Artigo, Júlio Ribeiro - Meu pai

Eu cresci com uma certa distância do meu pai. Ele saia de casa às 4h da manhã pra trabalhar. Carregava malas na Rodoviária de Pelotas até às 7 da noite. Chegava em casa extenuado, depois de 15 horas de trabalho, trazendo os mantimentos que faltavam pra semana. Uma das minhas irmãs, que também já se foi, lembrava com os olhos marejados, do barulho que ele fazia ao sacudir cada lata de mantimento, pra saber a quantidade das provisões. Era a música que sabia tocar em todas as madrugadas.

Ele era o pai provedor. Não tinha muito mais pra dar, porque também não recebera do pai austero, que o iniciara, aos 8 anos, no duro ofício de lenhador. 

Eu nunca o abracei, beijei, nunca trocamos qualquer expressão de carinho. E como eu queria. Passei minha infância com vontade de dizer que o amava. Mas, não havia essa intimidade. Eu pensava:  ele não vai gostar.

Eu tinha 15 anos quando ele teve uma trombose cerebral que o mudou pra sempre, pelos seus sete restantes anos de vida. Recolhido num mundo à parte, foi definhando, morrendo aos poucos. 

Aos meus 18, eu e o carregava no colo para ir ao médico. O colo que eu nunca me atrevera a pedir, agora era eu quem lhe dava.

Numa noite de inverno de 1986, às 20h15, eu fiz uma oração regada a lágrimas e pedi a Deus que o libertasse. Eu mesmo estava liberando o meu pai para que a vida cumprisse seu destino. Instantes depois, recebi um telefonema do hospital pedindo nossa presença urgente. Chegando lá, nos informaram que ele havia partido. Perguntei: que horas? 20h15, respondeu a enfermeira.

Nos anos em que ele passou na cama, eu disse repetidas vezes que o amava. E o beijei incontáveis vezes.

Quando amadureci, quando me tornei pai, fui me dando conta, que meu pai dizia a mim e a meus irmãos que nos amava. Todas as madrugadas em que balançava as latas de mantimentos, ele dizia, do seu jeito, que nos amava. Ainda que a maioria de nós ainda dormisse. 

Neste Dia dos Pais, mais um ano que o meu pai se foi, gostaria de dizer: continuo te amando, seu Alcebíade

O que muda na nova lei

 Veja as mudanças previstas no projeto de lei:


Redução da renda  


Metade das vagas reservadas aos cotistas será destinada aos estudantes com renda familiar de até um salário mínimo (R$ 1.320) por pessoa. Atualmente, a renda familiar exigida é de um salário mínimo e meio per capita.


Quilombolas


Está prevista a inclusão de estudantes quilombolas nas cotas das universidades e institutos federais de ensino. Até o momento, os alunos beneficiados são negros, pardos, indígenas, com deficiência e de baixa renda da rede pública. 


Preenchimento das cotas


O projeto traz um novo critério para o preenchimento das cotas. Primeiro, os candidatos cotistas vão concorrer às vagas da ampla concorrência. Se a nota não for suficiente para ingressar por meio desta modalidade, irão concorrer às vagas destinadas aos seus subgrupos (pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e alunos da escola pública). Com isso, os cotistas terão mais de uma opção para entrar no curso universitário. 


Auxílio estudantil


Os estudantes que optarem pelas cotas terão prioridade para receber bolsa de permanência e outro tipo de auxílio estudantil.


Pós-graduação


Pelo projeto de lei, as instituições deverão promover ações afirmativas para inclusão de negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência nos programas de pós-graduação. O projeto não define qual política deve ser adotada, dando autonomia às entidades. 


Revisão


A cada dez anos, a política de cotas deverá passar uma avaliação, com monitoramento anual.