Dica literária, A História da Sexta, Vitor Bertini - Cumplicidade

– Tens certeza, minha filha?

– Tenho sim.

– Você não acha…

– Pai! Tenho certeza; é hoje, e é o Ignácio!

A mudança no tom da voz, no olhar e no fato da segunda resposta vir acompanhada de três movimentos de um dedo indicador estendido, calou João carlos.

João Carlos é engenheiro, cartesiano, bem sucedido, homem de decisões e pai de duas filhas.

Clarice é a primogênita, tinha 17 anos, estava no segundo ano de psicologia, tocava violão para o pai nos fins de tarde dominicais, e namorava o Ignácio - havia sessenta dias.

Ainda administrando a descarga de adrenalina que a informação causara, João Carlos, o pai, buscou uma solução para o inusitado diálogo:

– Minha filha, me entenda. Estava… estou… Você repartir comigo esta novidade… tão pessoal… – Catava as palavras em voz baixa, tentando normalizar a respiração.

Dez segundos de silêncio, e o engenheiro encontrou seu discurso:

– Esta é a nossa cumplicidade! Foi o que construimos, não foi? O que eu posso dizer que não seja em louvor de nossa relação? Muito obrigado, minha filha. Estou até emocionado. – Concluiu, dando dois passos em direção à filha para receber, sem um olhar, dois tapinhas no ombro direito.

Homem determinado e, afinal, pai da menina Clarice, João Carlos não se deu por satisfeito. Baixou a cabeça, alinhou os braços ao lado do corpo, suspirou profundamente, colocou o peito à frente, olhou por baixo das sobrancelhas agora caídas e, com voz rouca, fez seu melhor movimento:

– Minha filha, que bom que você dividiu comigo. Eu te amo.

Clarice repetiu os dois passos, ficou na ponta dos pés e encheu o rosto do pai de beijos.

Naquela noite, João Carlos não dormiu. 

Até hoje, são muitas as noites em que João Carlos não dorme: Clarice ficou convencida que é importante dividir a informação com o pai, sempre que troca de parceiro ou namorado.

Lei de Proteção de Dados já está em vigor

 A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor nesta sexta-feira, após o presidente Jair Bolsonaro sancionar o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34/2020, originado da Medida Provisória (MP) nº 959/2020.

Durante o processo de votação da medida que tratava o prazo de vigência da lei, o Senado Federal considerou o artigo 4º do texto, que adiava o início da vigência para o início do próximo ano, como “prejudicado”. Isso significa que os senadores desconsideraram o artigo, porque a Casa já tinha votado e se posicionado sobre o ass

A LGPD estabelece uma série de regras sobre os processos de coleta, armazenamento e compartilhamento de informações e tem a função de proteger os dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

Apesar da vigência, as sanções estabelecidas na legislação serão aplicadas apenas a partir de agosto de 2021. A norma prevê advertências, multas que variam de 2% do faturamento anual da empresa até R$ 50 milhões, e a proibição total ou parcial de atividades relacionadas ao tratamento de dados

As punições no âmbito da LGPD só poderão ser aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A autoridade teve o decreto sobre sua criação publicado no Diário Oficial da União no final do mês passado, mas aguarda a data de publicação da nomeação do seu diretor-presidente no DOU para ser completamente constituída.

Segundo pesquisa realizada pela companhia americana de serviços e performance de tráfego global na internet, Akamai Technologies, cerca de 64% das empresas no país não estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O levantamento feito com mais de 400 empresas dos setores de varejo, tecnologia, entretenimento, saúde, financeiro, logística e comunicação e marketing, revelou ainda que 24% dos negócios nem sequer sabem do que se trata a legislação.

A norma determina que o cidadão é o titular dos seus dados e não as empresas que tem as informações registradas. O texto prevê o consentimento do titular para coletar, alterar, excluir ou compartilhar um dado, assim como também dispõe que as empresas adotem medidas segurança para evitar violação de informações e obriga a notificação do titular em caso de incidentes.

A LGPD também permite a revisão de decisões automatizadas tomadas com base no tratamento de dados, como os scores de crédito (entenda aqui como funcionam os scores).

Inflação do IGP-M da segunda prévia de setembro ficou em 2,34%

 O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) aumentou 4,57% na segunda prévia de setembro, após ter subido 2,34% em igual leitura de agosto. 

A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela Fundação Getúlio Vargas. 

O índice acumulou aumento de 14,66% no ano de 2020 e alta de 18,20% em 12 meses.

Hoje será dia de sol e calor em todo o RS

Porto Alegre, 9h, 17 graus

O sol voltou a aparecer no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira.

É o caso, também, de Porto Alegre.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo estará muito aberto à tarde, com céu claro em diversas localidades. 

O dia será de temperatura alta.

Em Porto Alegre, sol aparece entre nuvens. A mínima na Capital será de 13°C, e a máxima deve chegar aos 27°C. Na região metropolitana, os termômetros se aproximam dos 30°C.

Brasil acumula 135 mil óbitos em meio ano. No RS, soma é de 14,3 mil.

 O Brasil emplacou, ontem, o acumulado de 4.456.282 casos confirmados de vírus chinês, tudo ao longo de meio ano.

Já são 135.023 óbitos.

O número de curados chega a 3.981.789.

SUL

RS, 167.781 casos e 14.268 óbitos
SC, 202.934 casos e 2.608 óbitos
PR, 158.117 casos e 3.979 óbitos

CLIQUE AQUI para examinar dados de todos os Estados, inclusive cálculo por milhão de habitantes.

Assembleia tem maioria ampla para cassar governador de SC. Processo abriu ontem.

 A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta quinta-feira a abertura de processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL) e a vice Daniela Reinehr (sem partido). Moisés segue no cargo até o possível recebimento da denúncia, que seria entregue pelo Tribunal Misto ao plenário. A formação da comissão é o próximo passo do processo. Ela será constituída por 5 deputados estaduais, 5 desembargadores e o presidente do TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), Ricardo Roesler, que votará apenas em caso de empate.

Foram 33 votos a favor do prosseguimento do inquérito, 6 contrários e uma abstenção.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Assembleia abre processo de impeachment contra governador de Santa Catarina

 A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta quinta-feira a abertura de processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL) e a vice Daniela Reinehr (sem partido). Moisés segue no cargo até o possível recebimento da denúncia, que seria entregue pelo Tribunal Misto ao plenário. A formação da comissão é o próximo passo do processo. Ela será constituída por 5 deputados estaduais, 5 desembargadores e o presidente do TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), Ricardo Roesler, que votará apenas em caso de empate.

Foram 33 votos a favor do prosseguimento do inquérito, 6 contrários e uma abstenção. A bancada do PSL, partido do governador, tem 6 deputados. Cinco deles votaram pela abertura do processo de deposição.

O relatório com pedido de afastamento foi aprovado pela Comissão Especial do Impeachment na tgerça-feira.

Os deputados deram razão à acusação de crime de responsabilidade referente a um ato administrativo que deu, em 2019, aumento aos procuradores do Estado com o objetivo de equiparar os salários com os dos procuradores jurídicos do Legislativo.







O Tribunal Especial Misto ouvirá as testemunhas e a defesa para decidir pela aprovação ou rejeição da denúncia. Caso seja aceita, Moisés e Reinehr são afastados do governo por 180 dias, até a apreciação do inquérito pelos 40 deputados da Alesc.


A chapa eleita em 2018 está no 2º ano à frente do Estado. Com isso, se forem depostos ainda neste ano 1 novo pleito será convocado para eleger o novo chefe do Executivo.


AUMENTO SALARIAL A PROCURADORES

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD-SC), anunciou em 22 de julho o início do processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés. A abertura oficial foi realizada em 30 de julho.


O pedido se pauta no aumento salarial aos procuradores do Estado via “decisão administrativa”. O objetivo era equiparar a remuneração com a dos procuradores da Alesc. O ato, no parecer da procuradoria jurídica da Assembleia, caracteriza crime de responsabilidade.


Além de Moisés, são alvos a vice-governadora Daniela Reinehr e o secretário de Administração, Jorge Eduardo Tasca.


O processo chegou a ser suspenso em 5 de agosto pelo TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) a pedido dos advogados de Moisés, que alegaram descumprimento ao direito de ampla defesa. Em 14 de agosto, o ministro Luís Roberto Barroso derrubou a liminar e retomou o inquérito de deposição.


O Poder360 integra o 

Bebês e crianças até 3 anos terão que aguardar pela vacina

 Bebês e crianças menores de 3 anos terão de aguardar mais tempo do que outros grupos para ter uma vacina contra a covid-19. O infectologista Marcelo Otsuka, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), explica que essa faixa etária normalmente fica por último em testes de vacinas e medicamentos.

“Essa faixa etária normalmente sofre na questão de medicamentos, pois é muito mais difícil de analisar. Um dos fatores é que o paciente não expressa possíveis sintomas e sensações. Além disso, você precisa de um adulto responsável que concorde com o teste e leve a criança até o local da testagem.”

A empresa chinesa Sinovac, que desenvolve a vacina CoronaVac, que realiza testes no Brasil, anunciou na quinta-feira (17) que vai testar sua vacina em crianças de 3 a 17 anos. Segundo a empresa, a aplicação nessa faixa etária pode evitar surtos da doenças em escolas e creches. Os testes serão realizados a partir do dia 28 na China. 

“Quanto mais grupos as vacinas puderem atingir, melhor. Mesmo que a covid-19 não seja tão frequente em crianças, elas também podem ficar hospitalizadas e ter quadros graves, além disso, podem contaminar pessoas do grupo de risco. Se estiverem vacinadas, isso contribui para diminuir a transmissão.

O médico explica que os testes devem continuar e que, com o tempo, os menores de 3 anos também vão ser testados

Otsuka lembra que não é recomendado que crianças menores de 2 anos usem máscaras por conta do risco de asfixia. Ele recomenda que essa faixa etária só saia de casa em caso de extrema necessidade e que todas as outras medidas de prevenção sejam mantidas, como distanciamento social e higiene das mãos.