BRDE prepara programa para incentivar empresas que empregam migrante


Na abertura do seminário Nova Lei de Migração – Uma Janela de Oportunidades, na manhã desta sexta-feira (27), em Porto Alegre, Raffaele Di Cameli, secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, conselheiro do BRDE, neste evento representando a Diretoria, anunciou a determinação do Banco de elaborar um programa de apoio às políticas públicas relacionadas à empregabilidade e à interiorização de migrantes e refugiados. “A proposta do BRDE considera a possibilidade de redução das taxas de spread e das tarifas para financiamentos destinados a empresas que empreguem, em seus quadros, colaboradores migrantes e refugiados”, informou o secretário.

Raffaele enfatizou a importância crescente que o BRDE vem atribuindo à Política de Responsabilidade Socioambiental da instituição e às ações a ela relacionadas, e reiterou que o Banco está profundamente comprometido com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas – a carteira de crédito do banco tem aderência de 82,9% aos ODS.

Iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da Casa Civil do Governo Federal, o seminário reuniu público de cerca de 80 pessoas, entre autoridades, gestores públicos, empresários, representantes de entidades que atuam na defesa de direitos humanos, professores e jornalistas, no auditório do BRDE.

Integraram a mesa de abertura, com o secretário Raffaele Di Cameli, Maria Helena Sartori, secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e primeira-dama do Rio Grande do Sul; Paulo Sérgio Almeida, oficial do ACNUR; Ana Cristina Silva Barroso, representante do PNUD; Viviane Esse, da Casa Civil da Presidência da República; e Denise Russo, secretária de Desenvolvimento Social de Porto Alegre.

Em seus pronunciamentos, Paulo Sérgio Almeida, Ana Cristina Barroso e Viviane Esse, agradeceram ao BRDE pelo importante apoio e destacaram como “criativa e arrojada” a iniciativa do Banco de desenvolver um instrumento para fomentar, no meio empresarial, a acolhida a trabalhadores migrantes.

Trump endoidou de vez. Crescimento de 4,1% do PIB americano no segundo trimestre 2018.


A economia dos EUA continua rugindo alto no segundo trimestre de 2018, com o crescimento do PIB superando os 4,1%, sinalizando uma recuperação robusta sob o presidente Trump e o Congresso controlado pelo Partido Republicano.
De acordo com a CNBC, o Produto Interno Bruto (PIB) tem registrado seus maiores crescimentos em mais de quatro anos, devido à forte confiança do consumidor, ao crescimento recorde dos negócios e otimismo após os cortes de impostos patrocinados pelos republicanos.
“Essa é a taxa mais rápida de crescimento desde os 4,9% no terceiro trimestre de 2014 e a terceira melhor taxa de crescimento desde a Grande Recessão. Além do forte segundo trimestre, o Departamento de Comércio revisou sua previsão no primeiro trimestre de 2% para 2,2% ”, relata a CNBC.
"Estamos no caminho para atingir a maior taxa de crescimento anual em mais de 13 anos", disse o presidente. "E vou dizer isso agora e vou dizer isso com veemência, à medida que os acordos chegarem um a um, vamos muito mais longe do que esses números, e esses números são excelentes".

La Poderosa em Porto Alegre

A corrupção desenfreada no Brasil, a pobreza em Cuba, a miséria na Venezuela e a ditadura dinástica familiar comunista na Coréia, mostra o que pretende essa gente.

Os ativistas querem homenagear Marielle Franco, PSOL, assassinada este ano no Rio, que completaria, hoje, 39 anos. Eles ignoram completamente o assassinato de Raynéia Souza por parte dos paramilitares do governo bolivariano de Daniel Ortega, Nicarágua.

O grupo de ativistas argentino intitulado La Poderosa, que atualmente está organizado em mais de 90 vilas e favelas de 11 países da região, promove  entre hoje e domingo, na Casa do Gaúcho, Porto Alegre, o 2º Fórum Latinoamericano, durante o qual pretende fazer debates sobre direitos humanos, economia popular, educação, feminismo, direito à terra, cultura, comunicação popular e alternativa.A primeira edição do evento aconteceu no ano passado, em Havana, Cuba.

As 16h30, será realizada uma marcha pelo centro da cidade. A data marca o dia em que Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada no Rio de Janeiro, completaria 39 anos.

Dentro da programação também está o Campeonato de Futebol “Resistidores de América”, o primeiro realizado entre jovens da região.

Norita Cortiñas, do grupo Mães da Praça de Maio, Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz e a ex-terrorista uruguaia Lilian Celiberti, estarão em Porto Alegre.