52 passeios, no trajeto entre Muçum e Guaporé, oportunizando o passeio para  mais de 30 mil turistas.


Impacto para a região

A cada ano, o Trem dos Vales consolida-se como um excelente atrativo turístico para a região. Integrando roteiros turísticos, pontos de alimentação, serviços de acomodação e alojamento, além de visitação, atraindo milhares de visitantes. 

Um indicativo da movimentação que o projeto traz para a região é o volume de turistas que vêm de fora, em torno de  60% são de outras regiões do estado e país. Demonstrando o potencial que o trem tem como integração do Vale, atraindo visitantes para a região que desfrutam dos serviços turísticos, restaurantes, pousadas, parques e cafés.


Para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF, o passeio na Ferrovia do Trigo também criou um produto novo, que surpreende pelo seu potencial, operando o trem em uma das mais icônicas ferrovias do Brasil.


História

Em 1995, o presidente da Amturvales era o ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, falecido em março deste ano. Naquela década, começou a movimentação para organizar um passeio turístico no Vale. Em 1998, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) também traçou um plano estratégico, que voltou a tratar da proposta de um trem turístico para a região.

 

A retomada do assunto ocorreu na gestão de Rafael Fontana na presidência da Amturvales, que vigorou até o início de 2019. A insistência no projeto permitiu que os passeios pudessem ser realizados em 2019 e 2020 e 2021.


A Ferrovia do Trigo, inteira, possui 289 quilômetros de trilhos e demorou 67 anos para ficar pronta. Montanhas tiveram que ser perfuradas e se transformaram em galerias. As encostas estão terraplanadas e as dezenas de viadutos conectam um penhasco a outro.


O projeto TREM DOS VALES compreende os municípios de Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé, totalizando 91,4 km de ferrovia. Porém em 2021 os passeios foram autorizados somente no trecho de 46 km (Muçum - Vespasiano Corrêa - Dois Lajeados - Guaporé).


O que há para ver sobre trilhos

Os passageiros que fazem o trajeto entre Muçum a Guaporé, passando por Vespasiano Corrêa, pela Ferrovia do Trigo, são brindados com uma paisagem exuberante, com vegetação e cascatas, que compõem cenários de beleza única. O passeio apresenta aos turistas 23 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13 (considerado o maior da América do Sul, com 143 metros de altura e 509 metros de extensão), em Vespasiano Corrêa. Também os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. O trajeto tem 46 quilômetros e a duração do percurso é de 2 horas e 30 minutos.


Já o trajeto entre Colinas e Roca Sales, revela belas paisagens dos morros e do Rio Taquari, passagem por túneis, além de vistas rurais e urbanas das cidades. O passeio tem 17 quilômetros pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, inaugurada em 1957, num percurso de cerca de uma hora. Nos passeios de 2020, músicos divertiram o público, com cantorias das culturas alemã e italiana. Nas estações, houve comercialização de artesanato, café da colonial e produtos das agroindústrias familiares.


Tal realidade, somente é possível, pois existe uma união permanente entre os municípios que fazem parte do projeto, Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, associados da Amturvales que lidera o processo juntamente com a ABPF, que possui experiência no transporte de passageiros, além da imprescindível parceria e cooperação da Rumo Logística na viabilidade dos passeios. 


Sobre a Amturvales

 A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) foi fundada em 29 de março de 1995, mas somente a partir de 1999 a iniciativa privada (hotéis, restaurantes, agências de viagens, entre outros) passou a fazer parte do quadro associativo da entidade, que anteriormente era formado apenas por prefeituras. Hoje, a associação representa 56 associados, sendo 31 prefeituras e 25 empreendimentos da iniciativa privada.

A associação desenvolve um trabalho que valoriza a diversidade do turismo local: Turismo Cultural (arquitetura, museus, casas de cultura, gastronomia típica, artesanato e produtos artesanais, música, dança, teatro, cinema); Turismo de Negócios e Eventos (feiras nos municípios); Turismo Gastronômico (culinária alemã, italiana, portuguesa); Turismo Ecológico ou Ecoturismo (voltado à apreciação da natureza, Rio Taquari, montanhas, cascatas, lagos, lagoas); Turismo Religioso (monumentos, igrejas, grutas, capitéis, peregrinações); Turismo Rural (produtos coloniais, passeios na colônia).

A entidade tem ainda como objetivo coordenar as ações de turismo no Vale do Taquari:  estruturar, qualificar e promover os roteiros e atrativos turísticos, desenvolver projetos de integração regional, representar a região junto aos órgãos públicos do governo federal, estadual e municipais, busca também incentivar e orientar investidores para a área do turismo, além agrupar o trade do turismo regional.


Sobre a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF


A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF reúne interessados na preservação e divulgação da história da ferrovia brasileira. Ela foi fundada em 1977 pelo francês Patrick Henri Ferdinand Dollinger, um apaixonado por locomotivas a vapor e por ferrovias. Patrick chegou ao Brasil em 1966 (período de transição da tração a vapor para diesel) e, preocupado com o abandono da história ferroviária brasileira, resolveu criar uma entidade de preservação nos moldes das existentes na Europa e Estados Unidos. Para contatar pessoas com o mesmo interesse, ele publicou em fevereiro de 1977 um pequeno anúncio no jornal "O Estado de São Paulo" que dizia o seguinte:

"LOCOMOTIVAS A VAPOR: Com a finalidade de iniciar uma associação, tendo como interesse principal a preservação, restauração e operação de locomotivas a vapor e assuntos ferroviários em geral, procuro pessoas interessadas neste hobby muito popular na Europa e nos Estados Unidos. Escrever para Patrick Dollinger CP 2778, CEP 01000, São Paulo, ou telefone 32-0579 noite 853-4728 ".

A partir de então começou a disseminar essa intenção em diversas partes do país, hoje a ABPF esta estruturada com regionais e núcleos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Sendo que a regional catarinense foi fundada  em março de 1993 na cidade de Rio Negrinho. Esse evento motivou a criação de uma regional da ABPF no sul do País, com o movimento, surge muitos associados no estado. Em março de 1994 inicia o grande trabalho de coleta de material ferroviário da ex Rede de Viação Paraná Santa Catarina e RFFSA. Com a chegada de duas locomotivas a vapor e alguns carros de passageiro é possível iniciar os primeiros passeios, chamados de “Museus Dinâmicos”, foi uma composição que percorreu inúmeras cidades no estado de Santa Catarina e também no Paraná, eram trens itinerantes que levavam a cultura e tradição do famoso trem de passageiros e ocorria normalmente em datas comemorativas nas cidades que passava. Esse trabalho da ABPFSUL fez com que a regional se tornasse conhecida, passou por cidades do ramal de São Francisco como Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Mafra, Canoinhas e Porto União. No meio oeste realizou passeios em todas as cidades deste Caçador à Piratuba. Na linha Tronco Sul nas cidades de Papanduva, Itaiópolis, Monte Castelo e Lages, também nas cidades do Paraná como Rio Negro, Lapa e Curitiba. Em Rio Negrinho logo surge um passeio no trecho da serra conhecido como “Ferrovia das Cachoeiras”, saindo de Rio Negrinho indo até Corupá, mas por ter um percurso muito longo foi substituído pelo famoso Trem da Serra do Mar. Além deste a ABPFSUL opera o Trem das Termas e o Trem Estrada de Ferro Santa Catarina.

Em 2019 a ABPFSUL ativa projetos novos no Rio Grande do Sul, incentivando a preservação ferroviária em várias regiões do estado, e especificamente em parceria com a  AMTURVALES iniciam os passeios comemorativos entre os municípios de Muçum-Guaporé tornando realidade o TREM DOS VALES.


Rafael Fontana

Coordenador do Trem dos Vales


Melo manda apurar tudo

 O prefeito Sebastião Melo determinou, na manhã desta terça-feira, 14, a abertura de auditoria especial à Secretaria de Transparência e Controladoria, para apurar os contratos com a organização envolvida em operação da Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Civil. Os órgãos investigam a prestadora de serviço por possíveis irregularidades na aplicação de recursos de fundos públicos em âmbitos estadual e municipal.


A prefeitura mantém dois contratos com a referida organização, na Secretaria Municipal de Saúde e junto à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). “Não faremos julgamentos prévios, mas nossa gestão não será tolerante diante de qualquer irregularidade na destinação de recursos públicos. Se comprovados os indícios, medidas concretas serão tomadas diante da prestadora de serviços”, afirmou o prefeito. 


Saúde - A prestação de serviço iniciou em janeiro de 2019, através de chamamento público para operação de residenciais terapêuticos para pessoas com transtornos mentais. Dos 10 residenciais previstos no contrato, quatro foram abertos no início da operação. Desde janeiro de 2019, a SMS paga mensalmente R$ 227 mil pelos quatro residenciais em operação, que somam 40 vagas disponíveis. 


Assistência Social - A contratação pela Fasc foi realizada em março de 2020, de forma emergencial por dispensa de licitação, após ruptura do contrato com a antiga prestadora de serviço, por irregularidades. A contratação atual abrange atendimento em abrigo para 85 pessoas em situação de rua, 24 horas. O valor mensal, que no início do contrato em 2020 era de R$ 202 mil, foi reduzido para R$ 188 mil por ajuste na demanda diante da pandemia. 


A Fasc prestou esclarecimentos em seis pedidos de informação à CGU, no contexto da atual investigação. A Fundação publicará chamamento público para albergue em janeiro, para concluir a prestação do serviço essencial por dispensa de licitação.


“Para sustentar as apurações da auditoria especial, pediremos ao Judiciário o compartilhamento das provas levantadas na investigação e seguiremos à disposição para prestar todos os esclarecimentos pertinentes”, informa o procurador-geral do Município, Roberto Rocha.

LAI, governador Eduardo Leite, perguntas e respostas

 Acompanhe seu pedido

Nº do Pedido: 000 030 890

Situação: Respondido

Solicitado em: 27/09/2021 

Prazo final: 28/10/2021

 

Demanda encaminhada por POLIBIO ADOLFO BRAGA - 27/09/2021 20:24

Viagens do governador Eduardo Leite em 2021 Eu, POLIBIO ADOLFO BRAGA, Advogado em pleno exercício das suas prerrogativas e funções, portador do registro da OAB 8771, com endereço eletrônico polibio@polibiobraga.com.br, residente em Porto Alegre, RS, requer com base na Lei 12527/2011 (Lei de Acesso a Informações Públicas), às informações e cópias documentais, quando for o caso, em 20 dias corridos, a respeito dos seguintes itens, todos relacionados sobre ações do governador do RS Eduardo Leite: 1) Informar quais foram as viagens feitas para fora do RS, por parte do Governador, neste ano de 2021. Informar apenas as localidades para onde ele se dirigiu, as datas de início e de término das viagens, além da agenda cumprida. 2) Informar qual foi o custo de cada viagem, separadamente por parte do Governador e no conjunto de toda a comitiva, incluído ele mesmo, separando custos de passagens ou aluguéis de veículos, hospedagens de hotel, gastos com alimentação e locomoção. 3) Informar os nomes e funções de cada acompanhante que viajou com o Governador em cada uma das suas saídas para fora do Estado. 4) Informar quais as viagens feitas para fora do Estado pelo Governador, para quais localidades, em que datas, e que não tiveram custo algum para os cofres públicos. 5) Informar se ocorreram gastos públicos com passagens, estadas, alimentação e transportes no local de destino, e as respectivas datas, na cota reservada à primeira dama. 6) Em caso positivo, qual o nome constou como gasto nesta cota.

 

Recebido pela Gestão Central

27/09/2021 20:24:21

Encaminhado à Gestão Local (Órgão/Entidade):

Gabinete do Governador - 28/09/2021 09:31:52

Gabinete do Governador - 28/09/2021 09:31:52

Gabinete do Governador - 28/09/2021 09:31:52

 

Resposta- 18/10/2021 11:02

Prezado Sr. POLIBIO ADOLFO BRAGA:

 

Relativo ao seu pedido de informação ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, informamos a necessidade de prorrogar o prazo para resposta por 10 dias, conforme prevê o §3º do art. 9º do Decreto Estadual nº 49.111/2012, visto estarmos em elaboração dos dados solicitados.

Atenciosamente,

Serviço de Informação ao Cidadão/Gabinete do Governador.

 

Resposta- 28/10/2021 22:14

Prezado(a) Senhor(a). Relativo ao seu pedido de informação ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Prezado Senhor, Políbio Braga:


Relativo ao seu pedido de informação ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, seguem os dados, de acordo com os questionamentos:


1) Informar quais foram as viagens feitas para fora do RS, por parte do Governador, neste ano de 2021. Informar apenas as localidades para onde ele se dirigiu as datas de início e de término das viagens, além da agenda cumprida.


Janeiro/2021

São Paulo

25/01/2021

- Reunião com União Química Farmacêutica Nacional

27/01/2021 Retorno para Porto Alegre

Fevereiro/2021

São Paulo

12/02/2021

- Reunião com a Diretoria da Azul Linhas Aéreas e Visita técnica ao novo hangar e centro de manutenção da empresa.

17/02/2021 Retorno para Porto Alegre

Março/2021

São Paulo

30/03/2021

- Sessão Pública de Leilão da CEEE-D

31/03/2021 Retorno para Porto Alegre

Abril/2021

São Paulo

16/04/2021

- Reunião e visita ao Instituto Butantan

18/04/2021 Retorno para Porto Alegre

Maio/2021

São Paulo e Brasília

17/05/2021 São Paulo

- Reunião com Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)

18/05/2021 Retorno para Porto Alegre

26/05/2021 - Brasília

- Reunião com Ministério da Agricultura

-Reunião com a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE)

27/05/2021 - Retorno para Porto Alegre


Junho/2021

São Paulo

30/06/2021

- Entrevista Programa Manhã Bandeirantes

Julho/2021

São Paulo e Brasília

13/07/2021

- Reunião Jornada Reforma Administrativa

14/07/2021 São Paulo - Brasília

- Reunião com a Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional - DIRPP/DEPEN

14/07/2021 Brasília - São Paulo

- Entrevista Jovem Pan Entrevista para o Programa Morning Show

16/07/2021 São Paulo

- Leilão de Desestatização da CEEE - Transmissão - Bolsa de Valores B3 (São Paulo)

Agosto/2021

Brasília e São Paulo

04/08/2021 Brasília

- Audiência com o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas

05/08/2021 Saída de Brasília

- Reunião com Representantes da Microsoft

06/08/2021

- Reunião visita à empresa BRF

11/08/2021 Saída de Porto Alegre

12/08/20210 - São Paulo

-Entrevista para o programa Morning Show - Jovem Pan

26/08/2021 Saída de Porto Alegre

27/08/2021

-Reunião visita Institucional à Huawei

30/08/2021 Retorno para Porto Alegre

Setembro/2021

São Paulo

24/09/2021

Entrevista Flow Podcast

27/09/2021 Retorno para Porto Alegre

2) Informar qual foi o custo de cada viagem, separadamente por parte do Governador e no conjunto de toda a comitiva, incluído ele mesmo, separando custos de passagens ou aluguéis de veículos, hospedagens de hotel, gastos com alimentação e locomoção.

3) Informar os nomes e funções de cada acompanhante que viajou com o Governador em cada uma das suas saídas para fora do Estado.

JANEIRO/2021 - SÃO PAULO

- Major Adriano Santos da Silva - Ajudante de Ordens

POA/CGH JJ 3179 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 1.300,42

CGH/POA JJ 3219 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 889,05

FEVEREIRO/2021 – SÃO PAULO

-Major Adriano Santos Da Silva - Ajudante De Ordens

VCP/POA AD 4726 SILVA/ADRIANO SANTOS DA R$ 836,77

POA/VCP AD 4026 SILVA/ADRIANO SANTOS DA R$ 843,71

VCP/POA AD 4708 SILVA/ADRIANO SANTOS DA R$ 1.405,96

MARÇO/2021- SÃO PAULO

- Major Adriano Santos da Silva - Ajudante de Ordens

POA/GRU JJ 3231 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 590,90

CGH/POA JJ 4620 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 2.100,48

Abril/2021- SÃO PAULO

- Major Adriano Silva - Ajudante de Ordens

POA/CGH JJ 4585 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 262,04

CGH/POA JJ 3000 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 355,13

MAIO/2021- SÃO PAULO e BRASÍLIA

-Major Euclides Maria Neto - Ajudante de Ordens

- Major Adriano Santos da Silva - Ajudante de Ordens

POA/CGH JJ 4667 SILVA NETO/EUCLIDES MR R$ 1.769,49

CGH/POA JJ 4622 SILVA NETO/EUCLIDES MR R$ 1.160,23

BSB/POA JJ 3291 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 3.033,27

POA/BSB JJ 3277 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 1.764,89

JUNHO/2021- SÃO PAULO

- Major Euclides Maria Neto - Ajudante de Ordens

POA/CGH JJ 4667 SILVA NETO/EUCLIDES MR R$ 1.434,06

JULHO/2021 - SÃO PAULO e BRASÍLIA

-Major Euclides Maria Neto - Ajudante de Ordens

- Major Adriano Santos da Silva - Ajudante de Ordens

- Maria Ester Rodrigues Gazalle - Assessora do Governador

POA/GRU JJ 4672 DA SILVA/ADRIANO R$ 1.270,26

BSB/CGH JJ 3418 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 303,54

BSB/CGH JJ 3418 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 4.538,58

POA/CGH JJ 3817 GAZALLE/MARIA ESTER MRS R$ 1.190,73

POA/CGH JJ 4621 RODRIGUES GAZALLE/MARIA ESTER MRS R$ 738,17

POA/CGH JJ 4621 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 1.944,94

CGH/POA JJ 4664 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 1.028,64

AGOSTO/2021 - BRASÍLIA e SÃO PAULO

- Major Euclides Maria Neto - Ajudante de Ordens

- Maria Ester Rodrigues Gazalle - Assessora do Governador

POA/BSB JJ 3277 SILVA NETO/EUCLIDES MR R$ 2.240,51

POA/BSB JJ 3277 GAZALLE/MARIA ESTER MRS R$ 2.309,51

BSB/CGH JJ 3410 SILVA NETO/EUCLIDES MR R$ 1.947,54

BSB/CGH JJ 3410 GAZALLE/MARIA ESTER MRS R$ 1.947,54

POA/CGH JJ 3678 SILVA NETO/EUCLIDES MR R$ 1.409,26

POA/CGH JJ 3678 GAZALLE/MARIA ESTER MRS R$ 1.409,26

CGH/REC AD 4200 SILVA NETO/EUCLIDES R$ 488,00

CGH/POA G3 1218 GAZALLE/MARIA ESTER R$ 2.227,98

CGH/POA JJ 4664 SILVA NETO/EUCLIDES MR R$ 1.892,33

POA/BSB JJ 3468 SILVA/ADRIANO SANTOS DA MR R$ 2.345,26

POA/CGH JJ 4621 SILVA NETO/EUCLIDES MR R$ 2.860,94

CGH/POA JJ 4664 SILVA NETO/EUCLIDES MR R$ 1.190,33

Diárias

MARIA ESTER RODRIGUES GAZALLE

21/0801.0001704-8

21/0801.0001896-6

21/0801.0001934-2

ADRIANO SANTOS DA SILVA

21/0804.0000043-4

EUCLIDES MARIA DA SILVA NETO

21002978819 Empenho 21/0804.0000043-4

LOCAÇÃO DE VEÍCULO

21/0801-0001361-1

21/0801-0001580-0

21/0801-0001802-8

4) Informar quais as viagens feitas para fora do Estado pelo Governador, para quais localidades, em que datas, e que não tiveram custo algum para os cofres públicos.

Relativo ao seu pedido de informação ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul informamos que o seu requerimento não se enquadra nas hipóteses previstas na Lei de Acesso à Informação, a qual regulamenta exclusivamente o direito ao conhecimento dos registros existentes nos documentos que tratam das ações e programas desenvolvidos pelos órgãos públicos e demais entidades privadas que recebem recursos públicos.

5) Informar se ocorreram gastos públicos com passagens, estadas, alimentação e transportes no local de destino, e as respectivas datas, na cota reservada à primeira dama. Não tem cota reservada, é apenas o nome da rubrica de hospedagem do governador.

6) Em caso positivo, qual o nome constou como gasto nesta cota. Não tem cota reservada, é apenas o nome da rubrica de hospedagem do governador


Atenciosamente,


Serviço de Informação ao Cidadão

Gabinete do Governador

 

As perguntas

 1 – Em que dia, qual a hora, em que local o Deputado Gabriel Souza atendeu

a Deputada Luciana Genro para tratar do assunto em questão?

2 – Se o encontro foi presencial por outro meio?

3 – Qual a linha de argumentação usada pela Deputada e, caso tenha ocorrido pedido por escrito, fornecer cópia ao requerente.

4 – O deputado Gabriel Souza atendeu o pedido na mesma hora ou ficou de

tomar a decisão mais tarde.

5 – Qual o valor do contrato em vigor na data do pedido da Deputada e qual

seu prazo de vigência, além de dimensões da propaganda e qual o objetivo

da propaganda?

6 – As decisões da Assembleia do RS a respeito de publicidade são tomadas

a partir de critérios políticos ou técnicos?

7 - Qual o valor destinado a publicidade por parte da Assembleia, no ano

passado? (única informação respondida)

8 – O Deputado Gabriel Souza já tinha recebido pedidos semelhantes de cortes de publicidade em veículos de comunicação? Se já recebeu, pode informar quem fez o pedido e qual a decisão tomada?

9 – O pedido de corte de publicidade foi atendido de imediato?

10 – Caso o pedido não tenha sido atendido de imediato, quais os trâmites

que a demanda percorreu até sua consumação, nominando exatamente

quais os nomes das áreas consultadas, interna e externamente ? E se houve

alguma objeção por parte das áreas consultadas?

11 – Desde o início do pedido feito pela Deputada, até a decisão de atendela e cortar o contrato, qual foi o prazo usado?