Impedimento de Moraes

  Os advogados Ezequiel Silveira, Gabriela Ritter e Carolina Siebra, todos ligados à Asfav, Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro, ajuizaram ação própria junto ao STF para exigir duas medidas liminares:

Impedimento de Moraes
Na ação, os advogados lembram entrevistas do ministro Moraes ao jornal O Globo e à revista Veja, nas quais coloca a questão do impedimento, já que ele declarou ter atendido consulta feita por Lula da Silva no dia 8, quando orientou a CGU para pedir a ele, relator do inquérito em curso sobre atos antidemocráticos, a decretação da prisão imediata dos acampados diante do QG do Comando Militar do Planalto e intervenção federal no governo de Brasília.

A justa alegação é de que tendo se declarado vítima na mesma entrevista ("Queriam me enforcar"), o ministro não pode ser o julgador do caso.

Provas das ameaças
Os advogados também exigem que o ministro apresente provas no prazo de 48 horas. Caso ele não faça isto, elas serão tomadas como verdadeiras e neste caso servirão de meio de prova para a arguição de impedimento para que Moraes prossiga relator de qualquer inquérito sobre o 8 de janeiro.

CLIQUE AQUI para ler o conteúdo integral do pedido de apresentação de provas.

Transparência

 Com o objetivo de fortalecer a capacidade da sociedade civil de monitorar e cobrar ações efetivas de transparência, promoção da integridade e de combate à corrupção, a Transparência Internacional – Brasil, com o apoio da União Europeia, da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil e da Embaixada Real da Noruega no Brasil, abriu, em novembro de 2023, edital para estimular organizações da sociedade civil a aplicarem o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) nos municípios de sua região de atuação.

Além da própria metodologia usada para avaliar a transparência e integridade de municípios brasileiros, os projetos selecionados receberão apoio na forma de aportes financeiros, apoio técnico para gestão do projeto, capacitação e mentoria para desenvolvimento institucional. 


 Veja a lista de organizações selecionadas para avaliar a transparência de municípios brasileiros e as suas regiões de atuação:


Observatório do Marajó (Pará)

Coletivo Cidadão Monitor (Acre) 

Força Tarefa Popular (Piauí) 

Instituto Soma Brasil (Paraíba) 

Observatório Social do Brasil São Paulo (São Paulo – região metropolitana) 

Observatório Social do Brasil Franca (São Paulo – interior) 

Instituto Ilhabela Sustentável (São Paulo – litoral) 

Observatório Social do Brasil Sete Lagoas (Minas Gerais) 

Transparência Capixaba (Espírito Santo) 

Instituto de Direito Coletivo (Rio de Janeiro) 

Observatório Social do Brasil de São Leopoldo (Rio Grande do Sul) 

Observatório Social do Brasil de Indaial (Santa Catarina) 

Rede Curitiba Climática (Paraná)

BO de Elenira

A Coordenadora do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a líder lulopetista catarinense Elenira Vilela, registrou um Boletim de Ocorrência após se considerar alvo de fake news na quinta-feira, ao ter um recorte de uma entrevista que concedeu divulgado.

No trecho que ganhou as redes, Elenira fala em "destruir" Michelle Bolsonaro, mas o que disse, realmente, foi isto: “Ela [Michelle Bolsonaro] é uma carta chave. E se a gente não arrumar um jeito de destruir ela politicamente e, quiçá, de outras formas, jurídica, por exemplo, comprovando os crimes e tornando ela também inelegível, nós vamos arrumar um problema pra cabeça”. A declaração foi feita em entrevista ao Opera Mundi.

O verbo destruir é usado correntemente como sinônimo de destruição mesmo - aniquilamento físico. E não é só: a mulher dá ênfase ao aniquilameno, quando emprega a expressão "quiçá de outros modos (a destruição política). O advérbio não deixa dúvida da pretensão.


Lelis

Lelis é acusada de ter arrecadado cerca de US$ 700 mil, o que equivale a R$ 3,4 milhões, em um esquema para enganar pessoas que tentavam conseguir visto de residência nos EUA.

Continua o alerta emitido pelo FBI sobre a busca por Patrícia De Oliveira Souza Lelis Bolin, a Patrícia Lelis, que no Brasil é militante lulopetista das mais ativas.

Lelis, como é conhecida, foi namorada do deputado Eduardo Bolsonaro, mas Patrícia só ficou ‘famosa’ depois de protagonizar denúncia contra o deputado Marco Feliciano (PL), acusado à época de estupro. A Polícia Civil de São Paulo investigou e concluiu que a denúncia era falsa.

A partir daí, ela foi acolhida pelo movimento feminista e passou a declarar admiração e apoio a Lula.

O FBI publicou este comunicado, ontem:

“Cidadã brasileira indiciada por acusações de fraude eletrônica, transações monetárias ilegais e roubo de identidade agravado por supostamente se passar por advogado de imigração para fraudar clientes. A ré, Patrícia De Oliveira Souza Lelis Bolin, não se encontra sob prisão preventiva. Se você tiver informações sobre o paradeiro dela, ligue para o FBI no número 202-278-2000.