Marco Alba e deputada Patrícia Alba

 Por Marco Alba e deputada Patrícia Alba


A vida sempre me foi generosa. Deu-me alguns obstáculos, mas também tive oportunidades raras. Conhecer o ex-ministro, ex-deputado, ex-secretário de Estado e, acima de tudo, meu amigo, “paidrinho” político, Eliseu Padilha, foi uma dessas. Padilha nos deixou nesta segunda-feira, aos 77 anos. Foi um guerreiro. Lutou com todas as suas forças e, até onde pôde, foi um líder político, agindo sempre na forma daquilo que é o seu maior legado, a ponderação, a inteligência, a educação e a generosidade. 


Minha família está enlutada. Perdemos um ente querido, de grande importância em nossas vidas. Em meu nome e da Patricia, dos demais familiares e amigos, em nome da minha cidade, Gravataí, abraço sua esposa, a Simone, filhos, amigos e demais familiares nesta hora de dor. Todas as palavras do mundo me seriam poucas neste momento, meu padrinho. Obrigado por tudo, Padilha!


Instagram: https://bit.ly/3YJoI9b

Facebook: https://bit.ly/3yEzh2O

Twitter: https://bit.ly/402zn0p

Webinar do Instituto FHC, "o bolsonarismo depois da derrota de Bolsonaro"

 A Fundação FHC (Fernando Henrique Cardoso) realizará, amanhã, 15 de março, a partir das 11 horas (horário de Brasília), o webinar "O bolsonarismo depois da derrota de Bolsonaro". O evento discutirá os resultados de um levantamento recém-concluído do Instituto IDEIA acerca do atual status dessa força política no Brasil. Os dados serão acrescidos de informações qualitativas sobre a reação do bolsonarismo nas redes sociais..

A análise abaixo, com pontos que correspondem à narrativa do Eixo do Mal, de inspiração lulopetista, é do instituto. O editor publica o conteúdo, assim mesmo, apenas para conhecimento dos leitores.

O debate via Zoom acontece após uma série de fatos com potencial para ter afetado a base de apoio do ex-presidente. Após a derrota de 30 de outubro de 2022, Jair Bolsonaro não reconheceu o resultado eleitoral e se recolheu por semanas no Palácio da Alvorada. Enquanto isso, bolsonaristas inconformados com a vitória de Lula bloquearam estradas e organizaram acampamentos diante dos quartéis, pedindo intervenção militar. Dois dias antes da posse, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos, negando-se a passar a faixa ao sucessor, e não retornou mais ao Brasil. Em 8 de janeiro, numa tentativa de provocar um golpe de estado, hordas de extremistas depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília. O ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi preso sob suspeita de omissão e facilitação dos atos golpistas. No final de janeiro, veio à luz a dimensão da tragédia yanomami, agravada nos últimos anos. Mais recentemente, outro escândalo se somou ao rol de preocupações do ex-mandatário: as denúncias de que Bolsonaro usou o aparato do Estado para tentar se apropriar de jóias dadas pelo governo saudita, avaliadas em R$ 16,5 milhões, e que ficaram retidas na alfândega brasileira.

Maurício Moura, conselheiro do Instituto IDEIA, sócio do Fundo Zafira e pesquisador da George Washington University (EUA), avaliará o efeito dessa sucessão de fatos sobre o status atual do bolsonarismo. Para tanto, lançará mão dos dados de uma pesquisa concluída recentemente pelo IDEIA. Isabela Kalil, professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e coordenadora do Núcleo de Etnografia Urbana/Laboratório de Etnografia Digital (NEU/LED) e do Observatório da Extrema Direita (OED Brasil), fará observações com base na reação dos bolsonaristas nas redes sociais. A mediação do debate será do diretor geral da Fundação FHC, Sergio Fausto.

Para se credenciar, basta acessar o link a seguir: https://fundacaofhc.org.br/lp/mar/yt15.html.

Sobre a Fundação FHC - A Fundação Fernando Henrique Cardoso é um think tank brasileiro apartidário e sem fins lucrativos, inaugurado em 2004, que têm um duplo propósito: produzir e disseminar conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no país em sua relação com o mundo; e preservar e disponibilizar os arquivos de Ruth e Fernando Henrique Cardoso, além de outros familiares e amigos do casal, contribuindo, assim, com a documentação de parte da história da vida política e intelectual nacional