Artigo: A nova Porto Alegre dos 250 anos

Esperança. De todos os valores, acredito ser o símbolo mais objetivo do encerramento deste 2021. Um ano que foi duro, de perdas imensuráveis, mas que se encerra sob o sentimento de que dias melhores estão se abrindo para nós como sociedade. É por devolver essa crença à população que trabalhamos todos os dias na prefeitura de Porto Alegre.


Esperança pela vida, com a prioridade máxima à vacinação contra a covid-19. Esperança aos trabalhadores de garantirem o sustento das suas famílias, com a reabertura responsável das atividades. Pandemia, alagamento, contrato do lixo, acolhimento no inverno castigante, POA que Doa, morador em situação de rua, orquestra Villa-Lobos, milhões em financiamentos internacionais, South Summit, revitalização do Centro Histórico, 4º Distrito, previdência, IPTU, liberdade econômica, microcrédito, redução de impostos, orla do Guaíba, Natal dos Encantos. Para o bom e para o ruim, muita intensidade coube neste ano.


E não fugimos de nenhum dos problemas e debates, assim como não o faremos nos próximos três anos da nossa gestão. Foi enfrentando os desafios de frente e com transparência que superamos e construímos soluções. Aliás, construção, diálogo e entregas são os nossos maiores compromissos.


Em março, nossa cidade chegará à marca de um quarto de milênio. E a nova Porto Alegre dos 250 anos tem motivos para acreditar. Uma cidade que está aberta às parcerias com a iniciativa privada, para entregas simbólicas como o novo Muro da Mauá. Uma capital que é amiga do empreendedor e facilita a vida de quem investe e gera emprego. Mas, sobretudo, uma administração que trabalha para quem mais precisa do poder público. Pessoalmente, acordo todos os dias feliz por ter a oportunidade de ser prefeito de Porto Alegre. E não descansarei enquanto uma cidade tão rica tiver moradores com dificuldade de alimentar os seus.


Em 2022, o porto-alegrense seguirá contando com um governo que acorda cedo e dorme tarde para honrar o contrato com os cidadãos. Juntos, já estamos definindo uma cidade de alma mais elevada. Não somos mais a mesma Porto Alegre. Felizmente. Em frente!


Sebastião Melo

Prefeito de Porto Alegre

Confira cuidados e dicas importantes:

-Armazenar os fogos em local frio e seco, longe do alcance de crianças.

-Designar o manuseio dos fogos a adultos, jamais a crianças ou adolescentes.

-Nunca manusear fogos durante ou após consumo de bebida alcoólica.

-Não segurar os fogos de artifício com as mãos ou transportar nos bolsos.

-Nunca tentar acender os fogos que falharem.

-Não acender fogos em recipientes de metal ou vidro.

-Disparar os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, em direção contrária a pessoas próximas, certificando-se de que não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.

-Ter sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados ou aqueles que falharem, para não haver riscos de novas explosões.

-Em caso de show pirotécnico, contratar profissional especializado.