MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL: “DÊ UMA CHANCE À PAZ”, DISCUTE RELAÇÕES DO BRASIL COM EUA, CHINA E RÚSSIA

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, descreveu as políticas pragmáticas de seu país com o resto do mundo, observando que o Brasil faz o que é melhor para seus próprios interesses nacionais, e isso significa ter uma relação próxima com os EUA, a Rússia e a China. 


França sentou-se com a Fox News Digital em uma entrevista exclusiva e abrangente durante uma visita a Nova York na semana passada. O Brasil é o presidente rotativo deste mês do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ele observou que o foco da presidência estava nas consequências da guerra na Ucrânia, e que provavelmente incluiria uma reunião fechada sobre as consequências da insegurança alimentar causada pela guerra.


França disse entender as críticas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, e sua falta de progresso na interrupção da guerra, e acrescentou que a melhor aposta para a paz era aumentar o diálogo e impor a diplomacia sobre a situação. 

Sobre a posição de seu país sobre a invasão russa da Ucrânia, França pediu um cessar-fogo imediato e disse que "estamos do lado do Brasil... o Brasil é um player global, então não temos que ficar do lado de um lado, a Ucrânia , ou Rússia... Temos o direito de ter nossa própria política externa, aquela que melhor se adapta ao que consideramos ser nossos interesses nacionais."


Ele disse que seu país tem uma "posição muito equilibrada" em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia. Ele disse que o Brasil criticou os russos no Conselho de Segurança da ONU, que ele disse ser o fórum certo e específico para discutir a guerra e a questão da segurança e questões de paz, e questionou a necessidade de outros órgãos da ONU abordarem o assunto.


Sobre a posição de seu país sobre a invasão russa da Ucrânia, França pediu um cessar-fogo imediato e disse que "estamos do lado do Brasil... o Brasil é um player global, então não temos que ficar do lado de um lado, a Ucrânia , ou Rússia... Temos o direito de ter nossa própria política externa, aquela que melhor se adapta ao que consideramos ser nossos interesses nacionais."


BOLSONARO FALA DEPENDÊNCIA MUNDIAL DO BRASIL POR 'SUA MESMA SOBREVIVÊNCIA, TEM SOLUÇÃO' PARA CRISES GLOBAIS


Ele disse que o presidente Jair Bolsonaro tem um bom relacionamento com o presidente russo Putin e poderia ajudar se solicitado a mediar a paz, mas disse que a Turquia é o principal ator agora na tentativa de alcançar um cessar-fogo, mas o Brasil está pronto para ajudar se solicitado.


França se encontrou recentemente com o secretário de Estado Antony Blinken e seu colega russo Sergei Lavrov na reunião de ministros do G-20 em Bali, Indonésia. Quando perguntado se ele achava que Lavrov estava pronto para acabar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia, França disse: "Acho que nossa conversa não foi tão sincera... mas é claro que perguntei a ele sobre a oportunidade de paz". França explicou que o Brasil defende a soberania dos países e por isso precisava haver um cessar-fogo imediato e seria um primeiro e importante passo por enquanto.


O Brasil é o maior país da América do Sul e sempre teve laços estreitos com os EUA, mas nos últimos anos desenvolveu uma relação muito próxima com Pequim.


França destacou que a China é, de longe, o maior parceiro comercial de seu país, e as exportações brasileiras para a China são maiores do que o comércio com os EUA. Pequim.


Ele elogiou a ajuda de Pequim durante a pandemia "mantivemos as cadeias de valor abertas; mantemos nossos portos abertos; mantemos nossos embarques fluindo. Somos confiáveis. Essa é a mensagem, você sabe, os chineses entendem. Então eles são nossos bons parceiros. "

Um morador local caminha ao lado de uma casa destruída em um bombardeio russo em Kramatorsk, Ucrânia, quarta-feira, 25 de maio de 2022.

Um morador local caminha ao lado de uma casa destruída em um bombardeio russo em Kramatorsk, Ucrânia, quarta-feira, 25 de maio de 2022. ((AP Photo/Andriy Andriyenko))


O chanceler destacou que no ano passado o Brasil exportou mais para a Ásia, sem incluir China e Japão, do que para a União Européia. Ele disse que essa pode ser uma tendência mais focada na Ásia, incluindo os países da ASEAN e a China. Ele sugeriu "que se você estiver no Hemisfério Ocidental, talvez, talvez o Brasil devesse ser o foco de mais investimentos americanos".


França também disse que é importante que mais empresas americanas venham e invistam no Brasil. Ele apontou para a entrevista do presidente Bolsonaro com Tucker Carlson no início deste mês, quando Bolsonaro pediu mais investimentos de empresas americanas e observou que seria um bom contrapeso, já que "o Brasil se vê como um player global mesmo em termos de comércio global".


MCCAUL: EUA DEVEM 'ACORDAR' E INVESTIR NA AMÉRICA LATINA PARA GANHAR VANTAGEM COMPETITIVA NA CHINA


França disse que o Brasil não vê a China como uma ameaça: "Nós não vemos a China como uma ameaça. Eu vejo a China como uma superpotência com a qual podemos lidar se estivermos lidando e se tivermos um relacionamento mutuamente benéfico. Devo dizer que quem primeiro ajudou o Brasil com as vacinas? Foi a China na hora mais sombria da pandemia. As primeiras vacinas que chegaram foram da China", disse.


Quando questionado sobre a ameaça à segurança em relação à China, França disse que o debate foi mais "ativo" nos EUA, Reino Unido e Canadá. "Você tem empresas chinesas, você tem empresas americanas, você tem empresas europeias, sabe, competindo lado a lado. Eu acho que certamente é um debate que é muito mais comum do que eles pensam nesses países do que (em) países como o Brasil. "


Ao falar sobre os riscos e as consequências da dependência excessiva da China, sendo o Sri Lanka um excelente exemplo, a Fox News Digital perguntou a França como o Brasil lida com a China e os conselhos que ele teve a oferecer aos formuladores de políticas dos EUA em relação ao roubo de propriedade intelectual. propriedade, espionagem e segurança. França disse que é difícil dar conselhos a outros países sobre o que ele disse que deveria fazer ao lidar com uma "superpotência", como a China.

França disse que há apenas 20 anos a China era um país em desenvolvimento "Mas hoje é uma superpotência em termos de ciência e tecnologia. Em termos de defesa, claro que em termos de economia temos relações muito boas com a China, claro, com a taxa cada vez mais rapidamente, de uma forma muito rápida, não temos problemas em lidar com a China."


Ele continuou "Como eu te disse, nós vemos o Brasil como um player global, sabe, então podemos ter relações com os Estados Unidos com a China."


TRUMP SAÚDA O PRESIDENTE BRASILEIRO JAIR BOLSONARO, DIZ 'FORTEMENTE' CONSIDERANDO PRIVILÉGIOS DA OTAN PARA O BRASIL


Embora o presidente Trump e seu colega brasileiro Bolsonaro tenham um vínculo estreito, relatórios sugerem que houve algumas diferenças de opinião com o governo Biden. Sobre a importância do relacionamento institucional entre os EUA e o Brasil, França destacou a importância do relacionamento histórico.


"O mais importante é que são as raízes históricas que ligam Brasil e Estados Unidos. Compartilhamos os mesmos valores comuns. Se você pensa a constituição, conhece a base e o fundamento da constituição brasileira, vê que temos a mesmos valores que eles têm desde a independência dos Estados Unidos." Ele disse que isso significa um judiciário independente, respeito pelos direitos civis, instituições democráticas fortes com um parlamento forte, observando que os dois países têm as mesmas bases.


França disse na Cúpula das Américas do mês passado em Los Angeles que a reunião de alto nível entre o presidente Biden e o presidente Bolsonaro teve alguns bons resultados.


"Acho que as perspectivas são tão boas. Recentemente, sabe, no dia em que o presidente Bolsonaro chegou a L.A. para seu encontro com o presidente Biden e para participar, claro, da Cúpula das Américas. O presidente Bolsonaro assinou um decreto que foi a implementação de um acordo que foi assinado em 2020 entre os dois governos." Ele disse que o acordo vai facilitar o comércio exterior entre os dois países e descomplicar as coisas tanto para importadores quanto para exportadores, diminuindo a burocracia.


Falando sobre comércio, França deixou claro que as relações com os EUA continuam fortes. Ele disse que gostou de um diálogo muito bom com Blinken. Ele disse que eles se encontraram recentemente à margem da reunião do G-20 em Bali, onde ele disse que o Brasil foi convidado a participar de uma conferência na próxima semana sobre a cadeia de suprimentos global organizada por Blinken.


Ele estava otimista com a cooperação EUA-Brasil na indústria espacial. Em 2019, os presidentes Trump e Bolsonaro assinaram o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que permite que os EUA usem a Base de Lançamento Aeroespacial Alcântara do Brasil para satélites. França disse estar esperançoso com o futuro do local de lançamento de Alcântara.


"Olha, o local de lançamento de Alcântara é uma verdadeira maravilha se você precisar enviar uma espaçonave para o espaço sideral porque é um local muito eficiente. Quero dizer, você usa... menos combustível em comparação com outros locais de lançamento, e é tão perto dos Estados Unidos porque estamos no mesmo hemisfério ocidental que faz todo o sentido se você puder unir esforços para tornar isso possível." Ele disse ter certeza de que em um futuro próximo "será uma realidade".


Quando perguntado por que ele achava que o continente havia se deslocado recentemente para a esquerda, França disse que poderia ser devido às consequências econômicas da pandemia, mas observou que era mais "um palpite sociológico", mas não acreditava que a ideologia "poderia atrapalhar as relações internacionais". e observou a relação de seu país com o Peru. O Peru elegeu um presidente esquerdista Pedro Castillo, mas ele e o direitista Bolsonaro conseguiram trabalhar em interesses compartilhados.


Ele disse que os dois presidentes se conheceram recentemente e compartilham interesses em turismo, patrulha de fronteira, detenção de narcotraficantes e traficantes e chamou o Peru de um bom parceiro. Ele disse que mesmo que houvesse valores ideológicos, eles ainda podem trabalhar juntos.


No entanto, França traçou a linha com Venezuela e Cuba, que segundo ele não compartilham os valores de liberdade de expressão e democracia e é isso que impede tal relacionamento. "Também seria muito difícil para nós lidar com um país como a Venezuela: eles não têm eleições livres, sabe, democracia, é uma interrogação, você tem presos políticos... ."


Ele também admitiu que o Irã e a Venezuela tinham um bom relacionamento, observando que era próximo. Ele disse que a Venezuela hoje "não é um bom exemplo... para a região em termos de respeito pela democracia, liberdade de expressão e esses valores que compartilhamos com os EUA no momento e o mundo ocidental em geral", concluiu.


Frank Miles da Fox News contribuiu para este relatório.

Portugal atrai aposentados e empreendedores para o começo de nova vida

 Portugal atrai aposentados e empreendedores para o começo de nova vida

Pelo lado do planejamento, é necessário ter uma boa preparação financeira

A transferência de brasileiros para Portugal já é um fenômeno e atrai de aposentados, titulares de rendimentos a empreendedores. Estamos atrás apenas dos chineses em número de população estrangeira que chega a terras lusitanas. Com a alta desses três públicos querendo, de fato, fixar residência em Portugal, o processo de transferência é mais cuidadoso, exigindo extensa documentação e comprovação de renda.

“A procura por vistos é grande e tem muita gente vindo para cá. Os aposentados estão cada vez mais descobrindo Portugal como uma alternativa factível para morar e os empreendedores como uma possibilidade de crescerem com seus negócios, porque há muitas opções para desenvolver. E, para fazer essa transferência de forma segura, orientamos que haja cuidado com a obtenção e retirada dos tipos de visto desses públicos”, explica a advogada Rosangela Esturilio, do escritório Esturilio Advogados, que reside nos Açores e trabalha com a assessoria jurídica para obtenção de vistos para Portugal.

Rosangela se refere, especificamente, aos vistos D7 para aposentados e titulares de rendimentos (proprietário de imóveis alugados, empresa da qual recebe pro-labore ou distribuição de lucro, portador de aplicação financeira, etc) e D2 para empreendedores.

“Essas pessoas têm um perfil de classe média e querem viver fora do Brasil, com a qualidade de vida e segurança que Portugal oferece. No caso dos aposentados, estamos falando de aposentados no Banco do Brasil, na Polícia Federal, juízes e promotores aposentados, ou seja, uma parcela da população que tem condições de fazer essa opção e quer ter o visto da melhor forma possível, facilitado pela melhor informação”, explica a advogada.

Os empreendedores estão procurando Portugal, principalmente, para abertura de comércio.  “Esse público empreendedor tem se concentrado na casa dos 30 anos, o que requer um planejamento financeiro especial”, adianta Rosangela.

Documentação extensa e comprovação de renda são exigências para o visto

Se ter a mesma língua facilita e atrai brasileiros, nem tudo é tão simples. A forma mais célere e efetiva para obter os vistos é com uma assessoria jurídica. Isso porque a lista de documentos pode chegar a 25 itens em um processo para obtenção do visto D7.

“Decifrar essa documentação não é fácil, já que os papéis precisam ser apresentados de forma apostilada, conforme o convênio da Apostila de Haia, o que valida um mesmo documento original em outro país, por exemplo”, conta Rosangela, destacando que essa é uma exigência do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal.

Outro exemplo é o PB4, um convênio entre os estados brasileiro e português, que fornece acesso à saúde pública portuguesa e vice-versa. “São minúcias que garantem uma transferência mais tranquila para outro país”, detalha.

Uma questão exigida é a comprovação de renda, que é de 12 rendimentos de 705 euros, parcela correspondente ao salário mínimo português. “Sem essa renda comprovada, não se consegue o visto D7 ou D2”, alerta.

Por fim, vale dizer que ter um representante para obter o visto é útil, inclusive, para abertura de conta em banco em Portugal. “A otimização de tempo é outra vantagem em contar com uma assessoria, pela familiaridade com a quantidade e variedade de documentos necessários”, diz a advogada.

Empresária brasileira alerta para planejamento financeiro

Por sua vez, a empresária brasileira e responsável pelo perfil no Instagram Viva a vida em Portugal, Natália Arantes, que também atua como corretora, chama a atenção para a necessidade de um bom planejamento financeiro para quem quer se mudar para Portugal. Auxiliando brasileiros que buscam o sonho da vida em terras lusitanas, Natália, ao lado de sua equipe de colaboradores, atua com serviços como "relocation” (assessoria personalizada a imigrantes); compra e venda de imóveis; crédito habitação; kKite recém chegados (assessoria de toda a documentação necessária para chegar e morar em Portugal de forma legal, segura e rápida.); transfer e passeios e passagem aérea.

Natália descobriu que tinha direito à cidadania italiana (acesso à União Europeia), no entanto, com um processo demorado. Ela, então, optou pela possibilidade de aplicar o visto D7 (permissão para viver em outro país com renda própria oriunda do país de origem) e o adquiriu em 2019. Depois de muito planejamento, mudou-se com seu marido e duas filhas pequenas.

“Como passei por esse processo, sei o quanto Portugal é atraente para começar uma nova vida. Contudo é muito importante se preparar para a mudança, fazendo um investimento prévio e buscando serviços que possam de fato auxiliar na instalação”, conta.

 

Esturilio Advogados - A banca especializada em direito tributário e societário, cível, ambiental, penal econômico, tem atuação nacional e está à frente de 2.100 processos ativos em direito contencioso de companhias de grande representação nacional do segmento da madeira, celulose e papel cartão localizadas na Região Sul e Sudeste. Comandado pela advogada e mestre Regiane Esturilio, o escritório oferece um serviço técnico altamente qualificado na área consultiva/preventiva, e para a defesa de casos contenciosos administrativos e judiciais, realiza o gerenciamento jurídico do passivo tributário, além do direito societário, civil ambiental e penal econômico. Informações pelo contato@esturilio.adv.br e fone (41) 3029-3303.  


Artigo, Renato Sant'Ana - A desinibida militância da escritora Martha Medeiros no jornal (7)

Os fatos falam! A questão é se temos ou não a lucidez suficiente para interpretá-los - o que é, aliás, fator basilar da arte do diálogo.

Assisti há tempos a um documentário sobre Muamar Kadafi, ditador da Líbia, no qual, à parte dos aspectos econômicos, havia revelações que revoltam qualquer pessoa dotada de um mínimo de sensibilidade.

Kadafi era dado a fazer visitas a escolas da Líbia, ocasiões em que, ao sentir atração por alguma menina (fosse ela criança ou adolescente), fazia sinal a um de seus sequazes para levá-la. Algumas vítimas jamais reapareciam. Outras, voltando para casa, eram desprezadas por suas famílias muçulmanas por terem perdido a virgindade.

Kadafi, que chegou ao poder por meio de um golpe de Estado em 1969, governou a Líbia com mão de ferro por 42 anos: censurou a imprensa e impôs leis que permitiram punições coletivas, prisão perpétua, tortura e morte a quem fizesse oposição ao regime. Em suma, foi um tirano!

Tem mais. Ele usou dinheiro líbio para financiar grupos terroristas e movimentos revolucionários mundo afora. E é aqui que vem uma surpresa para os desavisados: entre os agraciados de Kadafi estavam o PT e Lula.

Foi Antonio Palocci quem contou tudo à Lava Jato. Em 2002, Kadafi enviou secretamente ao Brasil 1 milhão de dólares para financiar a eleição de Lula. Isso saiu na imprensa - destaque para a foto de Lula e Kadafi na revista Veja de 08/12/2017. Eles, que se diziam "irmãos", mostram-se na foto em pose nada protocolar e como "¡muy amigos!".

Palocci sabe das coisas. Até cair em desgraça, ele esteve no centro das principais decisões do PT, do qual foi fundador. Palocci foi prefeito de Ribeirão Preto, ministro da Fazenda do governo Lula e chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff, além de haver coordenado a campanha de Lula em 2002 (substituindo Celso Daniel) e a de Dilma Rousseff em 2010.

Mas o monstruoso Kadafi não foi o único tirano com quem os petistas demonstraram afinidade. Lula e Dilma colaboravam com o regime chavista, sendo, pois, coautores da crise humanitária da triste Venezuela. Sempre se postaram como cúmplices e avalistas do totalitarismo cubano. Ajudaram o nefasto Evo Morales a asfixiar a democracia na Bolívia. Sem falar do chamego com a Síria de Bashar Assad e com a teocracia do Irã (onde mulheres e homossexuais são violentados sem uma palavra dos petistas).

Foram várias as ditaduras que receberam financiamentos através do BNDES para obras de infraestrutura em triangulações com empreiteiras que, depois, caíram na Lava Jato - sempre com o endosso de Lula e Dilma.

Os regimes afagados por essa gente caracterizam-se, todos, claro, pela falta de liberdade (onde há violação dos direitos humanos). E os odiados são os em que cidadãos são livres, como Estados Unidos e Israel.

Aí vem Martha Medeiros e propõe que votemos em Lula, dizendo que é hoje (não na era PT) que estamos "alinhados aos tiranos do mundo". Parece óbvio que a colunista de Zero Hora está desconectada da realidade.

Se não houvesse todos os delitos relatados nos artigos anteriores desta série, bastaria o acima relatado para provar: absolutamente nada pode ser pior para o Brasil do que, em 2022, eleger o representante do PT, seja ele Lula ou qualquer testa de ferro.

(Esta série termina com a próxima coluna.)

 Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com