Rio

  O vídeo rola nas redes sociais e está disponível no meu blog www.polibiobraga.com.br. Os assassinos foram diretamente na direção dos médicos, depois de desembarcarem de um veículo. Eles dispararam 20 vezes em um só segundo. Os tres assassinos voltaram ao local para disparar mais vezes. Um dos médicos era irmão da deputada Sâmia Bomfim e cunhado do deputado Glauber Braga, Psol do Rio.

Os médicos (saiba quem são) estavam na cidade para participar de um congresso internacional de ortopedia. Eis os nomes divulgados pela polícia:  Marcos de Andrade Corsato, 62 anos; Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos; Diego Ralf de Souza Bomfim, 35 anos....
 

Entre as vítimas está Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP). 

Um quarto médico foi baleado e levado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, também na Barra.

A principal linha de investigação das polícias Civil e Federal é de que os médicos tenham sido confundidos com milicianos da comunidade Rio das Pedras, que frequentam assiduamente o quiosque onde se deu a execução. Seria crime envolvendo o tráfico. 


A hipótese acima foi levantada por policiais que conversaram com o site lulopetista Brasil247.

O tráfico frequenta também outras linhas de investigação, como se vê no caso Marielle Franco.

Outras hipóteses: 1) Crime político (um dos médicos era irmão da deputada Sâmia Bomfim e cunhado do deputado Glauber Braga, ambos do Psol e inimigos do grupo de Guilherme Boulos), praticado tanto pela esquerda quanto pela direita. A deputada comunista Feghalli vê o dedo da direita ("fascistas"). 2) Disputa entre fornecedores da área ortopédica. 3) Crime passional.

A Polícia Federal entrou no caso.


A Polícia acha que foi execução. Foi diante do Windsor Hotel.

No dias 3 de agosto, Samia Bom Fim fez BO e disse:

Recebo e-mails uma vez por mês, a cada quinze dias, com ofensas horrorosas dizendo que vão me matar e matar minha família das formas mais horríveis e sempre com requintes de crueldade. Dá para investigar, mas depende de vontade política, que nunca teve e agora tem"

Ela é feroz militante feminista e ataca ferozmente a direita de um modo geral, com ênfase para o bolsonarismo.

Ainda no início de agosto, a deputada bateu boca com os deputados Ricardo Salles e Luciano Zucco na CPI do MST. Zucco chegou a recomendar um ansiolítico para a deputada.

Seja como for, a chacina desta madrugada reforça com tons de tragédia anunciada o que se sabe em prosa e verso sobre a falta de segurança e o domínio do tráfico no Rio de janeiro. Aliás, vale a pena lembrar a decisão amalucada do ministro Edson Fachin, que proibiu a PM de subir aos morros e esta decisão judicial mais estúpida ainda do juiz singular que acaba de proibir que a FN leve seus homens para o Rio.

O Rio de Janeiro virou terra de bandidos, o que inclui até boa parte dos seus políticos. Há dois anos, 5 ex-governadores estavam na cadeia ou tinham passado recentemente por ela: Anthony e Rosinha Garotinho, Sérgio Cabral, Pezão e o mais maluco de todos eles, o ex-desembargador Nelson Witzel.

Nãol é pouco.

É muito.

O Rio é caso de imediata intervenção militar, não da mitigada feita por temer, que levou o general Braga Neto para o cargo de governador do Rio, mas algo completo de verdade.

Dá para esperar isto do governo Lula da Silva.

Nem que a vaca tussa.

É por isto que eu digo: faça como eu faço: fique longe do Rio.


Esta presa política conta seus dias de cárcere na Colmeia e como reagiu às visitas de A. de Moraes e Rosa Weber

O extenso e dramático depoimento a seguir é de uma das presas políticas que foi traiçoeiramente acomodada diante do QG do Comando Militar do Planalto, dia 8 de noite, tudo para ser entregue com outros 1.500 manifestantes acampados, na manhã seguinte, de modo traiçoeiro, pelo Exército. Ela ficou presa 4 meses na Colmeia e conta o que aconteceu ali e de que modo a prisão política fortaleceu-a para novos embates pela libertação do povo brasileiro.

O material é todo da jornalista gaúcha Ana Maria Cemin.

Vai um recorte, no caso o episódio da visita feita por Alexandre de Moraes e Rosa Weber:

Quando o ministro Alexandre de Moraes esteve no Colmeia com a ministra Rosa Weber, como líder da minha ala fiz perguntas a ele, que elaboramos previamente em conjunto. A primeira informação que chegou a nós era de que uma autoridade muito importante nos visitaria e chegamos a pensar no Lula e ficamos desesperadas. Um policial muito querido, o Seu Marquinhos, que é uma trans, foi quem nos contou antecipadamente que era ele. Então chegou o momento de ele entrar na nossa cela para conferir as nossas condições, se a gente estava bem. Nós víamos no olhar do ministro a satisfação de ver mais de 100 mulheres na frente dele chorando. Mães, avós e filhas chorando. Ali naquela cela tinha mãe e filha presas juntas, sogra e nora, avó e neta.

Eu senti aquele prazer inenarrável do meu algoz a apenas 50 centímetros, pois só tinha uma grade nos separando. Entre 20 e 30 policiais federais fortemente armados, com uma espécie de fuzis com gás de pimenta, estavam posicionados atrás dele e, do lado, estava Rosa Weber. O meu primeiro pensamento foi voar no pescoço dele, arranhar a sua cara. Só que se eu fizesse isso com certeza levaria um tiro...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Acossada pelo STF e pelo governo do PT, TV Jovem Pan recua na linha editorial e perde 43% da audiência

Acossada pelo STF, pelo TSE e pelo governo Lula da Silva, a Jovem Pan teve que recuar da sua linha editorial mais crítica.

O site especializado TV Pop informa, hoje, que  teve acesso, com exclusividade, ao levantamento de audiências de todas as emissoras aferidas pela Kantar Ibope Media ao decorrer dos últimos meses. Ao longo dos 30 dias de setembro, a TV da Jovem Pan acumulou média de apenas 0,04 ponto no Painel Nacional de Televisão, métrica que compila os dados aferidos nas 15 principais regiões metropolitanas do país. 

A TV Jovem Pan perdeu 43% da audiência a partir de junho, quando Vitor Brown foi afastado do comando de Os Pingos nos Is.

O índice, que colocou a emissora em 29º lugar, representa quatro vezes menos público do que a Record News (em 11º), líder dos noticiosos com 0,16 ponto. A GloboNews, em segundo lugar do gênero, marcou 0,14 e ficou em 12º.


Artigo, Facundo Cerúleo - Grêmio e o sabadão com "mais do mesmo"

No sábado, 30/09/23, o Grêmio enfrentou os reservas do Fortaleza. E não surpreendeu: arrancou um glorioso empate! Jogo sofrível!


Depois da partida, veio a entrevista com o técnico. E foi curioso! Os iluminados da imprensa fizeram rodízio para perguntar sobre a tal da intensidade da equipe que, alegadamente, desaparece nos jogos fora de casa. E Renato, o Invicto, deu a entender que a falta de intensidade vem do seu estilo ofensivista, escalando atletas que atacam e não marcam, o que ele poderia reverter caso escalasse marcadores em vez de atacantes.


Tudo errado! O que é que essa gente entende por "intensidade"? Tal como foi posto, parece que só marcador pode ser intenso. Bobagem!


Quanto a jogar na Arena ou  fora, a diferença está na torcida, que, em casa, insufla o time. A coluna já tratou disso. Vou a outra coisa.


Podem ter certeza de que a campanha mais exitosamente regular será do time que consiga ser mais equilibrado: marcação, criação e finalização, o que é inseparável de uma eficaz articulação entre os setores da equipe.


O que faltará ao Grêmio para ter mais equilíbrio? O que pode fazer com as peças que tem? Ora, o Grêmio tem mais recursos que Santos, Cruzeiro, Goiás, Vasco, Bragantino... Mas apanhou deles!


E será que o Invicto não anda queimando pólvora em chimango em vez de investir em quem pode realmente dar resultado?

Examinemos a questão a partir de dois fatos. Um é que o Fortaleza (hoje, um modelo de gestão) é um time sem grife. Outro é que já se sabia que ele escalaria os reservas. Pergunto: somando uma coisa com a outra, não ficaria mais leve a responsabilidade para um jovem como Ronald e não seria a ocasião perfeita para que ele entrasse como titular?


Ninguém, da sabichona imprensa do RS - vá saber se é temor ou falta de talento - lembrou de perguntar isso ao Invicto.


Já viram a dificuldade que há para um jogador da base ter oportunidade no time principal do Grêmio? O técnico insiste com Nathan (de resultado previsível, isto é, nenhum!), improvisa atacante como volante, faz o diabo, mas não escala Ronald - e olhem que ele nem é o único jovem pedindo passagem! Se é de cascudo que ele gosta, que vá pescar no Jacuí!


Volto ao Fortaleza: quem é o craque do time? Não tem nenhum! Como pôde, jogando com reservas, enfrentar de igual para igual o Grêmio? A explicação é o trabalho coletivo, que redunda numa equipe equilibrada. E por que o Fortaleza consegue isso e o Grêmio, não? Essa é a grande questão, que uma imprensa - burra ou movida por outros interesses, eu realmente não sei - evita pôr em pauta.


É óbvio, mas tem de ser dito e repetido trocentas vezes. As limitações individuais são minoradas e até superadas com um trabalho coletivo qualificado. Mas... para isso é preciso treinar muito! E treinar com inteligência!


Façamos um exercício de imaginação: quantos atletas do Fortaleza seriam titulares do Grêmio, e quantos do Grêmio seriam titulares do Fortaleza? Não responderei. Cada qual formule sua opinião.

O Fortaleza tem um ótimo técnico, o que se vê na produção coletiva e no equilíbrio da equipe, embora sem craques. Já o Grêmio tem um bom domador de repórter, o que se vê nas coletivas sem perguntas embaraçosas, em que ele dribla as questões técnicas e entra de pé alto em assuntos da administração do clube sem ser parado por ninguém.


Na sua entrevista coletiva, o excelente Juan Pablo Vojvoda (treinador do Fortaleza) abordou questões técnicas, respondeu com serenidade a todas as perguntas e jamais foi reativo. Já o Invicto... Ah, responde o que quer... Deve divertir-se com a mediocridade dos entrevistadores. A gente também se diverte, assistindo de camarote...


Só que o clube, que paga altíssimo salário para tê-lo como técnico, não tem nenhum ganho com esse espetáculo de mau gosto.

Decreto incentiva maior frequência de voos internacionais do RS


O Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de rotas aéreas regionais e o que mais tem municípios com voos diretos para São Paulo.

O governador Eduardo Leite assinou, na manhã desta quarta-feira, um decreto que prevê a redução da carga tributária de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação (QAV). O principal objetivo do benefício fiscal é incentivar a implantação de um Centro Internacional de Conexões de Voos no Rio Grande do Sul. As novas regras valerão também para voos regionais e nacionais.

A isenção de ICMS sobre o QAV será concedida para empresas que tiverem uma frequência mínima de cinco voos internacionais semanais, operados com aeronaves de corredor duplo, e de 50 voos diários com interligação nacional.

CLIQUE AQUI para examinar o PowerPoint de apresentação do programa.


Mantovani x Moraes

 O STF ampliou para mais 60 dias o inquérito da Polícia Federal que investiga as queixas de A. de Moraes, segundo as quais teria sido hostilizado e agredido pela família Mantovani no aeroporto de Roma, dia 14 de julho.

O relator do caso, Dias Toffoli levantou o segredo de justiça sobre o inquérito, mas manteve sigilo sobre os vídeos enviados de Roma. Nos vídeos, segundo relatório preliminar do agente Clésio leão de Carvalho, tudo sobre as imagens enviadas pelas autoridades italianas estas parecem confirmar um tapa com as costas da mão no filho do ministro, Barci de Moraes, desferido por Roberto Mantovani, depois que o filho do ministro foi para cima da mulher dele, que estaria ofendendo o ministro.

A família já pediu várias vezes as cópias dos vídeos, mas tudo foi negado.

O documento da PF diz que “imagens do Aeroporto Internacional de Roma permitem concluir que Roberto Mantovani Filho e Andreia Munarão provocaram, deram causa e, possivelmente, por suas expressões corporais mostradas nas imagens, podem ter ofendido, injuriado ou mesmo caluniado o ministro Alexandre de Moraes e seu filho Alexandre Barci de Moraes”, escreveu o agente da PF Clésio Leão de Carvalho.

Melo em Brasília

 Em viagem a Brasília, ontem, o prefeito Sebastião Melo e gestores que integram a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) participaram de reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da Reforma Tributária. Foram apresentadas propostas de emendas para reduzir os efeitos da PEC 45/2019:

IBS - Os prefeitos defendem que parte do Imposto de Bens e Serviço (IBS) - que ficaria nos estados e seria repassado aos municípios - seja incorporado diretamente na receita municipal sem a necessidade de aguardar as transferências.A possibilidade de reter o IBS incidente sobre as compras públicas também é uma das propostas apresentadas que garantirá mais autonomia às cidades. 

Conselho Federativo - Da mesma forma, pedem mudanças no Conselho Federativo 

Elesquerem garantia do percentual mínimo de cooperação dos municípios no bolo tributário, que corresponderia a 25% de participação na receita tributária disponível.

Melo retorna nesta quinta-feira, 5, a Porto Alegre.