Artigo, Niciolau Maquiavel - Um povo que aceita a corrupção, não merece a liberdade

Um povo que aceita passivamente a corrupção e os corruptos, não merece a liberdade. Merece a escravidão.

Um país cujas leis são lenientes e beneficiam bandidos, não tem vocação para a liberdade. Seu povo é escravo por natureza.

Um povo cujas instituições, públicas e privadas, estão em boa parte corrompidas, não tem futuro. Só passado.

Uma nação, onde a suposta sociedade civil organizada não mexe uma palha se não houver a possibilidade de lucros, não é capaz de legar nada a seus filhos, a não ser dias sombrios.

Uma pátria, onde receber dinheiro mal havido a qualquer título é algo normal, não é uma pátria, pois nesse lugar não há patriotismo, apenas interesses e aparências.

Um país onde os poucos que se esforçam para fazer prevalecer os valores morais, como honestidade, ética, honra, são sufocados e massacrados, já caiu no abismo há muito tempo.

Uma sociedade onde muitos homens e mulheres estão satisfeitos com as sórdidas distrações, em transe profundo, não merece subsistir.

Só tenho compaixão daqueles bravos, que se revoltam com esse estado de coisas. Àqueles que consideram normal essa calamidade, não tenho nenhum sentimento.

Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!"

(Nicolau Maquiavel)

Ricardo Caldas - A Volta da Confiança na Economia Brasileira

Os números surpreenderam até os mais céticos. Mas aconteceu. O IBGE anunciou que o PIB sofreu um aumento de 1,0% no primeiro trimestre, abandonando os economistas mais pessimistasque previam uma recessão em 2022 ou um crescimento máximo de apenas 0,28% ao ano, na melhor das hipóteses, segundo o primeiro Boletim Focus do ano de 2022 (07/01/2022). Os indicadores não justificavam tamanho pessimismo do mercado, mas o mercado preferiu dobrar a aposta e pagar para ver. 

 

Os dados do CAGED, que comprovam a geração de emprego mês a mês, insistiam em desmentir atese dos pessimistas: mais de 150.000 empregos gerados em janeiro de 2022, 333 mil gerados em fevereiro, 88 mil gerados em março e quase 197 mil gerados em abril, perfazendo um total de cerca de 770 mil empregados gerados apenas no ano de 2022.

 

Ora, esse montante de 770 mil novos empregos gerados em apenas 04 meses (janeiro a abril de 2022) corresponde a uma média de quase 200 mil empregos por mês (192,5 mil mensais, para ser exato), muito próximo da média mensal de 2021, quando foram gerados 2,7milhões de empregos no ano, com uma média mensal de 225.000 novas vagas de emprego abertas. Se em 2021 foram gerados 2,7 milhões de vagas no ano como um todo, com uma média mensal de 225.000/mês e a economia cresceu 4,6%, em 2022 ao gerar quase 200 mil novas vagas por mês o crescimento do PIB não poderia ser de apenas 0,28% (ou entrar em recessão) como os analistas financeiros e de investimentos do setor financeiro acreditavam. 

 

Algo estava errado. A geração de empregos não confirmava o pessimismo reinante entre os analistas de mercado. Estes, baseados apenas nos números apresentados da inflação, que eram altos: IPCA de 0,54% em janeiro, 1,01% em fevereiro, 1,62% em março e 1,06% em abril, apenas nos primeiros quatro meses do ano, e 12, 13% em doze meses, a mais alta em quase 20 anos desde 2003. 

 

Muitos economistas julgaram, ingenuamente que o governo federal colocaria o combate à inflação acima do crescimento do PIB e da geração de empregos em um ano eleitoral. No Brasil, eleições prevalecessem sobre o combate à inflação desde 1982, quando Delfim Neto buscava combater a inflação no meio de um processo de descompressão política durante o Governo Figueiredo (1979/195). 

 

A sabedoria política diz que a inflação se combate no anterior ou subsequente ao daeleição e não duranteàs eleições. O ano de 2022 não seria diferente. No entanto, apesar das evidências, muitos economistas não se convenciam - ou não queriam de deixar convencer-, pelo fato de 2022 não ter as características de um ano recessivo, apesar de alguns sinais poderem dar essa impressão, tais como a elevada e não controlada (ou resistente) inflação, já mencionada e a alta e crescente taxa de juros estipulada pelas autoridades monetárias, aproximando-se rapidamente da casa dos 13% ao ano (12,75%). 

 

A queda no total de requerimentos de seguro desemprego de 674.632 em março para 567.224 em abril, (redução de 15,9%0 em um único mês) e o lenta, porém crescente estoque mensal de empregos formais de 40,7 milhões em dezembro de 2021 para 40,8 milhões em janeiro para 41,1 milhões em fevereiro 41,2 milhões em março e 41,4 milhões em abril deveria ter indicado que um movimento importante estava ocorrendo na economia.

 

Outro sinal ignorado foi a queda constante da taxa de desemprego, medida pela PNAD, de 14,8% em abril de 2021 para 10,5% em abril de 2022. O fato é que os números do PIB do primeiro trimestre de 2022 (+1,0%) quando comparado com o 4º. trimestre de 2021, obrigaram a grande maioria dos economistas e das instituições financeiras a rever suas estimativas quanto ao crescimento econômico esperado para o PIB brasileiro em2022. Cabe lembrar que o resultado do 1º trimestre de 2022 vem num crescendo após dois resultados anteriores também de crescimento econômico no terceiro e no quarto trimestre de 2021. 

 

Dessa forma, o PIB brasileiro atual está situado 1,6% acima do período pré-pandemia (4º. tri/ 2019) e próximo do nível mais elevado da atividade econômica do país, ocorrida no 1º. Tri de 2014. O IBGE nota que o crescimento do PIB no 1º. Tri de 2022 foi puxado pelo setor de serviços, pelo segmento de comércio, pela indústria e pela construção civil. É importante destacar que o consumo das famílias, responsável por mais de 60% do PIB, continua crescendo uma média de 0,7% por trimestre desde o terceiro trimestre de 2021. 

 

Onde está a recessão então? Em virtude de todos esses fatores, os economistasdo setor privado (analistas deinvestimento, analistas financeiros e assessores financeiros de grandes instituições) foram obrigados a rever suas estimativaspara o crescimento da economia brasileira para 2022. Dessa forma, segundo a última atualização do Boletim Focus feita pelo Banco Central, as estimativas para o PIB cresceram de 0,28% em 07 de janeiro de 2022 (com viés de baixa), para 1,20% em 2022 em 06 de junho de 2022. Com essa forte guinada nas expectativas do mercado para 2022, o lema pode ser: “Adeus pessimismo, quevenha 2022”. Portanto, a confiança do mercado na economia brasileira está de volta.

 

Ricardo Caldas, economista e cientista político com PhD em Relações Internacionais, especialista da Fundação da Liberdade Econômica.

 

Sobre a FLE

A Fundação da Liberdade Econômica (FLE) é um centro de pensamento, produção de conhecimento e formação de lideranças políticas. É baseada nos pilares da defesa do liberalismo econômico e do conservadorismo como forma de gestão. Criada em 2018, a entidade defende fomentar o crescimento econômico, dando oportunidades a todos. Nesse sentido, investe em programas para a formação acadêmica, como centro de pensamento e desenvolvimento de ideias. Ao mesmo tempo, atua como instituição de treinamento para capacitar brasileiros ao debate e à disputa política.