A partir do ano que vem oWhatsApp não funcionará em aparelhos com iOS e Android

A partir de 2021, vários smartphones serão adicionados à lista de modelos antigos que não terão mais acesso ao popular aplicativo de mensagens. 

A atualização do software é uma boa notícia para muitos, mas ao mesmo tempo a renovação deixa de fora os proprietários de certos equipamentos que não conseguem acompanhar essas novidades. São terminais com vários anos de experiência, que não suportam mais certas ferramentas.

O WhatsApp não foge à regra. O mensageiro do Facebook incorpora alterações regularmente e também é comum que alguns smartphones fiquem de fora da festa. Agora é conhecida a lista de telefones celulares que não poderão usar o aplicativo de mensagens mais popular de 2021. A lista inclui modelos relativamente antigos, tanto com Apple iOS quanto com Android.

As novidades que o WhatsApp prepara para nova versão

O aplicativo de mensagens mais popular globalmente é atualizado regularmente, oferecendo novos recursos e aprimoramentos para seus mais de 2 bilhões de usuários. Uma das mudanças que chega em breve é o suporte para vários dispositivos. Especificamente, espera-se que o WhatsApp possa ser usado em quatro computadores simultaneamente , como visto nas edições beta da ferramenta.

Agora só é possível usar o aplicativo em um dispositivo principal e “expandir” a experiência com o WhatsApp Web ou a versão do aplicativo para computadores desktop. No entanto, não é possível usar a ferramenta em dois telefones em uníssono. Isso vai mudar em breve.

Além disso, o WhatsApp testa uma nova função que permitirá a exclusão automática de imagens, vídeos e GIFs enviados. Chamada de “Expiring Media” (ou “Expiration Media”) a opção apareceu na versão beta 2.20.201.1 do WhatsApp para Android, e são esperadas notícias de sua possível chegada à edição para todo o público.

Outra novidade vista nas versões de teste é o “silenciar para sempre” em grupos. Especificamente, é uma opção de silenciar suas notificações por tempo indeterminado, lembrando neste momento que atualmente só é possível fazê-lo por 8 horas, uma semana ou um ano.

Renato Sant'Ana - As articulações da toga...

Os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), informaram o seu presidente, Luiz Fux, que seguiriam despachando mesmo durante o recesso (a partir de 20/12/20) e, igualmente, em janeiro, período de férias.

A inédita decisão de laborar durante o recesso tem um efeito concreto e inelutável: diminui poderes de Luiz Fux. (Mas será o único?)

É que, com todo mundo ausente (recesso e férias coletivas), o presidente da casa (hoje, Fux) fica de plantão e tem a tarefa de analisar pedidos de urgência, resolvendo-os em decisão monocrática.

Aliás, há muito que esse funcionamento do STF é motivo de polêmica. Muitas ações são ajuizadas nesse período com previsão de resultado em razão do perfil do plantonista (advogados sabem avaliar as chances).

A possibilidade de o réu escolher o seu julgador, qualquer instância que seja, é um vício judicial que não pode ser desconsiderado.

Fato é que, neste momento, eventual pedido de urgência relacionado a processo conduzido por Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello ou Ricardo Lewandowski não vai cair em mãos de Luiz Fux.

O filósofo Pangloss diria que isso é bom. Afinal, vem muito bem uma desconcentração de poder e, igualmente, que os quatro esforçados se disponham a "colocar em ordem o estoque processual dos gabinetes", razão alegada por um "ministro anônimo" segundo o Portal Poder 360.

Porém, sob esse verniz de bonomia, esconde-se uma realidade nada edificante. É o que informam Estadão, CNN e outros, para os quais o que há é um jogo de poder, uma demonstração de força e a determinação de perseguir propósitos jamais publicizados.

Gilmar Mendes, Lewandowski e Moraes "sentiram-se traídos" quando o colegiado do STF rejeitou a tese da reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre (presidentes da Câmara e do Senado). E se diz que o voto de Luiz Fux foi decisivo, embora haja tido o mesmo peso dos demais.

Gilmar, na qualidade de relator do caso, só teria resolvido pautar o julgamento da reeleição porque tinha a certeza de que seu voto contaria com o apoio da maioria dos ministros, informa a Folha de S. Paulo.

Já o agastamento de Marco Aurélio Mello tem outra origem. Em decisão liminar, ele concedeu a soltura de André de Oliveira Macedo, o André do Rap, traficante, um dos chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

O "garantista" Marco Aurélio Mello agarrou-se a detalhes processuais para soltar um dos bandidos mais perigosos do país.

E Luiz Fux, que, conforme as regras regimentais do STF, teve a tarefa de analisar o caso, teve o peito de suspender a liminar do Dr. Mello.

A propósito, a abnegação dos quatro foi elogiada por Rodrigo Maia e Renan Calheiros. Convenhamos, é o tipo de elogio que recomenda mal...

Mas o que ninguém acredita mesmo é que haja sido por tédio que o quarteto garantista renunciou às suas seis semanas de ócio remunerado.

 

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.  

E-mail sentinela.rs@uol.com.br


5G em Porto Alegre

 Desde ontem, Porto Alegre está habilitada a receber antenas de sinal 5G nas placas de rua. 

A cidade será pioneira, no país, na difusão do sinal da quinta geração da internet. 

Um termo aditivo de contrato foi assinado entre a prefeitura e o Grupo Imobi para exploração de receita alternativa ao contrato de concessão dos toponímicos, mediante a instalação de estações transmissoras de radiocomunicação (ETRs) de pequeno porte ou small cells, como são chamadas. Com a autorização, as empresas de telefonia já podem contar com os conjuntos do mobiliário urbano para instalação da nova tecnologia e também expansão do sinal 4G. De toda renda gerada para utilização do espaço para a instalação dessas antenas, 15% entrarão para os cofres do município.

O investimento é 100% privado, mas também em geração de renda para a cidade, através das parcerias público-privadas.

No total, Porto Alegre terá disponível para as empresas de telefonia 42 mil pontos em que as antenas poderão ser instaladas. "Pode-se dizer que Porto Alegre é a primeira cidade 100% preparada para a tecnologia 5G”, dizMarcelo Gazen, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Já no início do próximo ano, a instalação das primeiras antenas nas placas de rua de Porto Alegre”, comemora Daniel Costa, sócio-diretor do Grupo Imobi.

Vencedor do edital de concessão dos toponímicos de Porto Alegre, o Grupo Imobi se tornou responsável pela instalação e manutenção do mobiliário pelos próximos 20 anos. Até o momento, já são mais de 2.600 conjuntos de placas instalados pela empresa.

 5G em Porto Alegre -  Com a criação da chamada Lei das Antenas (Nº 838/2018), a Capital gaúcha se transformou em uma referência nacional no licenciamento de ETRs, abrindo caminho para a tecnologia 5G. A partir da adoção do modelo de autolicenciamento, foi possível reduzir o prazo de tramitação de dois anos para apenas um dia, acabando com a demanda represada e permitindo a expansão da estrutura de antenas. Não por acaso, Porto Alegre conquistou em 2019 e em 2020, entre todas das capitais brasileiras, o primeiro lugar no ranking Cidades Amigas da Internet, da Associação Brasileira de Telecomunicações.