Linguagem neutra, uma ova

 Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 077/21, que garante aos estudantes da Capital o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino e obriga a Administração Pública Municipal, Direta e Indireta a empregar a língua portuguesa, na forma em que menciona, em todos os seus meios de comunicação externa. 

Assinam a iniciativa junto à proponente vereadora Fernanda Barth (PRTB), os vereadores Alexandre Bobadra (PSL), Comandante Nádia (DEM), Hamilton Sossmeier (PTB), Jesse Sangalli (Cidadania) e Ramiro Rosário (PSDB).

Ao falar sobre a linguagem neutra, que propõe que troquemos a vogal marcada, substituindo "os alunos" e "as alunas" por artimanhas linguísticas como "xs alunxs" ou "@s alun@s". a vereadora Fernanda Barth destaca que “essa linguagem não torna a língua apenas impraticável fora do papel, já que os "x" e "@" são impronunciáveis. Não é apenas uma confusão inofensiva. Seu uso prejudica inúmeras pessoas com problemas de dislexia ou problemas visuais, traz graves dificuldades ao processo de alfabetização, já que a noção de concordância, essencial ao nosso idioma, fica prejudicada”, ressalta.


A iniciativa também estabelece que o uso da língua portuguesa em desacordo com as orientações nacionais de Educação, nos termos da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) e da gramática elaborada nos termos da reforma ortográfica ratificada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acarretará sanções aos servidores públicos que o fizerem prejudicando o aprendizado dos estudantes ou o entendimento das comunicações do Poder Público, direta ou indiretamente.


Bagé está com saldo positivo de empregos em 2021

A Rainha da Fronteira tem sido destino de muitas empresas desde o início desta gestão. A contar de 2017, mais de 80 empreendimentos de diversos segmentos avaliaram Bagé como uma potencial cidade em desenvolvimento e aqui se instalaram e outras ampliaram seus negócios.


Mesmo durante o período mais crítico da pandemia, o Governo Municipal manteve o comércio aberto, sempre conciliando com os protocolos de saúde necessários para combater a contaminação de Covid-19. A decisão se mostrou eficaz nos dois pontos. Primeiro, a cidade permaneceu entre as mais baixas no índice de mortalidade pelo vírus. Segundo, a economia local manteve-se ativada com a criação de diversos empregos novos.


Entre fevereiro e maio de 2021, foram contratadas 1852 pessoas e 1502 foram desligadas dos locais de trabalho, o que possibilitou um saldo positivo de 350. Já no mês de junho, o mais recente com dados atualizados no site do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de pessoas contratadas (442) também superou o de desligadas (399). Os números de julho devem ser disponibilizados até a metade do mês de agosto.


O prefeito Divaldo Lara comemora os resultados das ações do Governo Municipal. “Grandes empresas estão confirmando o potencial que temos em Bagé. A geração de empregos só cresce e, com isso, o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou o chefe do Executivo que ainda garantiu que mais empresas já estão confirmadas e serão anunciadas em breve. 


Novo ecossistema empreendedor 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, o novo ecossistema empreendedor implantado na Rainha da Fronteira, desde 2017, é que possibilita ótimos indicadores na área da geração de empregos.


Dentre as principais ações realizadas, Bayard destaca importantes conquistas como o enfrentamento às feiras itinerantes que praticavam concorrência desleal com o comércio local; a criação da Casa do Empreendedor, que agiliza os trâmites para quem quer se instalar em Bagé, a retomada de voos regulares; o programa Empreende Bagé; a Lei de Liberdade Econômica; o expressivo volume de eventos gerados em todos os segmentos econômicos do município, entre outras ações. 


O secretário lembra que, quando a atual gestão assumiu o comando da Prefeitura Municipal, haviam 3500 microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados e que, atualmente, são cerca 8000, um aumento de mais de 100%. “São mais de 4500 pessoas que saíram da informalidade para a formalidade por identificar melhores oportunidades e acreditarem no trabalho que vem sendo realizado”, avaliou o titular da SDI. Além disso, um percentual superior ao índice de 50% dos novos MEIs possuem um colaborador, conforme  faculta a legislação, o que possibilitou que mais de 2000 pessoas fossem adicionadas ao mercado de trabalho.


Prospecta-se que, de 2017 até agora, mais de 80 empresas, comerciais, industriais, rurais e/ou de serviços se instalaram na cidade. Entre elas: Magazine Luiza, Americanas, Rede Sim, Zé Pneus, Savarauto/Toyota, Renner, Origem Pampa Azeites, Havan. Ampliaram os negócios, Rede Colombo (Colombo Pet), Nicolini, Peruzzo, Marfrig, Curtume Bagé entre outros grupos.. A estimativa é que aproximadamente 2500 bageenses estão trabalhando nestes espaços. O total entre os dois itens ultrapassa os 5000 novos empregos. 


Eventos de visibilidade 

Outro item destacado por Bayard são os eventos geradores de visibilidades para os  empreendedores. Mais de 90 feiras já foram realizadas em Bagé, dando destaque para quem investe em Bagé. O evento âncora denominado Sábados Azuis foi premiado pelo Sebrae como uma das principais práticas de fomento ao empreendedorismo no RS. Em paralelo, realizam-se feiras de artesanato, eventos de gastronomia e bebidas artesanais (Festivais de Cervejas da Campanha, Fest Food, Gastrobeer); feiras voltadas à agricultura familiar, (Peixe Vivo, Feira da Uva, Feira Orgânica e a feira livre); eventos de moda (Bagé Summer Collection); para o segmento Pet (Bagé Pet Show) e na área de Tecnologia de Informação.


Malha de fibra ótica

Também ao encontro das novas oportunidades, o titular da SDI cita que Bagé já atingiu a totalidade de áreas cabeadas por fibra óptica, o que garante internet de qualidade em todos os recantos da cidade. Bayard cita também o projeto Praças Conectadas que conta com seis praças com rede on-line gratuita, o que deve ser ampliado e melhorado nas próximas semanas.


Rede de Hotelaria

A capacidade da rede hoteleira também é um fator importante nesta soma. O secretário informa que, embora a cidade precise avançar nesta área, o resultado é positivo, tendo o município recebido importantes investimentos. Tais como dois novos hotéis, um Eco hotel, duas ampliações, a implantação de Hostel e, em prospecção, existe uma grande rede hoteleira.


Saiba por que não saiu a greve dos ônibus metropolitanos da Grande Porto Alegre

 


NOTA À IMPRENSA SOBRE A GREVE DO TRANSPORTE PÚBLICO METROPOLITANO

*NOTA À IMPRENSA*


Foi realizada, na tarde de sexta-feira (06), uma reunião para tratar sobre a greve do transporte público metropolitano, anunciada para o dia 9 de agosto. Com o objetivo de minimizar os prejuízos à comunidade, estiveram no encontro de trabalho o Governo do Estado, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários Intermunicipais, de Turismo e Fretamento da Região Metropolitana (Sindimetropolitano), o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul (Setergs) e a Associação dos Transportadores de Passageiros Metropolitano (ATM).


Por iniciativa do Governo do Estado, foi criado um Grupo de Trabalho Emergencial, com a finalidade de construir uma alternativa conjunta que permita ao sistema de transporte metropolitano condições de encontrar o equilíbrio dos serviços — necessário para cumprir suas obrigações com os usuários e trabalhadores do setor.


Devido a esse encaminhamento, o Sindimetropolitano concordou em retirar o aviso de greve, de modo que o grupo possa avançar na solução do problema.

11 dicas para renda extra

Segundo uma pesquisa da Acordo Certo, quase metade dos entrevistados venderam algum item de casa para conseguir uma renda extra e poder pagar as contas. Além disso, 77% dos respondentes gostariam de ter uma atividade extra para conseguir mais dinheiro, mas não sabem como fazer.

Levantamos algumas dicas de como conseguir esse dinheiro extra na pandemia para auxiliar no pagamento de contas e dívidas e algumas são bem simples e podem ser realizadas pelo celular.

Conheça 11 dicas para conseguir uma renda extra hoje

Segundo pesquisa realizada pela plataforma Acordo Certo, 77% dos entrevistados gostariam de ter uma atividade extra para conseguir mais dinheiro, mas não sabem como fazer

A crise econômica provocada pela pandemia impactou fortemente o bolso das famílias brasileiras. Neste cenário, as pessoas têm feito de tudo para conseguir uma renda extra. Segundo uma pesquisa realizada pela Acordo Certo, plataforma  de renegociação de dívidas com foco no bem-estar financeiro do consumidor, quase metade dos entrevistados venderam algum item de casa para conseguir uma renda extra e poder pagar as contas.

Recentemente, o Governo anunciou  a extensão do auxílio emergencial por mais três meses, até outubro. Atualmente, o benefício atende quase 40 milhões de brasileiros. 

Bruna Allemann, Especialista em Educação Financeira da Acordo Certo, acredita que a pandemia e a necessidade de dinheiro para itens básicos como higiene e alimentação fez com que muitas pessoas acordassem para hábitos financeiros ruins que já vinham levando anteriormente.

“Ao venderem objetos pessoais, podemos observar uma questão comportamental atrelada a compra emocional como, por exemplo, ao ficar triste, comprar uma peça de roupa para se satisfazer emocionalmente. Agora, diante da escassez, a pessoa percebe que aquele item não tinha tanta utilidade assim e agora pode ser vendido e revertido para algo realmente necessário”, avalia a especialista. 

Ainda de acordo a pesquisa da Acordo Certo, 77% dos respondentes gostariam de ter uma atividade extra para conseguir mais dinheiro, mas não sabem como fazer. Mas, afinal, quais são os outros caminhos para se obter uma renda extra hoje? Bruna separou algumas dicas:

Renda extra com Vendas:

1 – Venda o que não usa mais: itens pessoais, alguns móveis, dentre outros;

2 – Marmitas, doces e salgados por encomenda: é uma forma econômica de começar e pode ser mega potencializada com o uso das redes sociais, familiares e amigos;

3 – Transforme seus hobbies e sonhos em dinheiro: aqui vale usar a criatividade e pensar em formas de transformar algo prazeroso em renda;

Renda Extra na Internet:

4 – Seja um assistente pessoal: Já pensou em realizar tarefas para pessoas e empresas? Em plataformas de freelancer como 99Freelas e Workana você encontra oportunidades para atender chats digitais, por exemplo;

5 – Responda pesquisas on-line: uma forma rápida e confortável de adquirir uma renda a mais e que pode ser realizada apenas com o celular;

6 – Trabalhe como afiliado ou tenha sua loja online para ganhar comissões (sem custo): Alguns exemplos desse modelo de negócios são sites como Hotmart, Magazine Luiza, Amazon, dentre outros;

Renda Extra com Serviços:

7 – Ajude com Mudanças: em sites como a OXL você pode publicar seus serviços on-line, além disso, vale abusar da rede de contatos para prestar esse tipo de serviço;

8 – Alugue sua vaga de garagem: no caso de um espaço disponível, esta é uma boa opção para colocar à disposição dos vizinhos, principalmente de prédios sem garagem, por exemplo;

9 – Trabalhe como freelancer com o que você conhece: essa é uma ótima forma de utilizar o seu potencial. Afinal, o seu trabalho diário pode se tornar uma renda extra fora dos horários convencionais e aos finais de semana;

10 – Passeie com cachorros aos fins de semana: nos últimos cinco anos, o setor de acessórios e alimentos para pets cresceu 87%, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International. A área de serviços segue na mesma linha e é uma ótima aposta.

11 – Trabalhe como operador de telemarketing freelancer: com carga horária de até 6h, às vagas no segmento seguem em aberto em todo país e pode ser uma boa forma de adquirir renda neste momento.

“De modo geral, não importa a forma, o importante é começar e sair da zona de conforto. Esses são alguns caminhos para as oportunidades que existem no mercado. No mais, não é necessário dispor de muito dinheiro para isso, veja o que faz bem, o que as pessoas a sua volta precisam e possa ser interessante, teste seus serviços com conhecidos e vá crescendo conforme a demanda”, explica Allemann.

Sobre a Acordo Certo

A Acordo Certo é uma fintech de soluções voltadas para o bem-estar financeiro dos consumidores, possibilitando a renegociação de dívidas de forma 100% online, com uma abordagem humana, acolhedora e  empática. Fundada em 2013 e recentemente adquirida pela Boa Vista, possui mais de 30 empresas parceiras, entre elas varejistas, bancos, financeiras, empresas de telefonia e grupos educacionais, como Santander, Itaú, Claro entre outros. Conta com uma base com mais de  20 milhões de usuários cadastrados. Com um time de mais de 90 Acorders (apelido carinhoso dado aos colaboradores), a empresa já passou por programas de aceleração como Escale Up da Endeavor, Quintessa, boostLAB do BTG Pactual, além de conquistar o selo GovTech da Brazil LAB, certificação Great Place to Work  de melhores lugares para se trabalhar e figurar nas listas de 50 Startups que Mudam o Brasil, publicada em 2021 pela Revista Exame, e 100 Startups to Watch de 2020


Saiba como será o Natal Luz deste ano

 O 36º Natal Luz de Gramado terá quatro atrações artísticas pagas que serão apresentadas entre 28 de outubro e 16 de janeiro. O único atrativo que segue até o dia 30 de janeiro, data final do 36º Natal Luz, será́ O Reino do Natal. Ao todo serão mais de 150 apresentações, sendo 36 do Natalis; 34 do Nativitaten; 35 do Grande Desfile de Natal – Celebrando Tradições; e 20 do O Primeiro Milagre do Menino Jesus. O Reino do Natal terá́ apresentações diárias entre 10h e 20h.

A Gramadotur, Autarquia Municipal, realizadora do Natal Luz, anunciou no final do mês de julho os principais atrativos do evento que serão realizados seguindo protocolos de segurança apresentados ao Gabinete de Crise do Estado. Entre as medidas estão a redução da capacidade de público nos atrativos e a adoção de medidas sanitárias que garantem a segurança dos espectadores, artistas e das equipes da organização dos shows.

Confira os espetáculos e os respectivos dias de apresentação:

NATIVITATEN

Duração: 70 minutos

Direção: Linus Lerner

Local: Lago Joaquina Rita Bier

Dias: terças, quintas e sábados, às 21h, entre 30 de outubro e 15 de janeiro Excepcionalmente, no dia 1º de novembro (segunda-feira) acontecerá também o espetáculo.

Valor dos ingressos: entre R$ 190,00 a R$ 250,00 (arquibancada) por pessoa, entre R$ 210,00 a R$ 275,00 (arquibancada especial) por pessoa, entre R$ 320,00 a R$ 410,00 (premium lounge) por pessoa e entre R$ 190,00 a R$ 250,00 (PNE) por pessoa.


O PRIMEIRO MILAGRE DO MENINO JESUS

Duração: 60 minutos

Dias: quartas, sextas e domingos, às 19h. Entre 26 de novembro a 9 de janeiro

Direção: Linus Lerner

Local: complexo do Centro de Eventos Expogramado.

Valor dos ingressos: R$ 120,00 por pessoa.


O GRANDE DESFILE DE NATAL - CELEBRANDO TRADIÇÕES

Duração: 60 minutos

Direção: Fabrício Ghomes

Local: complexo do Centro de Eventos Expogramado.

Dias: domingos, quartas e sextas, às 21h. Entre 29 de outubro a 16 de janeiro.

Valor dos ingressos: entre R$ 190,00 a R$ 250 (arquibancada) por pessoa, entre R$ 320,00 a R$ 410,00 (premium lounge) por pessoa e entre R$ 190,00 a R$ 250,00 (PNE) por pessoa.


O REINO DO NATAL

Duração: 70 minutos

Direção: Abramo Machado

Local: complexo do Centro de Eventos Expogramado.

Dias: Todos os dias da programação: 

Segundas, Terças, Quintas e Sábados - das 10h às 20h30min. Quartas, Sextas e Domingo - das 10h às 19h30min.

Valor do ingresso: R$ 100,00 por pessoa.


NATALIS - A CRIAÇÃO

Duração: 45 minutos

Direção: Sérgio Korsakoff

Local: Lago Joaquina Rita Bier

Dias: quartas, sextas e domingos, às 20h. A partir de 31 de outubro a 16 de janeiro; Valores dos ingressos: R$ 150,00 (arquibancada e PNE) por pessoa, R$ 175,00 (arquibancada especial) por pessoa e R$ 280,00 (premium lounge) por pessoa.

Especialmente em dezembro, nos dias 20/12 e 27/12 acontecerá o espetáculo.

O 36º Natal Luz é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer e Stemac Grupos Geradores com apoio da Vinícola Miolo, Azul Viagens e Adylnet. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com o Natal Luz como “Receptivo Oficial”.  A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado.


Veja os números da ineficiência dos Correios no RS


O movo corrosivo com que vem operando os Correios, inclusive no RS, mais do que justifica o atual processo de privatização em curso.

A operação tartaruga apenas comprova a decisão tomada pelo governo Bolsonaro, cuja proposta acaba de passar com folga na Câmara.

Só no RS, 10,7 milhões de correspondência estão retidas nos Correios, porque seu pessoal resolveu não fazer a entrega.

O editor tem recebido correspondências com até 3 meses de atraso e isto acontece em todo o Brasil.


Inflação do IPC-S avançou 0,97% na primeira semana de agosto, diz FGV

O IPC-S avançou a 0,97% na primeira leitura de agosto, após registrar 0,92% no fechamento de julho. A alta acumulada em 12 meses é de 9,23%, maior do que os 8,76% ocorridos nos 12 meses até julho.

A aceleração mais significativa no IPC-S Capitais foi registrada em Porto Alegre, onde a inflação saltou de 0,90% para 1,06% de julho para a primeira quadrissemana de agosto. Recife (1,29% para 1,37%) e São Paulo (1,04% para 1,16%) também registraram avanço.

Na direção oposta, Belo Horizonte (0,59% para 0,53%), Brasília (0,98% para 0,97%), Rio de Janeiro (0,79% para 0,72%) e Salvador (0,75% para 0,70%) tiveram alívio da inflação na leitura inicial de agosto, de acordo com a FGV.

Porto Alegre vacinará quem tem mais de 25 anos

 A partir de hoje, a prefeitura de Porto Alegre vacinará pessoas com 25 anos ou mais.


Brasil registra menor número de óbitos desde o início da pandemia

O Brasil registrou 237 mortes por vírus chinês nas últimas 24 horas, totalizando nesta segunda-feira  563.707 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 907. 

É o décimo dia seguido com a média abaixo de 1 mil. 

O número é 20 vezes menor do que previam em abril, entes como UFF, Fiocruz e Butantan, que alarmavam a população para torná-la refém de governantes tiranetes e fazer oposição ao governo Bolsonaro. CLIQUE AQUI para ler o que dizia a Fiocruz.

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -17% e aponta tendência de queda.

Os números são do ministério da Saúde. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Frio voltará com força ao RS

Porto Alegre, 8h22min, 15 graus

O frio voltará ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira, segundo a MetSul. A partir do fim do dia, o frio se intensifica, e a sensação térmica cai. 

Há muita nebulosidade no começo do dia.

De acordo com a MetSul Meteorologia, pode haver chuva em pontos isolados, mas já no fim do dia o tempo estará seco e firme na maior parte do Estado. 

Em Porto Alegre, o sol aparecerá mais tarde, porém a Capital está sob densas camadas de nuvens.A temperatura mínima na Capital foi de 11°C e a gtemperatura máxima ficará na casa dos 18°C.

Navegue por esta plataforma que mostra a posição de cada deputado no caso da PEC do Voto Impresso Auditável

 A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) lançou um site para exibir a posição de todos os parlamentares da Câmara dos Deputados sobre a PEC (proposta de emenda à Constituição) do voto impresso auditável, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Segundo a plataforma, até o momento, 206 congressistas são a favor, 139 não informam seu posicionamento e 168 são contrários a proposta.

CLIQUE AQUI para examinar a posição de cada deputado e entender a PEC.


STF rejeita pedido para proibir desfile de blindados

 O ministro Dias Toffoli, STF, negou liminar pedida por Partidos de extrema esquerda, tipo Psol e Rede, que queriam cancelar o desfile militar de hoje na Praça dos 3 Poderes, diante do Planalto e do Congresso.

A oposição lulopetista e seus aliados da esquerda e da direita fisiológica acham que o desfile de blindados visa intimidar os deputados, que hoje votarão a PEC do Voto Impresso.

Oswaldo Eustáquio diz que delegado federal morto em Caxias (RS) foi assassinado por inimigos lulopetistas

A morte do delegado Gastão Schefer Neto, de 48 anos, ontem, na sede da Polícia Federal de Caxias do Sul, RS, não foi caso de suicídio, disse ontem a noite nas redes sociais o jornalista Oswaldo Eustáquio, que era amigo e correligionário do policial. 

O jornalista, que está na Costa Rica, sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde defende a liberdade do deputado Daniel Silveira, disse que o delegado era anti-petista, foi candidato a deputado federal pelo Paraná por duas vezes (2018 e 2020) e durante a prisão de Lula desmontou equipamentos de som do acampamento lulopetista.

 De acordo com a assessoria da PF, o caso está sendo tratado como suicídio.

Nas redes sociais, sindicatos de delegados e policiais federais do Rio Grande do Sul e do Paraná lamentaram a morte de Schefer