Nota da Polícia Federal


Há uma tentativa de criminalizar as polícias e enfraquecer seu trabalho*

O Sindicato dos Policiais Federais do Paraná manifesta repúdio à interpretação da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que em interpretação sem precedentes na história decidiu excluir, do rol dos crimes classificados como tentativa de homicídio, o ato bárbaro de atirar contra um policial. 

Acatando uma jurisprudência absurda do Tribunal, a câmara excluiu dois acusados de tentativa de homicídio de serem julgados pelo tribunal do júri.  Os desembargadores alegam que, durante uma perseguição, suspeitos que atiram contra policiais não necessariamente desejam matá-los ou assumem esse risco.

Para a representação dos policiais federais no Paraná, não há dúvidas de que há, em curso, uma clara tentativa de marginalizar as instituições policiais no Brasil, de modo a enfraquecer seu trabalho em prol da população e do combate às organizações criminosas e à corrupção. 

Enquanto deveriam pensar políticas e modelos de segurança que protegessem o policial e sua família, os poderes têm trabalhado para debilitá-la. Agora, está institucionalizado: a vida de um policial, que coloca sua vida em risco pela sociedade, vale menos que a vida de alguém que tenta matar um cidadão. Pelo menos na visão das nossas instituições. 

O Sindicato lamenta que o País, que tem vivido uma longa e gravosa crise de segurança pública, insista em tratar seus policiais com descaso, na contramão de países, inclusive da América do Sul, que já superaram os problemas com políticas de valorização e investimento na área. 

Na avaliação da representação, é justamente essa postura, que perpassa de governo para governo, juiz para desembargador, que nos mantem na vergonhosa posição em que estamos, além de presos à violência e à corrupção.

Se o fato em questão fosse inverso, policiais seriam absolvidos por atirar em um criminoso? A justiça é  branda quando os acusados usam farda? 
A justiça reflete a hipocrisia da nossa sociedade.

Bibiana Orsi
Presidente - SINPEF PR

Testes para identificar hepatite B e C


Ações de testagem para detecção de hepatites B e C e capacitação profissional fazem parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, lembrado no próximo domingo. A ideia é reforçar a campanha Julho Amarelo, da Sociedade Brasileira de Hepatologia, como forma de conscientização e prevenção às doenças.

Durante a semana, a unidade móvel do projeto Fique Sabendo leva testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C ao Asilo Padre Cacique, na quarta-feira, 24, e ao Viaduto da Conceição, no sábado, 27, em parceria com a ONG Cozinheiros do Bem. Já na sexta-feira, 26, haverá capacitação com profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial enfatizando a prevenção da hepatite C em pessoas em situação de vulnerabilidade. E no domingo, 28, a SMS participa de ação de testagem para hepatites B e C promovida pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, das 10h às 16h, no Parque Farroupilha (Redenção), próximo do Monumento ao Expedicionário.

Porto Alegre é a capital do país com maior incidência de hepatite C, segundo dados do Ministério da Saúde de 2017. Conforme o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado em Hepatites Virais da SMS, Eduardo Emerim, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu como meta eliminar a hepatite C até 2030, diminuindo assim o número de mortes, transplantes de fígado e hepatocarcinoma, que é um tipo de câncer no fígado.

A hepatite provocada pelo vírus C tem maior chance de se tornar crônica, caracterizando-se como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Estima-se que 600 mil pessoas são portadoras do vírus da hepatite C no Brasil, sendo que mais de 500 mil não sabem. “Um dos grandes desafios mundiais é aumentar a taxa de diagnóstico e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde”, comenta Emerim.

Segundo o hepatologista, hoje a terapia é altamente eficaz e segura, com potencial de cura acima de 90%. O coordenador do serviço municipal destaca que o tempo de tratamento reduziu consideravelmente, de um ano para três meses, na maioria dos casos. Emerim, no entanto, faz um alerta. “É fundamental que as pessoas façam o teste, especialmente quem tem acima de 40 anos”, afirma.

Hepatites - A transmissão do vírus da hepatite C ocorre pelo contato com sangue contaminado, seja por transfusão ou objetos contaminados, e com o uso de drogas injetáveis. A transmissão vertical (da mãe para o bebê) é rara, cerca de 5%, e ocorre no momento do parto. O tipo B pode ser prevenido com vacinação em três doses, em qualquer idade. A principal forma de contaminação é através de relações sexuais sem proteção. Com relação à hepatite B, 62% dos casos estão entre pessoas de 20 e 49 anos, sendo que a vacinação está disponível nas unidades de saúde. A hepatite tipo A, transmitida pela água e alimentos contaminados, não se torna crônica e cura espontaneamente em 99% dos casos. Também existe prevenção com vacina para crianças a partir dos 12 meses de idade, disponível na rede pública.

Sobre o SAE - O Serviço de Atendimento Especializado em Hepatites Virais foi criado em 2012 e funciona em anexo ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, avenida Independência, 661. É referência nacional no enfrentamento da doença e um dos maiores serviços não universitários, 100% SUS exclusivo para atender hepatites virais.

Programação da semana:
  • Dia 24, quarta-feira, das 13h30 às 16h, no Asilo Padre Cacique – Unidade móvel do projeto Fique Sabendoleva testes rápidos a idosos e funcionários (avenida Padre Cacique, 1178).
  • Dia 26, sexta-feira, das 13h30 às 17h, no auditório da Diretoria-geral de Vigilância em Saúde – Capacitação com profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial trabalhando a questão da hepatite C em pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Dia 27, sábado, das 9h às 15h, no Viaduto da Conceição – Unidade móvel do projeto Fique Sabendo leva testes rápidos à população em situação de rua, em parceria com a ONG Cozinheiros do Bem (rua da Conceição, Centro Histórico).
  • Dia 28, domingo, das 10h às 16h, no Parque Farroupilha (Redenção), próximo do Monumento ao Expedicionário – Ação de testagem para hepatites B e C promovida pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ONG ASTRAF e Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Escola de Medicina da PUCRS.