Moinhos

 O Hospital Moinhos de Vento se prepara para receber, ainda na tarde deste sábado (4), cinco bebês recém-nascidos, transferidos da CTI Neonatal do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.


Com o Aeroporto Salgado Filho fechado devido ao alagamento, o Heliponto do Hospital Moinhos de Vento está sendo utilizado como ponto de pouso e decolagem. 


Também neste sábado, o Hospital Moinhos de Vento enviou medicamentos ao Hospital Pompeia, de Caxias do Sul, e materiais de diálise para o Hospital Bruno Born, de Lajeado. 


A Instituição também informa que a rede de telefonia está funcionando normalmente, por meio dos números (51) 3314-3434 e (51) 3537-8000.


Pela manhã, a Instituição suspendeu procedimentos eletivos – consultas, exames e cirurgias – a fim de focar o atendimento em casos graves. A orientação é de que os pacientes busquem atendimento somente em casos de urgência e emergência.

Os 21 bairros

  Auxiliadora

Azenha

Bela Vista

Bom Fim

Centro Histórico

Cidade Baixa

Farroupilha

Floresta

Independência

Jardim Botânico

Menino Deus

Moinhos de Vento

Mont Serrat

Partenon

Petrópolis

Praia de Belas

Rio Branco

Santa Cecília

Santana

São João

Três Figueira

Insulina

A Secretaria da Saúde do RS recomenda aos pacientes que utilizam insulina que, caso falte energia elétrica, mantenham as embalagens lacradas (seja em frasco, caneta descartável ou cartucho de caneca reutilizável) e armazenadas em embalagem térmica ou isopor. Nestas situações, é necessário o cuidado para que a insulina não entre em contato com o gelo ou similar, evitando o risco de congelamento. Assim que a luz voltar, o medicamento deve ser mantido na geladeira com temperatura entre 2 e 8 graus.

Leia o comunicado integral do governo estadual:

Se for preciso transportar a insulina lacrada, o paciente deve usar uma bolsa térmica ou caixa de isopor. É permitido o uso de gelo artificial no resfriamento, mas não é recomendado o uso de potes com gelo caseiro.

No caso de embalagens em uso e já abertas, a insulina pode ser mantida em temperatura ambiente (de no máximo 30 graus) por até 28 dias. O medicamento não pode ser congelado. Já em relação às canetas reutilizáveis, apenas o cartucho deve ser guardado na geladeira. É preciso também retirar os medicamentos do isopor ao guardá-los na geladeira