Simulação de transporte de paciente em ECMO é feita no Hospital Moinhos de Vento

A ação faz parte de um curso de capacitação que utilizou, além do heliponto, o Centro de Tratamento Intensivo Adulto (CTIA) da instituição


Uma live na tarde do último sábado (30) mostrou todos os passos necessários para transportar um paciente em oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), via transporte aéreo, para o Hospital Moinhos de Vento. A simulação faz parte de um curso oferecido pela ECMO 24h, empresa parceira da instituição para este tipo de tratamento. A ação durou pouco mais de duas horas e mostrou a complexidade na situação. Pacientes que usam este tipo de dispositivo são extremamente instáveis e com risco elevado de intercorrências, por isso a necessidade de equipe de alta performance, com treinamento específico, e UTI de alta complexidade.


“A expertise do Hospital Moinhos de Vento o credenciou para participar dessa atividade, por estar apto a receber pacientes externos para esse tipo de tratamento. Além disso, simulações realísticas asseguram o treinamento da equipe, garantindo a segurança do paciente, especialmente em condições clínicas graves em que imprevistos podem causar danos irreversíveis”, explica a gerente-médica do Hospital Moinhos de Vento, Juçara Gasparetto Maccari. 

Uma equipe do Hospital Moinhos também participou da simulação, além dos quatro profissionais de saúde e um voluntário que interpretou o papel de paciente. Em terra, uma ambulância fez o traslado até o hangar e, do heliponto da instituição hospitalar, o paciente foi levado até o leito do Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTIA). 


Especialista em suporte cardiorrespiratório mecânico utilizando a ECMO, a empresa parceira do Hospital Moinhos de Vento tem estrutura para o atendimento de pacientes de alta complexidade, inclusive, àqueles vindos de outras cidades, tanto por transporte aéreo quanto terrestre.


O coordenador técnico da equipe ECMO 24h, o biomédico perfusionista Alexsandro Rodrigues de Oliveira, falou sobre a parceria. “O Hospital Moinhos de Vento tem um serviço estruturado e qualificado, referência no Brasil. Alinhamos nossas competências para prestar o melhor atendimento a um público que necessita atenção especial, com o máximo de eficiência”, salientou.


ECMO

A oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) serve para os suportes respiratório e cardíaco. A técnica consiste na retirada do sangue por uma veia para uma bomba e por uma membrana artificial, que faz a função do pulmão. A ação tem como objetivo oxigenar o sangue, o devolvendo para o organismo.

A polêmica sobre o arrendamento de terras em reserva indígenas

 A polêmica sobre o arrendamento de terras em reserva indígenas


Por Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS)


📰 🗞️ Dias atrás, a GaúchaZH trouxe uma reportagem que ilustra bem a falência do atual modelo de demarcações de terras indígenas. É uma prova inequívoca que o índio não precisa de mais terra para manter sua cultura. O que precisamos é de uma nova legislação que permita aos indígenas explorar suas terras de forma sustentável, inclusive com a permissão de produzir alimentos em larga escala ou arrendar para quem sabe produzir, levando emprego e renda para dentro das reservas. Hoje o arrendamento está errado perante à lei. Mas vocês acham certo colocar comida no lixo? Equivocado está o pensamento de que o indígena precisa de mais áreas e que estas devam ser improdutivas. Terra é para produzir alimentos e ajustar isto é cuidar do Brasil. Confira minha posição na reportagem:


📣 Os prefeitos e os agricultores da Guarita ganharam apoio do deputado federal Jerônimo Goergen (PP), que levou o pedido à presidência da Funai.


🌾🌾🌾 — É preciso mudar a lei, para que os indígenas possam firmar parcerias legais com os agricultores brancos, de aluguel de máquinas em troca dos arrendamentos. Mas, antes disso, os plantadores se comprometerão a sair — pondera Goergen. 


Num primeiro momento, a Justiça está inclinada a permitir a colheita. Faz sentido.

Mercado financeiro piora projeções dos principais indicadores macroeconômicos

 As estimativas do mercado financeiros para o cenário econômico brasileiro pioraram novamente. 

Analistas estimam que a inflação deve chegar a 9,17% – antes era 8,96%. É a 30ª alta consecutiva das precisões do mercado para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2021. A média das estimativas foi divulgada, esta manhã.  no Boletim Focus do BC (Banco Central. 

O Boletim Focus traz semanalmente a média das perspectivas dos operadores do mercado em relação aos principais indicadores da economia.

CLIQUE AQUI para verificar todas as demais projeções macroeconômicas, com tabelas e gráficos.

Morreu o pianista Nelson Freire, 77 anos

 Morreu o pianista Nelson Freire, 77 anos.

Artigo: Mirabal: hora de jogar luzes numa falsa questão

 A execução de qualquer política pública depende de alguns fatores: financiamento, obediência às normas legais e aos preceitos técnicos. Desde 2018, o Poder Público vem enfrentando uma pseudodisputa com um movimento que atua no acolhimento de algumas mulheres vítimas de violência, porém, sem medida protetiva da justiça. Como pano de fundo, uma falsa premissa de que esse “serviço” preenche um vazio deixado pela administração, o que não procede.


Sob esse pretexto, o movimento, que atua com parcos recursos, oriundos de doações, conforme a própria coordenação admite, invadiu um próprio municipal e ali se instalou. Sem condições de arcar com os custos de um débito com a empresa fornecedora de energia, mulheres e crianças lá acolhidas vivem há dois meses às escuras. Porém, elas não precisam estar lá: o Município de Porto Alegre dispõe de vagas nas casas de acolhimento que mantém, de acordo com o sistema público de proteção a mulheres vitimadas e submetidas aos órgãos de controle social. A prefeitura já fez reiteradas ofertas às abrigadas, que preferem as condições difíceis para elas e seus filhos, conforme reportado e reforçado pela coordenação do movimento à imprensa.


A prefeitura orientou a coordenação do movimento a requerer um prédio do Município para instalar-se, o que foi feito na última semana e está em análise. Também sugeriu que o movimento se adeque à legislação da assistência social e venha para a formalidade, deixando de ser uma “ocupação” para se transformar em uma instituição como as demais 280 conveniadas com a gestão municipal, para que possa, até mesmo, prestar o serviço pretendido ao Município no futuro.


Com relação à energia elétrica, legalmente a administração pública não pode pagar uma dívida que não é sua. Por isso, orientou o movimento a buscar a solução junto à companhia de energia. Com esses encaminhamentos em andamento, nos parece que o mais sensato seria as mulheres abrigadas aceitarem a oferta da prefeitura e se transferirem, ainda que provisoriamente, a local com infraestrutura e serviços adequados, que efetivamente garantam a segurança e as condições que elas e seus filhos merecem.


Léo Voigt

Secretário municipal de Desenvolvimento Social