Marco Aurélio teme que TSE negue registro a Bolsonaro. "Incendiarão o País se fizerem isto", avisou o ex-ministro do TSE.

O ministro aposentado do STF Marco Aurélio, que foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta quarta-feira, que poderia “incendiar o País” uma eventual decisão da Corte de negar registro à candidatura de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL)

A possibilidade foi noticiada na coluna do jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, um dos apresentadores do programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, que entrevistou o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal.

“Seria desastroso”, enfatizou Marco Aurélio

O ministro disse também que o TSE errou ao convocar militares para integrar comissões no tribunal. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Para o ex-presidente do TSE a decisão da corte seria 'desastrosa'

O ministro aposentado do STF Marco Aurélio, que foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta quarta-feira, que poderia “incendiar o País” uma eventual decisão da Corte de negar registro à candidatura de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A possibilidade foi noticiada na coluna do jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, um dos apresentadores do programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, que entrevistou o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal.

“Seria desastroso”, enfatizou Marco Aurélio ao ser questionado pela possibilidade à qual se referem ministros do TSE, em conversas internas, já sem pedirem reserva aos funcionários que as testemunham.

O ministro lamentou durante a entrevista o clima de beligerância entre o presidente da República e ministros do STF e do TSE, lembrando a exigência constitucional de relação harmônica e independente entre os poderes.

Nesta terça (2), Bolsonaro chamou o ministro Luis Roberto Barroso, do STF, de “mentiroso” por insistir na versão de que se tentou reintroduzir no Brasil “o retorno do voto em papel”, quando na verdade se discutiu a impressão do voto eletrônico, e por amostragem.

Urnas eletrônicas

Para Marco Aurélio, o presidente Jair Bolsonaro não dá bom exemplo quando lança dúvidas sobre as urnas eletrônicas e defendeu o sistema que o Brasil adota desde as eleições de 1996, ressaltando inclusive que nesses anos jamais houve comprovação de fraude.

As eleições de outubro terão no comando do TSE Alexandre de Moraes, alvo frequente de críticas do presidente Jair Bolsonaro. Para o ministro aposentado Aurélio Mello, o ministro precisa fazer uma leitura correta do contexto para conduzir todo o processo com tranquilidade.

O ministro disse também que o TSE errou ao convocar militares para integrar comissões no tribunal. Ele entende que a participação das Forças Armadas deve estar limitada ao apoio logístico, em atividades como o transporte de urnas.

O ministro Marco Aurélio foi entrevistado no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, pelos jornalistas Thays Freitas, Sônia Blota e Cláudio Humberto.


Nota pública - Eu sou Renner, da família do fundador, mas não tenho nada a ver com Lojas Renner

Telma Renner, que é da família do fundador, Jacob Renner, avisa que é Renner, mas que nada tem a ver com Lojas Renner e muito menos com José Galló, o ex-CEO que assinou a carta que banqueiros, empresários, tucanos e luloptistas assinaram para criar problemas para Bolsonaro.

Em nota pública, diz Telma Renner, que é empresária em Gramado, RS:

ESCLARECIMENTO A MEUS AMIGOS DE FACEBOOK

Como portadora do nome Renner sinto a necessidade de prestar alguns esclarecimentos àqueles que me seguem aqui no face.

Até 1994 minha família era sócia majoritária das Lojas Renner SA. Em 1994 vendemos a empresa para os americanos da JC Penney. Na época o Sr. José Galó era o executivo da empresa e seguiu trabalhando com os novos proprietários .

O motivo desta explicação é porque constatei, com indignação, que o Sr.JOSÉ GALÓ , DE LOJAS RENNER , assinou a tal “Carta às brasileiras e brasileiros ... “ engendrada pelos professores, banqueiros e empresários TODOS cabos eleitorais do bandido condenado, que hoje, por artifícios questionáveis, nos está sendo imposto como candidato ao mais alto cargo da Nação.

A tal Carta que se diz em “defesa do Estado Democrático de Direito” é na realidade uma defesa do atual sistema eleitoral, inadmissível numa democracia, por não permitir a contagem pública dos votos, condição exigida inclusive pela Constituição Brasileira.

Por outro lado admira-me que empresários, que dizem clamar por Estado Democrático de Direito apóiem atitudes de togados que diáriamente violam a Constituição Federal, com inúmeras prisões ilegais, soltura de perigosos bandidos em cima da população indefesa, e processos totalmente inconstitucionais .

Finalizando, quero dizer que nada tenho a ver com a empresa Lojas Renner e que, desaprovo profundamente a todos os signatários da tal carta, por sua atitude extremamente prejudicial ao povo brasileiro, ao defenderem um obscuro sistema no ato mais importante de uma Democracia que é a escolha de seus representantes.

Tenho orgulho de meu nome e de minha família que sempre esteve ligada ás boas causas deste Brasil  cujo povo não merece ser apunhalado em sua dignidade,tendo que enfrentar um condenado como presidente da República. Caso isso ocorrer os signatários desta carta serão co responsáveis por isso!

Telma Renner

HU incentiva o aleitamento materno e prepara programação alusiva ao Agosto Dourado

Mamaço, palestras e oficinas sobre amamentação estão previstas de 16 a 19 de agosto


Referência na aplicação do método Canguru (modelo de assistência ao recém-nascido em situação de baixo peso ao nascer ou prematuridade que fundamenta-se no contato pele a pele entre a mãe e bebê, e nos cuidados na alimentação, estimulação e proteção) em todo o Estado, o Hospital Universitário de Canoas (HU) prepara palestras, mesa-redonda com multiprofissionais, oficinas e orientações para o Agosto Dourado. Este mês simboliza a luta mundial pelo incentivo à amamentação para a saúde do bebê e da mulher.  A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.         


 


“Ao contrário do que muitas vezes pensam, amamentar não é um processo instintivo. É preciso todo um apoio e suporte, inclusive psicológico, para as mães”, pontua a fonoaudióloga Marilise Floriano, que atua na UTI Neonatal do HU. A coordenadora da UTI Neonatal do HU e tutora responsável pelo Centro de Referência pelo Método Canguru no RS, Silvana Salgado Nader, explica que quando o bebê nasce prematuro o desafio da amamentação é ainda maior. “Os prematuros não estão com o desenvolvimento cerebral pronto. Então, o estímulo é fundamental para o sucesso na amamentação e estabelecimento do vínculo materno”. 





Com o tema deste ano “Fortalecer a amamentação - Educando e Apoiando”, a equipe da CTI Neonatal e o serviço de Nutrição do HU vão realizar a programação de incentivo ao aleitamento materno de 16 a 19 de agosto. Mamaço, mesa-redonda sobre a importância do Banco de Leite, palestra sobre as Propriedades do Leite Humano e sobre o Acolhimento das mães de bebê prematuro com enfoque na amamentação e benefícios da mamanalgesia estão entre as atividades previstas. 





Funcionária do HU valoriza a amamentação  


 


Nutricionista clínica e consultora em amamentação, Franciela Godoi Viau, 30 anos, não abre mão de proporcionar o aleitamento materno. Funcionária do Hospital Universitário de Canoas (HU), diariamente na hora do intervalo do almoço, é possível ver a profissional amamentando o filho Gael de 1 ano. “Meu esposo traz ele todos os dias. Me sinto muito grata por poder amamentar, sei da importância para a saúde dele. Meu filho é muito saudável e nunca precisou ser hospitalizado”, conta a profissional. 


 


Moradora do Bairro Estância Velha em Canoas, Franciela diz que Gael mamou, exclusivamente, o leite materno até os 6 meses. “O aleitamento materno é a forma mais segura e eficaz de alimentar um bebê, além de ser um alimento completo que protege de doenças, fortalece a imunidade, mantendo o bebê saudável e bem nutrido”. Ela destaca ainda que, sempre que pode, amamenta o bebê durante a aplicação de vacinas. “O peito acalma o bebê, ajuda a reduzir a dor ou desconforto. Faço a mamanalgesia a fim de aliviar o incômodo causado pela agulha durante a aplicação”. 


 


Integrante da equipe de Nutrição do HU, que organiza a programação do Agosto Dourado no hospital, Franciela salienta que gostaria que todas as mulheres que possam e querem exercer a maternidade tenham a oportunidade de nutrir seus filhos através do seu leite materno. “Desejo que as mulheres não sejam julgadas pelas suas escolhas, que tenham apoio da sua família e rede de apoio em suas casas. Que elas possam exercer o direito de amamentar em livre demanda, pelo tempo que ela e seu bebê quiserem”. 


Saiba mais:





* Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

* Amamentar os bebês, imediatamente, após o nascimento, pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

* O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

* O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Água e outras bebidas não são necessárias até o sexto mês de vida. 

* Bebês recém-nascidos devem ficar perto de suas mães e devem ser amamentados na primeira hora após o parto. O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos. É muito nutritivo e ajuda a proteger o bebê contra infecções. 

* A amamentação frequente faz com que a mãe produza mais leite. Quase toda mãe é capaz de amamentar com sucesso.

A partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

*A mãe que amamenta precisa de uma maior quantidade de alimentos e líquidos. Assim supre suas necessidades e produz leite em quantidade e qualidade adequadas ao bebê. Ela precisa comer frutas, verduras, carnes, miúdos, legumes, feijão e arroz, que possuem os nutrientes e vitaminas de que precisa. Deve beber bastante líquido: chás, água, sucos ou leite. Isso ajuda a produzir leite. E não deve consumir álcool, fumo e outras drogas, nem tomar medicamentos sem receita médica.

 


Fonte: OMS e o Unicef

Estes são os 87 candidatos a deputado pelo União Brasil do RS

 Confira os nomes confirmados pelo Partido: 


Deputados Federais (34)

Altair Alves

Ana Claudia

Axi Moncorvo

Busato

Coronel Augusto Cesar

Coronel Elias

Coronel Malabarba

Cristiano Silva

Daiana Luz

Débora Braga

Delegado Heliomar

Deya Pinheiro

Dj Alexandre Thusco Elvis

Douglas Maestro Pifador

Eduardo Simchen

Enio Bacci

Fabi Bateia

Fabricio Guazzelli Peruchin

Fortunati

Glória Menegotto

Goulart

Lu Burowsky

Maria Helena

Miguel Crizel

Miracy

Nadim

Nato Werlang

Pepi Da Cruzeiro

Renato Toigo

Ricardo Montana

Vanessa Barcellos

Zilma Fagundes

Carlos Vieira

Priscila Voigt


Deputados Estaduais (53)


Adamir Vivan

Barbara Penna

Bianca Feijó

Borges Da Segurança

Bruno Eizerik

Cacá Alonso

Caren Krakhecker

Classmann (reeleição)

Claudia Duarte

Cláudio Conceição

Coronel Tiaraju

Cristiano D Ate Amo Bicho

Dário

Dirceu Franciscon

Dona Reni Vó

Dra Cida Brizola

Dr Carlos Cruz

Dr Simon

Dr Thiago (reeleição)

Duda Pompermayer

Enfermeiro Gustavo

Forcolen Do Brasil Urgente

Gabi Scosi

Inspetor Celso Morais

Janieli Moncorvo

Júlio Lamim

Jumir Carvalho

Jurandir Maciel

Kassy Borges

Lafaiett Borba

Leonardo Stephan

Macega Neles

Maíra Lessa

Mano Martins

Marcel Ferreira

Marcelo Garcia

Marcelo Lima

Marcelo Pitol

Marcus Garcia

Missionário Volnei

Nharam Carvalho

Pastor Jeferson Siqueira

Patricia Gonçalves

Paula Nardi

Prof Dr Major Orlando Furtado

Professor Lara

Regina Becker

Rogerio Bandeira

Rogério Valduga

Rosana Almeida

Roselma Marques

Ruy Irigaray Bolsonaro

Titinho

Eis a lista dos candidatos do PT, PCdoB e PV do RS

 A federação PT, PCdoB e PV do RS terá 55 candidatos para a Assembleia. Na Câmara, 32 candidatos.

O PC do B e o PV não têm atualmente representantes na Câmara e na Assembleia.

Eis os nomes:

DEPUTADO FEDERAL 

PT 

Alexandre Lindenmayer 

Anacleto Zanella 

Claudia Schiedeck 

Cristiane da Silva Conceição 

Denise Pessôa 

Dionilso Marcon 

Eduardo Manique 

Elvino Bon Gass 

Guto Lopes 

Henrique Mascarenhas 

Israel Kujawa 

Joacir Picolotto 

Lelinho Lopes 

Leonel Matias 

Marcel Frison 

Maria do Rosário 

Maria Eunice Wolff 

Nestor Schwertner 

Nereu Piovesan 

Paulinho dos Santos 

Paulo Pimenta 

Reginete Bispo 

Tarcisio Zimmerman 

Tereza Fujii 

Vera Tita 

Vitor Paladini 

 PC DO B 

Assis Melo

Daiana dos Santos

Josué Ferreira Rodrigues

Maria Rita Py Dutra

PV

Cristiano Ferreira Moraes

Vania Regina Coelho da Silva 

DEPUTADO ESTADUAL 

PT 

Adão Pretto 

Ágata Mostardeiro 

Alberto Heck 

Alex Boscaini 

Alisson Ferronato 

Ana Affonso 

Beto Noronha 

Bira Teixeira 

Claudiomiro Fracasso 

Elias Cabreira 

Eva Valéria Lorenzato 

Evandro Paixão 

Everton Maninho 

Fernando Marroni 

Frei Sérgio Goergen 

Gabrieli Vaz 

Gerri Sawaris 

Halley Lino 

Helenir Schurer 

Ibrail Vergueiro 

Ivan Duarte 

Ivar Pavan 

Ivonete Carvalho (coletiva) 

Jeferson Fernandes 

João Marcelo 

Katia Cilene de Quadros Duarte 

Laura Sito 

Leonel Radde 

Lins Robalo 

Luiz Fernando Mainardi 

Maneco Hassen 

Marcia Lucas 

Marcelo Quadros 

Margarete Ferreti 

Miguel Rossetto 

Mônica Facio 

Paulo Berquó 

Patricia de Quadros Berwanger 

Pepe Vargas 

Renê Ribeiro 

Rita Della Giustina 

Samuel Santos 

Sandrali 

Sofia Cavedon 

Stela Farias 

Major Tito 

Valdeci Oliveira 

Zé Nunes 

PC do B 

Bruna Rodrigues 

Juliano Roso 

Werner Rempel 

Bruna Gubiani 

PV 

Iguaraci C. Santos das Chagas 

Gabriel Gonçalves da Silva 

Indáia Teresinha Fraga

Artigo, Renato Sant'Ana - Patifaria explícita, fins ocultos

Um policial militar à paisana, percebendo que bandidos estavam por roubar um carro, reagiu, trocou tiro com os meliantes, pô-los em fuga, mas levou um balaço na perna e teve de ser hospitalizado. Isso ocorreu em Porto Alegre, bairro Cidade Baixa, na madrugada de 01/08/2022.

Alguém diria que somos todos anjos e que já não necessitamos de polícia? É óbvio que não! Mas será que temos a justa consideração por aqueles que zelam por nossa segurança inclusive com risco de sua própria vida?

Mas, em total contrassenso, há hoje um movimento mundial antipolícia. Em 2016, cobrindo uma profusão de greves na França, a TV mostrou um cartaz afixado por sindicalistas em que se lia: "O povo odeia a polícia!". Mentira, um truque para induzir a população a odiar a polícia!

No Brasil, se bandidos levam a pior num enfrentamento, patifes, sem sequer conhecer os fatos, acusam a polícia de "excesso". E milicianos de redes sociais, junto com a extrema imprensa, reforçam essa falácia.

É a mesma turma dos pilantras do mensalão e da Lava Jato, os ativistas que protegem criminosos e que, às ocultas, planejam tomar o Estado e fazer o que seus iguais fizeram na Venezuela, isto é, pôr a polícia no cabresto e criar milícias governistas para controlar a população.

É ilustrativo o que diz Marcia Tiburi, uma das vozes falantes do PT: "Sou a favor do assalto", diz ela. E justifica: "Tem uma lógica no assalto. Eu não tenho uma coisa que eu preciso, fui contaminada pelo capitalismo... (...) Tem muitas coisas que são muito absurdas, que se você vai olhar a lógica interna do processo (...)". E conclui: "Sabe que isso seria justo dentro de um contexto tão injusto?"

Está na cara que, na lógica da petista, o policial baleado errou ao não admitir que os ladrões fossem "meras vítimas do capitalismo".

Há uma finalidade oculta em depreciar a polícia e justificar o crime: o fim é instituir um Estado policial, em que haverá, sim, polícia, só que não para defender as pessoas, mas para garantir o pretendido regime totalitário, que é a pior espécie de ditadura.

 

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com



Campanhas de Dia dos Pais movimentam shoppings da AIRAZ

Rede Bourbon Shopping sorteia 15 vales-compras de R$ 10 mil cada para presentear os pais, enquanto Moinhos Shopping opta por um experiência em casa, com sorteio de cinco cafeteiras Espresso Barista com moedor de grãos integrado

 

Os shoppings da rede Bourbon e o Moinhos Shopping, administrados pela AIRAZ, gestora dos shoppings e galerias comerciais do Grupo Zaffari, estão com campanhas para o Dia dos Pais acontecendo de 2 a 16 de agosto.

 

Na rede Bourbon Shopping, os clientes poderão trocar R$ 400,00 em notas fiscais por um número da sorte para concorrer a 15 vales-compras de R$ 10 mil cada. Participam da promoção “Meu pai, meu presente” os shoppings Bourbon Wallig, Bourbon Country, Bourbon Assis Brasil, Bourbon Ipiranga, Bourbon Teresópolis, em Porto Alegre; Bourbon Canoas, Bourbon São Leopoldo, Bourbon Novo Hamburgo, e Bourbon San Pellegrino, em Caxias do Sul. Para receber o número da sorte, os clientes devem baixar o app do Bourbon Shopping, disponível nas plataformas Android e iOS e fazer o cadastro das notas fiscais. O regulamento completo da ação está disponível no site: www.bourbonshopping.com.br.  

 

Já o Moinhos Shopping buscou a inspiração para a data na tradição do café, e irá sortear cinco cafeteiras Espresso Barista com moedor grãos integrado, que virão acompanhadas de um kit com xícara e café moído do Press Café. Para concorrer, os clientes devem trocar R$ 600,00 em notas fiscais por um número da sorte, que também presenteará o cliente com um cafezinho expresso e um docinho do tipo carolina no Press Café (1 troca por CPF), localizado no terceiro andar do shopping, agora em novo espaço e remodelado. O espaço promocional para a retirada dos brindes funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 14h às 20h, no segundo andar do empreendimento. Mais detalhes sobre a promoção “Dia dos Pais com sabor inesquecível” podem ser acessados no regulamento, pelo site www.moinhosshopping.com.br .

Moinhos de Vento já faz exames para diagnosticar varíola dos macacos

  A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em julho, que a varíola dos macacos (vírus monkeypox) é considerada uma emergência de saúde pública global. Antecipando-se aos efeitos que a enfermidade pode causar e buscando agilizar a detecção da doença, o Hospital Moinhos de Vento é o primeiro do Rio Grande do Sul a oferecer o exame para a confirmação da doença.

Até o momento, o Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Moinhos já realizou três testes para o diagnóstico de varíola dos macacos. Na primeira quinzena de julho, após um paciente procurar atendimento na emergência da instituição, uma coleta foi realizada e teve a positividade confirmada. Esse foi o primeiro caso diagnosticado por um laboratório gaúcho e confirmado pela Vigilância Epidemiológica do Estado.

O exame para detectar a varíola é realizado pela técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) em tempo real, que o laboratório já realiza em outros protocolos, como o de COVID-19. Segundo a coordenadora médica do Laboratório de Patologia, Genética e Biologia Molecular, Francine Hehn de Oliveira, a instituição já possui a licença geral para realizar testes de biologia molecular, então precisou apenas comprar e validar o insumo para o novo exame oferecido. “Já imaginando que a doença poderia chegar no Brasil, nos adiantamos para termos o teste de varíola dos macacos disponível aqui o mais breve possível”, ressaltou.

O chefe do Serviço de Infectologia, Alexandre Zavascki, ressalta que além do exame de PCR positivo, pode-se fazer um sequenciamento genético do vírus monkeypox para um melhor detalhamento e notificação do caso junto à vigilância epidemiológica, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). 

 

Laboratórios integrados

O Hospital Moinhos de Vento apostou em um modelo integrado de laboratório que permite agregar a patologia, a biologia molecular e a genética em apenas um ambiente. Para Francine, esse é um modelo de laboratório único que “agrega qualidade e valor à jornada de diagnóstico dos pacientes” e destaca que, na biologia molecular, são duas as principais frentes de atuação: doenças infecciosas e área de oncologia.

Na Oncologia, são oferecidos testes que auxiliam na definição de tratamentos com terapias de alvo molecular e imunoterapia, trazendo um diagnóstico mais personalizado e preciso para o paciente.

Os exames de doenças infecciosas começaram a ser realizados a partir da pandemia, sendo o de COVID-19 o primeiro a ser ofertado. Além da confirmação do SARS-CoV-2, o laboratório possui um painel que consegue detectar outros 24 patógenos que podem estar envolvidos em infecções respiratórias. Recentemente, também foi colocado em prática o painel de infecções sexualmente transmissíveis, que engloba a identificação de 11 agentes associados às doenças, além dos exames de genotipagem de HPV (papilomavírus humano) por PCR, detecção de tuberculose, influenza e vírus sincicial respiratório.

Para mais informações sobre o teste, entrar em contato pelo telefone (51) 3537-8663 ou pelo WhatsApp (51) 98039-7220.


TSE amarela e cede acesso dos militares ao código-fonte

 O Tribunal Superior Eleitoral autorizou o acesso de militares das Forças Armadas ao código-fonte das urnas eletrônicas, termo técnico para designar a base da programação que admite o funcionamento do programa que permite a coleta do voto dos eleitores. O acesso deve ocorrer durante uma reunião fechada na sede do Tribunal, em Brasília, às 10 horas desta quarta-feira.

O TSE cedeu. A abertura será feita após a área técnica do TSE atender ao pedido do Ministério da Defesa, que solicitou a permissão de maneira "urgentíssima" por meio de um ofício enviado à Corte. A Defesa informou que precisava ter o pedido atendido, no máximo, até o dia 12 deste mês.

Os militares também pediram acesso e dados do Sistema de Apuração (SA), do Sistema de Votação (Vota), do Sistema de Logs de aplicações SA e Vota e do Sistema de Totalização (SisTot), que serão utilizados no processo eleitoral deste ano, mas isto ainda não foi concedido.