Montadoras paralisam produção de carros

  As montadoras General Motors, Hyundai e Stellantis vão conceder férias coletivas e hibernar fábricas em São José dos Campos (SP), Piracicaba (SP) e Goiana (PE).


Em nota nesta 2ª feira (20.mar.2023), a fábrica da General Motors em São José dos Campos afirmou que vai fazer um “ajuste temporário” na produção do veículo Chevrolet S10. A companhia também vai conceder férias coletivas aos funcionários de 27 de março a 11 de abril.


Já a Hyundai vai conceder férias coletivas a partir desta 2ª feira (20.mar), com retorno em 3 de abril, para os funcionários de sua fábrica em Piracicaba.


A Stellantis vai dispensar os funcionários de 2º turno da fábrica em Goiana de 22 de março a 10 de abril. Depois, em 27 de março, também vai interromper as atividades do 1º e 2º turnos, com retorno em 6 de abril. Segundo a empresa, “a medida se deve à necessidade de ajustar o volume de produção à disponibilidade de componentes”.


A produção nacional de veículos caiu 2,9% em fevereiro de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Foram fabricados 161,2 mil veículos –o menor número para o mês desde 2016.

Estes senadores obedeceram as ordens do lulopetismo

 Flávio Arns (PSB-PR)

Humberto Costa (PT-PE)

Leila Barros (PDT-DF)

Fabiano Contarato (PT-ES)

Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Zequinha Marinho (PL-PA)

Zenaide Maia (PSD-RN)

Weverton Rocha (PDT-MA)

Angelo Coronel (PSD-BA)

Cremesp obtém nova vitória na Justiça Federal em Defesa do Ato Médico

Ação judicial proíbe farmacêutico de realizar ato médico e curso para leigos


O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) obteve uma nova vitória na Justiça em Defesa da Lei do Ato Médico, ao impedir, por meio de ação judicial, que um profissional, no caso, um farmacêutico, continue a exercer atividades restritas ao campo da Medicina.


Trata-se de liminar decorrente de ação civil pública impetrada pelo Conselho na 6ª Vara Cível Federal de São Paulo --, que impede o farmacêutico de continuar a executar ou indicar atos invasivos relativos à medicina estética; e de divulgar e ministrar cursos e palestras nessa área. Também os obriga a excluir de suas redes sociais os conteúdos relativos à divulgação destes, sob pena de multa diária.


Essa decisão soma-se a diversas obtidas desde 2018 pelo Cremesp, que mudou a estratégia de atuação enfrentando a questão da violação do ato médico diretamente no Poder Judiciário.


Defesa da Lei do Ato Médico


O Cremesp tem feito da defesa da Lei do Ato Médico (12.842/13) uma atividade incessante junto à Justiça e vem obtendo conquistas e avanços concretos aos médicos do Estado de São Paulo, impedindo que profissionais não habilitados executem procedimentos exclusivos do campo da Medicina. Todo esse ativismo foi fortalecido em 2021, com a criação da Comissão de Defesa do Ato Médico, conduzido pelo Diretor 1º Secretário Angelo Vattimo.



Crise no IPE-Saúde: Simers mobiliza médicos credenciados no interior e aguarda projeto do Governo

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) está mobilizando seus diretores regionais e delegados para que realizem assembleias com médicos credenciados ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE-Saúde), no interior. Os encontros têm servido para apresentar a situação da autarquia, que desde 2011 não reajusta os honorários por procedimentos hospitalares pagos aos médicos, a união com outras entidades médicas (Amrigs e Cremers), contatos com o governador Eduardo Leite e secretários estaduais e ouvir os relatos e sugestões. Além disso, aguarda proposta de reestruturação do Instituto prometida pelo governo estadual às entidades até o final do mês.

A partir desta sexta-feira (17), o Simers publicará diariamente uma arte com a contagem regressiva até a data estipulada pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos Jr, pela secretária do Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e pelo presidente do IPE-Saúde, Bruno Jatene, para a apresentação da proposta de reestruturação do IPE-Saúde às entidades médicas. Hoje faltam 14 dias para que o Simers conheça o projeto de reestruturação da autarquia.

 

“Nosso propósito é o de salvar e fortalecer o IPE, com médicos valorizados, remuneração justa e uma assistência de qualidade aos usuários. Sem o reajuste dos honorários, temos acompanhado a intenção dos colegas de se descredenciarem”, afirma o presidente do Simers, Marcos Rovinski. “A situação está insustentável e a mobilização da categoria e sociedade é a forma que temos para sensibilizar o Governo. Todos sabemos que, sem médicos, não existe o IPE-Saúde”, completa. 

O passivo do IPE Saúde é de R$ 150 milhões. Para evitar que aumente e encontrar alternativas para o futuro do Instituto, o Governo estadual montou um grupo de trabalho para tratar de questões que envolvem contribuições dos segurados e dependentes, até a necessidade de repactuação dos contratos de prestação de serviços entre médicos e o IPE-Saúde. A data de conclusão foi estipulada até 31 de março.

“A crise no IPE-Saúde está impactando diretamente mais de 7 mil profissionais que atuam na instituição, o que representa cerca de 20% do total de médicos no Estado. Mobilizamos a categoria para que, juntos, enfrentemos e pressionemos o Governo por uma solução”, afirma o diretor do Interior do Simers, Luiz Alberto Grossi.

Lagoa Vermelha e Santa Maria, na quarta-feira (16), já receberam assembleias. Na quinta-feira (17), o mesmo ocorreu em Guaporé. Para terça (21), estão previstas assembleias no Litoral Norte e Rosário do Sul. Na quarta (22), Venâncio Aires e Bagé. Confirmadas, ainda, assembleias em Cruz Alta e São Gabriel, na quinta (23). 

No dia 2 de março ocorreu a primeira assembleia híbrida, com a presença de 250 médicos credenciados. O fim do congelamento de mais de uma década nos honorários pagos aos procedimentos médicos e hospitalares, descredenciamento e uma possível suspensão de 60 dias no atendimento — caso as demandas não sejam atendidas — fazem parte das ações que vêm sendo aprovadas nos encontros. A entidade segue ouvindo todos os médicos credenciados do Estado.



Mercado de trabalho perdeu tração no início do ano

Mercado de trabalho perdeu tração no início do ano, mas desemprego continuou em patamar reduzido. Divulgada na sexta-feira, a PNAD Contínua apontou uma taxa de desemprego em 8,4% no trimestre móvel encerrado em janeiro. Removendo a sazonalidade do período, a taxa subiu para 8,5%, ante 8,3% em dezembro. Esse movimento refletiu a queda da população ocupada, em especial entre os trabalhadores do setor público. A ocupação formal manteve trajetória de desaceleração gradual, corroborando os sinais observados nas estatísticas do Caged. Por outro lado, a ocupação informal voltou a crescer, após oito meses consecutivos de queda. Em nossa avaliação, esses resultados reforçam a visão de desaceleração da atividade econômica em curso, já esperada diante do atual estágio contracionista da política monetária, mas não invalidam a leitura de mercado de trabalho resiliente, com desemprego reduzido e rendimentos em crescimento moderado.

Atacadão abre mil vagas de emprego no Rio Grande do Sul

Oportunidades são para atuar em diferentes áreas e estão distribuídas em 11 cidades 

O Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas e com abrangência nacional, está com vagas efetivas abertas para a contratação de 1.000 profissionais no estado do Rio Grande do Sul. As oportunidades estão distribuídas em 11 cidades do estado: Alvorada, Gravataí, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Sapiranga, Sant’Ana do Livramento, Pelotas, Porto Alegre e Uruguaiana.

“Estamos presentes no Rio Grande do Sul desde 2008, contribuindo com os negócios dos pequenos e micros empreendedores, oferecendo alimentação básica a preços competitivos e, também, auxiliando com o desenvolvimento socioeconômico do local. Somente no estado, empregamos quase 5 mil pessoas de forma direta e continuamos contribuindo com novas oportunidades para a sociedade, expandindo cada vez mais nossa atuação em regiões estratégicas”, comenta Marco Oliveira, CEO do Atacadão. 

As vagas englobam diversos cargos que vão desde operacionais, até de liderança de setor. O processo seletivo será realizado entre os dias 20 e 31 de março, de segunda a sexta-feira, às 9h. 

Os interessados devem comparecer ao endereço da região que gostaria de atuar com currículo impresso e documentos pessoais (RG, CPF e Carteira de Trabalho) ou enviar o currículo para vagasrs@atacadao.com.br, colocando no título a cidade de interesse.

Confira as vagas disponíveis e os seus pré-requisitos:: 

Empacotador(a), auxiliar de depósito, auxiliar de cozinha, operador(a) de empilhadeira e auxiliar de manutenção: necessário ter o ensino fundamental completo; 

Operador(a) de caixa, repositor(a), atendente e fiscal de prevenção de perdas: necessário ter, no mínimo, o ensino médio incompleto;

Técnico(a) de manutenção: necessário ter curso técnico na área; 

Líder de setor: necessário ter o ensino médio completo e experiência em gestão de pessoas.

Todas as oportunidades são para os profissionais maiores de 18 anos. 

Processo seletivo: 1.000 vagas Atacadão

Data: 20 de março até 31 de março, de segunda a sexta-feira. 

Horário: às 9h.


Endereços:

- Alvorada/RS

Av. Senador Salgado Filho, 4742 - Viamópolis (processo na filial de Viamão)- Gravataí/RS

RS 118, 2245 - Marrocos

- Lajeado/RS

Avenida Senador Alberto Pasqualini 1476 - São Cristóvão

- Santa Cruz do Sul/RS

BR 471, Km 56, SN - Bairro várzea

- Santa Maria/RS

Rod. RST 287, 5500 - faixa nova de Camobi 

-Sant’Ana do Livramento/RS

Av. João Belchior Goulart, 1837 - Centro 

- Santo Ângelo/RS

Av. Brasil, 1287 - Boa Esperança

- Sapiranga/RS

Av. Mauá, 1734 - Centro

- Pelotas/RS

Av. Fernando Osório, 2072 - Três Vendas

- Porto Alegre/RS

Av. A. J. Renner, 1603 - Bairro Humaitá 

Av. Assis Brasil, 8285 - Sarandi

- Uruguaiana/RS

Processo seletivo no SINE da cidade


Sobre o Atacadão 

O Atacadão é uma empresa do Grupo Carrefour Brasil. Maior atacadista brasileiro em número de lojas, está presente em mais de 200 cidades distribuídas por todos os estados do Brasil, é líder no segmento de atacarejo (cash & carry) e está em rápida expansão. Com uma história de mais de 60 anos e 70 mil colaboradores, a rede tem mais de 340 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado. Em 2022, ficou entre as empresas das categorias atacadistas e supermercados mais lembradas, segundo o Top of Mind, da Folha de S. Paulo e apareceu em 10º lugar no ranking “As mais valiosas da Dinheiro”, da revista IstoÉ Dinheiro. Desde junho de 2022, o Maxxi Atacado é uma das bandeiras do Atacadão, após a integração com o Grupo BIG.


Boletim Focus

 O Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, projetou  queda da inflação pela primeira O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2023 foi projetado pelos analistas de mercado em 5,95% ante 5,96% na semana passada.

PIB - O crescimento da economia também teve queda. A projeção dos analistas de mercado para esta semana foi de 0,88% ante 0,89% na semana passada. A tendência de queda do PIB se mantém para os três anos seguintes. Para 2024, os analistas projetaram PIB de 1,47% nesta semana ante 1,5% na semana passada; para 2025, a queda na projeção foi de 1,8% para 1,7%; e para 2026, de 1,98% para R$ 1,8%.

Juros - A Selic deve fechar 2023 em 12,75%. Hoje a taxa está em 13,75%. Os analistas também mantiveram as projeções da semana anterior para a Selic em 2024 e 2025, em 10% e 9%, respectivamente. 

Câmbio - Quanto à taxa de câmbio, pela quinta semana consecutiva, a projeção é de que o dólar feche 2023 cotado a R$ 5,25.