Nota do Colégio João Paulo I

 NOTA OFICIAL JPSUL

02/03/2022

 

Prezadas famílias,

 

O protocolo sanitário seguido pela comunidade JPSul em função da covid-19 tem se mostrado suficientemente eficaz para evitar/retardar a propagação do vírus e a contaminação de funcionários e alunos. Desde o retorno às atividades presenciais, não registramos contaminação cruzada em nossa escola, apenas casos de contágios externos que provocaram pontuais suspensão das aulas presenciais. O sucesso dessa operação se deve ao engajamento de todos e somos gratos à comunidade escolar por isso.

 

Considerando que o Estado do Rio Grande do Sul permanece em alerta máximo1 para contágio e transmissão do coronavírus (SARS-CoV-2); a volta do carnaval, a prioridade à saúde coletiva dos nossos alunos e funcionários, a legislação vigente, a sustentabilidade e o equilíbrio em nossas ações para o bem comum e a manutenção do ensino presencial, o COE-Local do Colégio João Paulo I (JPSul) decidiu que:

 

Nesse sentido, e respeitando o DECRETO Nº 55.403, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2022, e o estabelecido pela Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS Nº 05/2021, o JPSul RECOMENDA o uso de máscara de proteção individual para todos os alunos de 1º ao 7º ano do ensino fundamental (06 a 12 anos de idade) em todos os espaços da escola.

 

A obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para os alunos do 1º ao 7º ano do ensino fundamental se dará apenas nos ambientes fechados, como as salas de aula, por cautela, de 02 a 11 de março. A partir da segunda-feira, 14 de março de 2022, o uso da máscara de proteção individual para todos os alunos menores de 12 anos será facultativo em todos os ambientes escolares.

 

A obrigatoriedade do uso das máscaras se mantém para todos os estudantes a partir de 12 anos completos.

 

A escola reitera a importância do autocuidado! A pandemia não terminou, o vírus da covid-19, em sua variante ômicron, ainda circula com força em nossa cidade, a vacinação de crianças ainda enfrenta dificuldades para avançar em nosso estado e não devemos ser descuidados. Lembramos que há pouco as aulas presenciais estavam suspensas em todo o território gaúcho. O retorno à normalidade deve ocorrer de forma gradual e sustentável.

 

Certos da compreensão,

COE-Local; Equipe Diretiva.

Artigo, Fábio Jacques - O tigre acuado

O Tratado de Versailles que selou o fim da primeira guerra mundial, teve como propósito destruir completamente a capacidade econômica e bélica da Alemanha. Das cinzas surgiu Adolf Hitler e as consequências para aqueles que estrangularam a Alemanha foram inimagináveis.

Das cinzas da União Soviética surgiu Vladimir Putin.

Não entro no mérito do conflito atual entre Rússia, Ucrânia, Otan ou União Europeia, mesmo porque tenho certeza de que sou um completo ignorante sobre geopolítica e não tenho o mínimo conhecimento das razões da animosidade entre estes grandes players internacionais, mas fico extremamente preocupado com as possíveis consequências deste desatino dos grandes líderes da atualidade.

A figura do tigre acuado me parece bastante adequada.

Putin é o tigre e tanto a ONU, OTAN como a União Europeia são o bando de cachorros que o tentam abater. O tigre está próximo de uma muralha através da qual não poderá fugir da matilha que o cerca e pouco a pouco lhe tira qualquer possibilidade de fuga. O que fará o tigre? Se entregará aos cães? É claro que não! Ele vai contra-atacar. E com toda a sua fúria.

O ocidente pode conhecer profundamente as terríveis consequências dos boicotes que estão conjuntamente impondo à Rússia como um todo, e não especificamente a Putin. Todos os russos estão sendo banidos dos sistemas bancários, despojados de seus haveres nos sistemas financeiros ocidentais, impedidos de participar de qualquer evento como futebol, fórmula 1 ou qualquer outro tipo de esporte, impedidos de negociar com o resto do mundo. Todos os russos estão sendo culpados como se putins fossem.

Mas será que este gigantesco boicote vai fazer Putin ceder, ou vai induzi-lo a reagir como o tigre acuado com suas garras atômicas à mostra?

Tudo isso me traz à memória o voo da Germanwings com o copiloto trancado dentro da cabine e o resto da tripulação tentando dissuadi-lo de jogar o avião contra os Alpes. Fico imaginando, ridiculamente, o comandante ameaçando mandar bloquear as contas bancárias do celerado caso não abrisse a porta da cabine. Jamais um argumento deste quilate o faria desistir de seu intento suicida e assassino. E, realmente, nenhum argumento o fez mudar de ideia. Matou todos.

Todos os especialistas da nossa grande mídia, apresentam soluções para o conflito europeu. Cada um tem uma brilhante ideia. Eu não me arrisco a dar o menor palpite a respeito. Só tenho medo uma coisa: o tigre está sendo acuado e acabará ficando sem saída. E então poderá atacar com todas as suas forças. E estas forças são capazes de provocar um conflito muito maior, a ponto de por em risco a própria existência da humanidade.

Estamos com nosso destino nas mãos de lideranças pífias com mentalidade sambarilóv que estão brincando de bombinha em um paiol de pólvora. A diplomacia mundial está falida.

Cuidado. Muito cuidado. Podemos estar criando condições para que daqui a cem milhões de anos os dinossauros voltem a povoar a terra e que o ciclo do planeta volte a girar, preferentemente sem os insanos e nefastos seres humanos.

O autor é diretor da FJacques - Gestão através de Ideias Atratoras, Porto Alegre, e autor do livro “Quando a empresa se torna Azul – O poder das grandes Ideias”.