Comércio virtual crescer4á 21% este ano

 Para este ano, expectativa é que comércio virtual cresça 21% e feche com US$ 5,55 trilhões de movimentação financeira


É nesta conjuntura que entram em cena os integradores de marketplace, que tornam as atividades dos sellers mais seguras e organizadas


Mesmo com a publicação em Diário Oficial da União anunciando o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), no dia 22 de abril, e os números de infectados pelo coronavírus retrocedendo cada vez mais, o e-commerce continua ganhando cada vez mais adeptos. E tudo leva a crer que, daqui para frente, o comércio digital se consolidará ainda mais. Isso porque o modelo que vinha sendo implementado timidamente foi acelerado de maneira forçada com as medidas de distanciamento social. E o que antes estava sendo visto como “a única opção”, atualmente é considerado como uma espécie de “modo automático de fazer compras”.


Para se ter uma ideia, segundo um estudo da empresa de pesquisa de mercado eMarketer, há dois anos, apenas 17,8% das vendas eram feitas a partir de compras on-line. Esse número deve chegar a 21% em 2022, um aumento de 17,9% na participação do mercado de comércio eletrônico em dois anos, e com a movimentação de US$ 5,55 trilhões. Estima-se que o crescimento continuará, chegando a 24,5% até 2025, o que se traduz em um alavancar de 6,7 pontos percentuais em apenas cinco anos.


É nesta conjuntura que entram em cena os integradores de marketplace, que tornam as atividades dos sellers (loja que deve cumprir a obrigação de entregar o produto ao cliente, no prazo) bem mais estruturadas. Ocorre que muitos vendedores de marketplaces oferecem seus produtos em mais de uma plataforma ao mesmo tempo, como por exemplo – Americanas Marketplace, Mercado Livre, Magalu, Shopee. E, com isso, a gestão das vendas, se for feita de forma individual, pode ser um grande desafio, a começar pelo número de colaboradores, softwares especializados, investimentos...


Portanto, hoje, não basta apenas ter uma loja virtual: “o comércio eletrônico não é um luxo, nem uma estratégia. Ele é transfronteiriço e se tornou uma necessidade. Portanto, para os comerciantes se faz necessário integrar o seu negócio com marketplaces que ofertarão uma gestão muito melhor das operações, que vão desde o cadastro do produto, passando pela impressão de notas fiscais e etiquetas de forma conjuntas, controle de estoques de CNPJs no mesmo dashboard, precificação e relatórios”, explica Vinícius Ribeiro, Head de Marketing da Magis5, um hub integrador que centraliza vendas e a gestão do negócio, funcionando como um shopping do varejo digital, oferecendo suporte e automatização às pequenas lojas que são abrigadas pelas grandes redes.




Vinícius Ribeiro


Igor Savoia é um desses lojistas. Com mais de 400 mil clientes atendidos e mais de 25 mil produtos que ele vende fazem parte do catálogo on-line da Na Web Utilidades. O empresário e influenciador, que foi atraído para a Magis5 desde 2021 por causa da confiança que a marca tem no mercado, viu seu faturamento crescer 20% desde o final de 2021, quando começou a utilizar a plataforma. “Sem a Magis5, eu precisaria ter estoque separado, o cadastro de produtos em cada um dos sites, fazer o gerenciamento de pedidos separadamente, bem como os cancelamentos, organizar os pagamentos, ajuste de preços, entre muitos outros serviços prolongados, e eu necessitaria de pessoal para fazer tudo isso e, mesmo assim, ocasionaria falhas e erros”.


Renner no Bourbon Teresópolis

 Os clientes do Bourbon Shopping Teresópolis, empreendimento do Grupo Zaffari na zona sul da Capital, já contam com uma unidade da Renner no empreendimento. A maior varejista de moda omni do país acaba de inaugurar uma unidade com 1.434m² de área de vendas no segundo andar do shopping, com investimento de R$ 8.2 milhões. Apresentando o seu tradicional mix de produtos, a unidade traz ainda diferenciais de varejo, como caixas de autoatendimento que permitem aos clientes finalizarem suas compras sem a necessidade de se direcionarem aos caixas tradicionais. 

 A Renner é a segunda loja âncora do shopping, que já conta com um supermercado Zaffari localizado no andar térreo. “O Bourbon Shopping Teresópolis já faz parte do dia-a-dia dos moradores da região, e a qualificação de seu mix é peça importante para que o empreendimento se torne cada vez mais um ponto de referência para os moradores da zona sul de Porto Alegre. A inauguração da Renner é um passo importante nesta trajetória”, avalia Roberto Manuel Zaffari, diretor da AIRAZ Administradora, gestora dos shoppings e galerias comerciais do Grupo Zaffari.

Sobre a Lojas Renner S.A

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas seguintes marcas: Renner, que tem roupas e acessórios para todos os estilos; Camicado, do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; Ashua Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54; e Repassa, plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios. 

 

Atualmente, são 640 lojas em operação, considerando todos os negócios do ecossistema. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Companhia iniciou seu processo de internacionalização ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019. A Lojas Renner S.A. é formada ainda pela Realize CFI, que apoia a atividade de varejo através da oferta e gestão de produtos financeiros; e pela Uello Tecnologia, uma logtech nativa digital focada em soluções para entregas urbanas.


Bolsonaro viaja para a Guiana

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, estarão com ele na viagem.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, será presidente por um dia, já que Bolsonaro viajou para o exterior e Mourão não pode assumir porque é candidato ao senado.

O presidente Jair Bolsonaro está na Guiana nesta sexta-feira  para se reunir com o presidente do país, Mohamed Irlaan Ali. Na pauta do encontro, a atualização da tabela de produtos com benefícios tarifários para a importação, firmada entre os países. Os dois presidentes devem discutir também a implementação de uma rede de fibra ótica para conexão de internet de Georgetown até Boa Vista (RR).

Segundo o MRE (Ministério das Relações Exteriores), a visita ocorre também em meio à retomada de um diálogo acerca das perspectivas de maior desenvolvimento econômico da Guiana diante das novas descobertas de petróleo e gás.

Em sua live semanal nessa quinta-feira, Bolsonaro disse que Guiana e Suriname descobriram reservas de gás e petróleo equivalente a 40% das atuais reservas brasileiras. O Brasil tem interesse em investir nos dois Países.