Com projeto do premiado designer Jader Almeida e Grupo OSPA, Gorjeio será lançado em Gramado

A Wert Estada & Co., incorporadora de Gramado, prepara o lançamento de um ousado projeto com a assinatura de dois grandes nomes do mercado nacional. São eles: OSPA Arquitetura, grupo de arquitetos e engenheiros que assina alguns dos principais projetos do mundo, e o premiado designer Jader Almeida.

O novo empreendimento gramadense será batizado de Gorjeio e é o primeiro projeto da OSPA em Gramado e o primeiro projeto assinado por Jader Almeida no Rio Grande do Sul.

O novo empreendimento da Wert estará localizado no bairro Bavária, em Gramado, e terá um perfil de luxo com apenas seis unidades residenciais em um projeto totalmente inovador para a Serra Gaúcha.

“Com o Gorjeio estamos indo além. O projeto é assinado pelo premiadíssimo designer Jader Almeida e pelo grupo OSPA Arquitetura. Vamos trazer, e promover, a união de profissionais que atualmente respondem pelos projetos de maior sucesso no país e no mundo. Entendemos que Gramado merece”, explica Giovani Ghisleni, diretor da Wert Estada & Co.

Jader Almeida é atualmente o mais premiado designer da indústria moveleira do país com mais de 70 prêmios nacionais e internacionais. Ele já conquistou todos os principais prêmios do segmento. 

Já o grupo OSPA se notabiliza pelos projetos especiais para marcas nacionais e internacionais sempre unindo design e tecnologia como ponto de partida. Entre os projetos destaques do grupo estão o Capítulo 1 Três Figueiras, o Balduíno e o Singapura, empreendimentos localizados em Porto Alegre.

Com o Gorjeio, a Wert pretende atender um público que frequenta a serra gaúcha e que busca o luxo, a alta qualidade de vida, a assinatura de profissionais renomados, além de apartamentos espaçosos, tendo o lazer da família como ponto forte.

O lançamento do inédito projeto e os detalhes ocorrem no próximo mês em Gramado. A empresa já abriu um cadastro prévio para corretores, clientes e investidores. O cadastro pode ser feito no seguinte link: https://pages.services/wertestada.co/gorjeio-pr-lanamento/

Transtorno do Espectro Autista: a importância do diagnóstico precoce

Especialista alerta o índice de melhora pode chegar a 80% se o tratamento iniciar antes dos três anos


O termo “autismo” tem sido utilizado de forma mais frequente hoje em dia. E existe uma série de razões para falarmos mais sobre este tema segundo o coordenador do Centro Especializado em Neurodesenvolvimento Infantil (CENI) do Hospital Moinhos de Vento, Thiago Botter Maio Rocha. “Algumas são positivas, como a redução do desconhecimento e do preconceito sobre o assunto, mas outras são motivo de atenção, como o aumento de casos e as preocupações sobre atrasos no desenvolvimento infantil”, compara o médico psiquiatra da infância e adolescência.

Muitas famílias têm identificado alguns atrasos no desenvolvimento de seus filhos, em áreas como linguagem, habilidades motoras e controle de comportamento. Esses atrasos, potencializados ou não pelo período da pandemia de COVID-19, acabam gerando dúvidas a respeito da possibilidade de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que uma criança em cada 100 é autista e cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum grau de TEA. No Brasil, estima-se que são cerca de 2 milhões de indivíduos com esse transtorno.

“É muito importante que os pais recebam mais informações para que sejam capazes de identificar os sinais de alerta do transtorno, visto que o sucesso do tratamento e a evolução do paciente dependem, também, do diagnóstico precoce”, enfatiza. “Quando o tratamento começa antes dos três anos de idade, o índice de melhora pode chegar a 80%. Assim, pode-se perceber a importância de entender e saber detectar os sinais precoces desse transtorno para que os cuidados possam ser iniciados o quanto antes”, garante Rocha.

 De acordo com o médico, os sintomas de TEA podem se manifestar em períodos bem precoces, até mesmo antes dos dois anos de vida, principalmente no que se refere às habilidades sociais e de comunicação. “Os bebês podem mostrar pouco contato visual, não interagir adequadamente com outras pessoas ou mesmo ter dificuldades na capacidade de imitação de alguns gestos, como mandar beijo ou dar tchau”, ressalta. Atraso no desenvolvimento da fala também é um ponto importante a ser observado, principalmente crianças que com dois anos ainda não falam palavras ou frases curtas, que devem receber maior atenção.

No Hospital Moinhos de Vento, por meio do CENI, as crianças são observadas e cuidadosamente avaliadas por uma equipe multiprofissional que conta com profissionais da psiquiatria da infância e adolescência, neuropediatria, psicologia, neuropsicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia para que possam receber planos de tratamento personalizados, visando a retomada de seu crescimento e desenvolvimento saudável. 


 Sobre o autismo

Conforme o especialista, o autismo, cujo nome técnico é Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição de saúde caracterizada por prejuízos na socialização, comunicação verbal e não verbal, e alterações no comportamento, com interesses restritos, hiperfoco e movimentos repetitivos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC) afirma que o autismo atinge ambos os sexos e todas as etnias. Entretanto, o número de casos identificados é maior entre o sexo masculino (cerca de 4 vezes maior).

 

Governo retoma processo de privatização da Corsan

 .O valor econômico mínimo da alienação será de cerca de R$ 4,1 bilhões

Vitorioso por ampla margem de votos e portanto com suas propostas apoiadas pela maioria esmagadora da população gaúcha, o governo tucano gaúcho retomou o processo de privatização da Corsan.

Ontem,  governo do Estado promoveu, em consequência, audiência pública sobre a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).Segundo o secretário adjunto Guilherme de Souza, a desestatização é necessária para viabilizar o cumprimento da Lei Federal 14.026/2020, o Novo Marco do Saneamento, que traz metas como atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033.A Assembleia Legislativa do RS aprovou, em agosto do ano passado, o Projeto de Lei 211/2021, que autoriza a privatização da Corsan.

O objeto do leilão são as ações da Corsan de propriedade do Estado e ações de municípios que firmaram termo aditivo e optaram por aliená-las no processo de desestatização. Esse conjunto representa 99,54% da base acionária da companhia.

A Corsan atua em 317 municípios gaúchos, atendendo mais de 6 milhões de pessoas.

Depois da audiência pública desta terça, os próximos passos serão a publicação do edital de licitação e a realização da sessão pública do leilão, que devem acontecer ainda em 2022.