Artigo, Marcelo Ott, Jornal do Comércio - Dicas para equilibrar as finanças em 2020

Estamos chegando ao final de mais um ano, e este com toda certeza foi diferente, histórico e estará presente em nossa memória de forma definitiva. O ano de 2020 apresentou incontáveis desafios para todos os setores da economia, e o isolamento social pode ter sido o mais impactante de todos.

Mas quero destacar um em especial: enfrentamos a suspensão e a redução dos contratos de trabalho, o que afetou diretamente no orçamento das famílias. A medida veio de forma rápida com o objetivo de apoio aos diversos setores da economia para manutenção do emprego e da renda.

Mesmo assim, atingiu muito as empresas e famílias, que precisaram rapidamente revisar suas contas e planejar as finanças para os meses seguintes. E para quem não fez, sempre há tempo de dar o primeiro passo (e urgente!) para buscar o equilíbrio ainda em 2020.

Vamos às dicas. Primeiro ajuste o orçamento identificando o quanto ganha e quando recebe, além de conhecer os gastos: quanto, quando e como. Faça disso um hábito e registre toda e qualquer movimentação financeira que tenha. Identifique também os grupos de despesas: as fixas, as variáveis, as adicionais e ainda as extraordinárias.

Observe se seu padrão de vida está adequado ao seu orçamento, caso contrário, promova os ajustes necessários. Outra dica importante: substitua dívidas caras pelas mais baratas e estabeleça objetivos para realização de algum sonho. Para isso utilize uma técnica chamada Meta SMART, construída de forma a se considerar cinco atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

O Objetivo SMART garante um detalhamento do que é fundamental para que possamos estabelecer os passos seguintes. E na sequência elabore seu plano de ação para atingir o objetivo proposto: o quê e por quê? quem? onde? quando? como? e quanto vai custar?

Todos estes passos de nada adiantam se não tivermos compromisso, responsabilidade e controle.

Um planejamento financeiro dotado destes princípios certamente atingirá os objetivos propostos. E será apenas uma questão de tempo. Portanto, ainda é possível dar o primeiro passo em 2020: sonhe, planeje e execute.

A pandemia vai passar e saia bem dela você também.

Coordenador dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Finanças do Senac-RS