Artigo, Silvio Lopes - Escolhas conscientes..

Sílvio Lopes, jornalista, economista, professor e palestrante.

 Toda ação, ou mesmo omissão que parta de nós, terá suas consequências - boas ou  ruins. Por isso eu insisto em observar que o processo   decisório, sobre o que for, seja amparado e fundamentado em     quatro etapas indispensáveis para dar bons frutos: conhecimento, entendimento, discernimento e, finalmente, ação. Não basta a quantidade de informações para se tomar a melhor decisão. É necessário entendê-las no contexto que se vive para, então, e diante disso, alcançar o discernimento que dará o sustentáculo para a nossa ação. Quando se trata do futuro de um país, tal postura se reveste de um significado maiúsculo porque decide o destino de milhões de seres humanos. Nós, brasileiros, somos em parte cúmplices dos males que afligem a nação, não por falta de conhecimento/informação, mas pela absoluta e inadmissível falta de processar o entendimento sobre tais informações. Onde quer tenha sido implantado, o socialismo e sua expressão máxima, o comunismo, só trouxe opressão, miséria e lançou o povo no fundo de um calabouço de desespero, desesperança e aniquilamento da dignidade e honra humanas. Entre um candidato que podia muito bem não ser polido, mas se destacava dono de um caráter imaculado, optamos por alguém fétido, cheio de iniquidades pessoais e de caráter desprezível. E pior: cujo projeto de nação ( ao contrário do adversário), mesclava tudo que é essencialmente perverso e contra os mais elementares direitos da sociedade, com destaque às liberdades individuais no sentido amplo, que constituem um direito natural e constitucional e não favor ou concessão do Estado. Poucos, hoje, é verdade, podem dizer que estão entendendo o que ocorre no Brasil e, mais grave, para onde nos estão encaminhando. A destruição dos valores éticos e morais, como a família e o fim das liberdades, faz parte da sodomização social que nos leva rápido para o aniquilamento de todo o vestígio civilizatório consagrado pelo mundo ocidental. O deserto é desafiador, tem seu grau elevado de crueldade, com certeza. Porém, se for para apurar nosso processo decisório futuro, que fique logo para trás. Claro, isso tudo se ainda houver tempo para a reconstrução impostergável e gigante que nos aguarda logo ali à frente.

Ministro da Justiça manda PF investigar Eduardo Bolsonaro. O deputado disse que "professor doutrinador é igual a traficante de drogas".

 O ministro da Justiça ordenou que a Polícia Federal vá para cima do deputado federal Eduardo Bolsonaro e demais participantes do 4º Encontro Nacional do ProArmas pela Liberdade, realizado no domingo na Esplanada dos Ministérios, na região central da capital federal. Entre os participantes que os organizadores do evento autorizaram a subir no carro de som para discursar em defesa da flexibilização da posse e porte de armas estava o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Eis o que disse o deputado e que causou a indignação de Flávio Dino:

1) Eduardo Bolsonaro comparou "professores doutrinadores" a traficantes de drogas: “Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar os nossos filhos para o mundo do crime. Talvez o professor doutrinador seja pior.

2) "Os caras aqui do Ministério da Justiça não querem dar o acesso à legítima defesa, mas isso não pode ser impeditivo para fazermos o certo. E o certo começa pela nossa família. Se tivermos, por exemplo, uma geração de pais que prestem atenção na educação dos filhos, tirem um tempo para ver o que eles estão aprendendo nas escolas, não vai ter espaço para professores doutrinadores tentarem sequestrar nossas crianças.

3) Os que apontam problemas estruturais como o machismo e o racismo por, segundo ele, “verem opressão em todo o tipo de relação.



Melo sanciona lei que institui políticas municipais para migrantes

 O prefeito Sebastião Melo sancionou na manhã desta segunda-feira, 10, em ato no Paço Municipal, a Lei 13.527 que institui a Política Municipal para Migrantes, Refugiados, Apátridas, Asilados Políticos e Vítimas, em situação migratória interna ou externa, de redução à condição análoga à de escravo e/ou de tráfico humano.


Melo reforçou que a sanção da lei é mais um importante avanço no acolhimento aos migrantes na Capital.


“O imigrante não é aquele que quer sair, ele não pode ficar no seu país de origem pela guerra, fome, miséria ou religião. A função de Porto Alegre como uma cidade acolhedora e multicultural é dar passos adiante e trazer políticas concretas para os imigrantes – Prefeito Sebastião Melo.


De autoria do vereador Roberto Robaina, a lei busca garantir aos imigrantes e famílias o acesso a direitos fundamentais e sociais e aos serviços públicos garantidos na Constituição Federal e nos tratados internacionais dos quais o Brasil seja signatário; promover o respeito à diversidade e à interculturalidade; impedir violações de direitos; e fomentar a participação social e desenvolver ações coordenadas com a sociedade civil.


Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, o acesso aos direitos sociais básicos é uma construção que precisa ser garantida permanentemente pelo poder público. "É um dia de grande alegria e celebração para os agentes da prefeitura e da sociedade civil. Celebramos a sanção de uma lei muito simbólica e necessária. É fundamental que os imigrantes sejam tratados de forma igual e que tenham os mesmos direitos", afirma Voigt.


Saúde - Entre outras medidas, a lei também estabelece que a Capital tenha mediadores para auxiliar no atendimento aos imigrantes nos serviços públicos. Desde outubro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde tem o projeto Mediadores Interculturais, programa pioneiro e premiado nacionalmente pelo Ministério da Saúde. A equipe atua em toda a rede de saúde de Porto Alegre a fim de garantir o acesso integral dos imigrantes ao Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho envolve pré-agendamento, acompanhamento dos pacientes durante as consultas, videochamadas, além de assistência nas hospitalizações e vacinação.


“Os mediadores não desempenham papel de tradutores exclusivamente, eles são responsáveis por unir as culturas, porque o cuidado de saúde em qualquer país do mundo é diferente do nosso. E isso diz respeito à compreensão e acolhimento. Este projeto merece todos nossos aplausos e reconhecimento”, diz o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.


Porto Alegre tem cerca de 30 mil imigrantes, considerando todas as situações migratórias, sendo a maioria de haitianos. Para solicitar acompanhamento de um mediador na rede de saúde, é possível entrar em contato por WhatsApp no número (51) 98902-7789


Também estiveram presentes no ato de sanção da lei vereadores, representantes de entidades sociais e associações, além de secretários municipais e adjuntos.