Opinião do editor - Cadê os vídeos do entrevero entre os Moraes e os Mantovani ?

Estou conversando com vocês nesta quinta-feira, dia 20 de julho.

Ou seja, hoje faz uma semana que grosso entrevero opôs as famílias Moraes e Mantovani no aeroporto internacional de Roma.

7 dias.

Foi na sexta-feira da semana passada.

Por que fiz estas contas ?

Simplesmente porque em tempos de comunicações imediatas pela internet, até agora, passados 7 dias do entrevero, nenhum vídeo ou imagem do entrevero foi mostrado ao grande público.

Todos nós só conhecemos aquela imagem dos Mantovani chegando no aeroporto de Guarulhos, sábado de madrugada, quando foram abordados por delegados da Polícia Federal, intimando-os a depor no caso da representação feita pelo ministro Alexandre de Moraes, que alegou xingamentos e uma suposta agressão física ao seu filho.

Por decisão da presidente do Supremo, Rosa Weber, foi instaurado inquérito na PF. Foi ela quem mandou interrogar Roberto Mantonvani, sua mulher Andreia e o genro Zanatta, além de ordenar busca e apreensão na casa e no escritório de todos eles, inclusive nos carros. Celulares e computadores foram apreendidos.

Foi como conta Alexandre de Moraes ?

Os Mantovani negam a agressão, mas Roberto Mantovani, 71 anos, um ex-aliado dos petistas nas eleições de 2004, hoje no PSD, admite que afastou com as mãos o filho do ministro, que ofendia gravemente a mulher dele, Andrea. Moraes diz que Roberto deu uma bofetada na cara do filho.

O STF não quis nem saber e em velocidade jamais vista, foi para cima dos Mantovani e do filho.

Tudo cheira a muita ilegalidade: o inquérito aberto pelo STF, assumindo prerrogativa do MP; o fato de ir para cima de pessoas sem foro privilegiado, o que é uma inversão ilegal de prerrogativas do STF; as buscas e apreensões num caso que envolve um caso simples de injúria e até de desforço físico entre duas pessoas que sequer são autoridades públicas.

E os vídeos ?

Roberto Mantovani Filho, o patriarca, não é nenhum bobo da corte. Quando a PF apreendeu seus celulares, ele já tinha apartado cópia do vídeo que ele mesmo gravou, entregue ontem. O vídeo mostra Moraes ameaçando a família com uma espécie de "vocês sabem com quem estão falando". Textualmente: "Vocês vão ver quando chegarem ao brasil". E viram. E estão vendo abusos em cima de abusos ilegais e inconstitucionais. No vídeo, Andreia chega a desafiar Moraes: "Você está nos ameaçando ? Estava.

E os vídeos do aeroporto ? Eles mostrarão se de fato Roberto Mantovani Filho bateu no filho do ministro ou se apenas tratou de defender a mulher agredida moralmente por ofensas impublicáveis. 

Por que não chegaram até agora, 1 semana depois dos acontecimentos, em plena era da internet ?

O fato é que os Mantovani estão vencendo a narrativa, porque eles foram os únicos ouvidos até agora e não Moraes, seu filho, sua mulher, as dezenas de passageiros que viram tudo. E eles são os únicos que estão de posse de vídeos. Estou falando em vídeos, porque duvido que o advogado Ralph Timóteo entregou tudo que tem. Não estamos falando com otários que vivem no outro lado da cidade.

O distinto público acompanha tudo de olho nessas abusivas participações de ministros do STF em acontecimentos nos quais ocuparam e ocupam funções abusivas, para dizer o mínimo.

No altar da opinião pública, Moraes e Barroso já estão condenados.

Aliás, o ministro Barros, envolvido noutro episódio escabroso e inaceitável, foi esta semana objeto de pedido de impeachment protocolado no Senado e assinado por uma centenas de deputados e senadores, tudo porque confessou ter articulado com outros aliados a derrota do bolsonarismo, ou seja, de Bolsonaro, função que exercida por magistrado só pode ser resolvida pelo impeachment puro e simples.

É o caminho que espera também por Alexandre de Moraes.

Por último:

Por que a mídia calou e não exige a entrega dos vídeos ?

E afinal:

Quem é o animal que precisa ser extirpado da vida pública brasileira: aqueles que são vítimas do autoritarismo em voga no Brasil ou aqueles que abusam dos cargos que ocupam e pelo qual são pagos justamente por suas vítimas ?

Paulo Figueiredo revela detalhes das diligências da PF sobre os Mantovani

 Conversei há pouco com um Policial Federal, que participou das diligências envolvendo a família que interpelou o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e seus familiares em Roma. Ele concordou em compartilhar informações exclusivas do caso sob a condição de anonimato.


Eis o que disse o Policial:


1. Segundo a fonte, a família foi intimada às 6 da manhã de um domingo, com viaturas ostensivas da Polícia Federal. A equipe foi educada e recebeu tratamento cordial da família. Aqui, já temos algo bastante atípico: normalmente, uma intimação deste tipo ocorreria em horário comercial e durante a semana, em carros descaracterizados, disse o Policial.


2. Foi concedido apenas um intervalo de três horas entre a intimação e a oitiva, marcada para as 9 do mesmo dia. Este também não é o procedimento padrão, dado que geralmente é proporcionado um tempo maior para que o intimado possa se preparar, consultar um advogado e, se julgar necessário, pedir vistas ao processo.


3. Devido a um voo já marcado para o mesmo horário, a família não pôde comparecer à oitiva. Apenas o genro, o membro mais jovem da família, compareceu.


4. Durante o depoimento, o depoente relatou que o filho de Alexandre de Moraes teria feito um comentário desrespeitoso a uma mulher, afirmando que "Se quisesse comia o cu dela. Pagava e comia." [transcrevo aqui, como dito].


5. Esse relato teria sido registrado no depoimento e, ao chegar ao conhecimento do Ministro, teria causado a ira de Moraes, levando-o a articular um pedido de busca e apreensão.


6. A família insistiu que não houve contato físico, contrariando informações veiculadas pela imprensa de que teria havido um confronto físico. As filmagens, caso se tornem pública, devem esclarecer se a versão da família é verdadeira.


7. As fotos que vazaram para a imprensa, mostrando um dos envolvidos com uma touca na cabeça, foram feitas pelos próprios policiais. A família, composta por empresários de bom nível, tem recebido ameaças anônimas desde então.


8. O objetivo central da busca e apreensão, que contou com uma dezena de veículos no condomínio, foi uma fishing expedition que visava encontrar indícios de que a família financiou algum grupo ou ônibus no protesto de 8 de Janeiro, caracterizando "atos antidemocráticos". No entanto, apenas um celular sem evidências relevantes teria sido apreendido.


9. Segundo o policial, a família está sendo "esmagada pelo estado", num processo que parece ter como objetivo fazê-los de exemplo.


10. Ele também destaca a ausência de indignação entre os delegados da Polícia Federal, enquanto entre os agentes há uma divisão de opiniões.


Vale ressaltar que estes são os relatos, da forma que recebi da fonte, sem juízo algum de valor da minha parte. Limitei-me a verificar a credibilidade da testemunha, que atingiu um grau que satisfez a minha publicação e tomei a decisão como jornalista de fazê-lo.


Os fatos, portantos, precisam ser comprovados ou desmentidos. Isto certamente virá de duas formas: i) atrávés da obtenção do mencionado depoimento; ii) através dos vídeos de segurança divulgados.


Caso sejam comprovados, temos alguns problemas graves aqui e teremos que ter mais alguns pedidos de Impeachment no senado em breve: do Ministro Alexandre de Moraes e da Ministra Rosa Weber, que determinou a busca e apreensão. Também devem ser tomadas medidas contra o delegado que conduziu as diligências de forma atípica e diferenciada.


Apenas no próprio Código de Ética da Magistratura, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 60 de 2008, tem diversos artigos que tratam da necessidade de evitar conflitos de interesse e preservar a imparcialidade.


No Capítulo III, que trata dos deveres do magistrado, encontramos:


Artigo 8º: "O magistrado imparcial é aquele que busca nas provas a verdade dos fatos, com objetividade e fundamento, mantendo ao longo de todo o processo uma distância equivalente das partes, e evita todo o tipo de comportamento que possa refletir favoritismo, predisposição ou preconceito."


Artigo 9º: "A imparcialidade, além de ser manejada na atividade jurisdicional, deve ser observada nas demais atividades públicas ou privadas."


No Capítulo IV, que trata das vedações ao magistrado, encontramos:


Artigo 13: "Ao magistrado é vedado comportar-se de maneira a comprometer a dignidade, a reputação e a independência do cargo que exerce."


Artigo 25: "O magistrado deve evitar comportamentos que impliquem a aparência de comercialização de decisões judiciais, devendo adotar postura rigorosa em relação a condutas desleais ou atentatórias aos princípios éticos."


Há muito mais. É urgente que o Senado Federal comece a agir para apurar os fatos. O artigo 52 da Constituição é muito claro nesse sentido.


https://realpfigueiredo.locals.com/post/4310564/bomba-exclusiva-policial-federal-revela-detalhes-sobre-dilig-ncias-envolvendo-o-ministro-do-a