Economia criativa em Porto Alegre

 Governo estadual, prefeitura da Capital e entidades lançaram nesta terça-feira o Comitê Municipal de Economia Criativa (CMEC), que tem como objetivo fortalecer e pensar políticas públicas para o setor. O comitê irá analisar dados da Capital e propor diretrizes de atuação e desenvolvimento da política pública do município para fomentar o setor em seis eixos: mapeamento e monitoramento; qualificação profissional; mercado/produto e serviço criativo; territórios criativos; promoção; e consolidação de política pública. Em outubro do ano passado, a prefeitura publicou decreto regulamentando o CMEC. Ela será coordenada pela SMDET e os 40 membros serão designados por portaria por um mandato de dois anos, renovável por igual período.

De acordo com o levantamento, que contou com 92 atividades da economia gaúcha, a economia criativa - que reúne setores vinculados à cultura, criatividade, conhecimento e inovação - é responsável por 24,7% dos postos de trabalho gerados em Porto Alegre. “A economia criativa é uma área extremamente importante para a cidade, para a inovação, para gerar empregos e renda. A prefeitura entende o setor como um dos prioritários para que a população tenha mais oportunidades”, afirmou o titular da SMDET, Vicente Perrone.


Somando os empregos formais representados pelas atividades dos microempreendedores individuais (MEIs) que atuam na área, a Capital conta com 125.631 postos de trabalho relacionados com a economia criativa, com destaque para arquitetura, design e moda, TI e software, publicidade, artes visuais, audiovisual e setores ligados ao mercado editorial, pesquisa e patrimônio.  


Os dados foram obtidos a partir de uma parceria entre prefeitura, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Secretaria da Cultura (Sedac), elaborados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG). O material da Capital é o primeiro produto desenvolvido a partir de uma metodologia criada pelo Grupo de Trabalho (GT) INOVA-RS.


Destaque nacional - No ranking nacional, Porto Alegre está na sexta posição entre as capitais em termos do número de empresas e de postos de trabalho na economia criativa, em uma lista liderada por São Paulo e Rio de Janeiro. Responsável por 13,9% dos empregos com carteira assinada do Estado, Porto Alegre concentra, conforme o estudo, um em cada quatro dos empregos criativos do Estado. O estudo indica ainda que 88,3% dos empreendimentos da economia criativa de Porto Alegre são registrados como microempresas, empresas de pequeno porte ou MEIs e, em média, cada empreendimento deste gera 7,5 postos de trabalho. 


O CMEC faz parte do Programa de Desenvolvimento e Fomento da Economia Criativa – POA CRIATIVA, criado em 2021, que tem o objetivo de promover um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia em Porto Alegre, estimulando a geração de conhecimento e o mercado de produtos ou serviços concebidos com este perfil e ampliando a participação das indústrias criativas no PIB local.

- O texto deste material é dos jornalistas Manoela Tomasi e Lissandra Mendonça, prefeitura de Porto Alegre.