Leituras

 O editor deste blog faz estas leituras a respeito dos próximos acontecimentos políticos e institucionais brasileiros: 

 Intervenção das Forças Armadas
É cada vez mais evidente de que isto não acontecerá. O presidente Bolsonaro articulou apoio militar até a undécima hora, obteve a adesão das principais forças da marinha e da aeronáutica para uma intervenção do que chama de 4 linhas (ação letal), mas na outra arma, a mais importante, ocorreram dissenções invencíveis. Bolsanaro não quis arriscar. 
 
Viagem para os Estados Unidos
O presidente não é um líder revolucionário, golpista ou chefe de guerra civil. É por isto que sai de cena, mas não sai da cena. Mas há, também, grave ameaça à integridade sua e da família. 

Faixa Bolsonaro não passará a faixa presidencial 
Isto caberá ao seu vice Hamilton Mourão. Não passar tem tom forte do protesto contra todas as ilegalidades de que foi vítima, inclusive a que ele mais denunciou, no caso a eventualidade de fraude eleitoral. Passar a faixa, seria um gesto simbólico de negação do que disse até agora e uma reprimenda às manifestações de rua. 

 Discurso 
O presidente fez um pronunciamento à Nação, mas com ênfase aos seus seguidores, narrando os êxitos do seu governo, contando as terríveis pressões que sofreu até agora e explicando por que razão não pode atender os reclamos dos manifestantes que há60 dias pedem apoio aos quartéis.

O que está acontecendo

 Recebi, hoje, nas minhas redes sociais, um recorte da revistinha do Cascão. Na cena, ele corre em círculos, gritando: “o que está contecendo ?. 

O que está acontecendo ?

É a pergunta cuja resposta vale 1 milhão de dólares.

Nunca se chutou tanto nas redes sociais, na mídia tradicional e não tradicional: sãoatos de terrorismo ou forçação de barra para formar caos e endurecer a repressão, notícias de que Bolsonaro já teria ido pasra Maiami, reunião de Bolsonaro para despedidas, iminência do 142.

O 142 está na bocva de todo mundo. É hoje, dia 28, amanhã, dia 30 ?>

Só faltava publicar o ato de diplomação ?>

Numa entrevista que publiquei no meu blog de hoje, concedida pela advogada especialista em legislação militar, a dra. Thais Aras Muqiici . avisa que o 152 já está nos atos preparatórios e só não percebe isto quem não quer.

Eu sou jornalista experiente, já ocupei cargos importantes de governo e de legislativo, também sou advogado, enfrento ações judiciais movidas contra mim há pelo menos 30 anos, tudo por gente ligada ao lulopetismo, e sei quando alguém fala com alguma consistência.

Me acompanhjem no meu blog, o dia todo. Eu informo tudo e conto o que acontece, mas só depois de chcar, conferir e reconferir.

Como diz o Cascão: algo está acontecendo.

Sim, com certeza.


Opinião do editor

 A ministra Cármem Lúcia, então presidente do STF, disse em 20 de outubro de 2016, ao falar para jornalistas: "Cala boca já morreu !".

Lula da Silva pediu, ontem, para que a população não se preocupasse com o “barulho” feito por manifestantes insatisfeitos com a sua vitória. “Quem perdeu as eleições, fique quietinho”, acrescentou. A declaração do presidente foi feita durante a nomeação dos últimos 16 ministros do seu possível governo.

Não vai levar.

A população brasileira que sempre formou a maioria silenciosa, tornou-se ruidosa a partir de 2015, derrubou Dilma, prendeu Lula e elegeu Bolsonaro, sendo que agora prossegue nas ruas para protestar contra as violações da legalidade constitucional, o que inclui o processo eleitoral.

A declaração de Lula é parecida com o mote irredentorista do ministro Barroso em Nova Iorque: "Perdeu, Mané !".

A história registrará estes dias de opróbio e vergonha.