Corsan faz enxurrada de contratações diretas e apressa leilão no apagar das luzes do atual governo

O Fórum das entidades em defesa da água pública acaba de denunciar a disparada de contratações sem licitação contratadas pela CORSAN, tudo na modalidade de Inexigibilidade de Licitação, com escolha direta da prestadora de serviços, como se não houvesse possibilidade de disputa por mais de uma empresa.

Existem exemplos de casos consagrados e mais conhecidos, todos que justificam uma inexigibilidade de licitação,  são os do Correio, no caso da entrega de correspondências e contas e do IPE.

Acontece que o volume de inexigibilidade posto em prática pela Corsan, mostra uma forma de fugir da licitação, que é uma modalidade de contratação obrigatória para órgãos públicos.

A seguir,  o quadro resumo das Inexigibilidades a cada ano e nos comparativos globais dos tres últimos governos do RS, Tarso, Sartori e Leite.

CORSAN-Inexigibilidades de Licitação

2011 R$            265.672,32 R$                   481.840,02 TARSO

2012 R$                           -   

2013 R$            216.167,70

2014 R$                           -   

2015 R$         1.077.836,24 R$                5.490.499,69 SARTORI

2016 R$         2.328.127,19

2017 R$            776.363,55

2018 R$         1.308.172,71

2019 R$            212.791,53 R$              75.725.464,85 LEITE

2020 R$       41.402.212,01

2021 R$       17.507.674,88

2022 R$       16.602.786,43


 Nota-se claramente a disparada das contratações diretas do Governo Leite, chegando a mais de 157 vezes o ocorrido no Governo Tarso e 13 vezes mais que no Governo Sartori.

Estas contratações diretas são na área do direito publico e da engenharia, sempre voltadas a contratação de assessoramento para a privatização da Corsan, via IPO que já não deu certo e agora o governo gaúcho resolve garantir, tudo para um apressado leilão em final de gestão.

Os 307 Prefeitos que mantém contrato em vigor com a CORSAN, foram pressionados por algumas destas empresas para assinarem aditivos autorizando privatização da CORSAN, mas apenas 1/3 destas prefeituras concordaram expressamente com esta privatização, o que mostra o fracasso das contratações e a incapacidade das empresas contratadas por notória especialização.

Os sindicatos que compões o Fórum estão formalizando denúncia ao tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, Contadoria e Auditoria Geral do Estado e a Justiça Estadual sobre estas irregularidades contratuais e reiterado descumprimento da legislação especifica de licitações, solicitando uma Tomada de Contas Especial, e responsabilização dos gestores.

O que é o Fórum

 O Fórum é composto pelo SINDIÁGUA, SENGE, SINTEC, SINDAERGS, SINDARS, SINDICONTABIL, SINDICONTA, SINQUIRS, SINDECON, SINDITESTE, SINDJORS, e as seguintes associações:

AECO: Associação dos Engenheiros da Corsan

ASTECOR: Associação dos Técnicos Científicos da Corsan

ASTAERS: Associação dos técnicos de tratamento de água e esgoto da Corsan

ASCORSAN: Associação dos servidores da CORSAN

AAFCorsan: Associação dos Aposentados da Fundação Corsan

Artigo, Renato Sant'Ana - O recado da comandante

A candidata ao Senado pelo RS, Comandante Nádia, abriu mão da própria candidatura para ajudar a impedir um desastre. Foi bem.

Quem é esclarecido e honesto anda com os nervos à flor da pele com os abusos do STF, que, há muito, quebrou a harmonia entre os poderes. Ora, nesse caso, conforme a Constituição, é ao Senado que cabe agir e restaurar a ordem. É preciso, pois, votar para senador em alguém que tenha disposição e coragem para bancar essa bronca.

E a Comandante Nádia sabe quem é o candidato no RS que, em vez disso, se propõe a ser o garantidor dos supremos desvios: é o petista Olívio Dutra, que, no Senado, seria só um escudo para os ministros do STF.

Claro, ela sabia não ter chance de eleição. Mas, atualmente vereadora de Porto Alegre, ela poderia manter a vitrine que é a candidatura ao Senado. No entanto, desistiu para ajudar a impedir a desastrosa eleição de Olívio Dutra. Meritório.

Porém, o principal é o recado que ela deu: a eleição para o Senado pode ser um ponto de inflexão no rumo do Brasil.

 

Leia neste blog sobre Dutra:

https://blogdopolibiobraga.blogspot.com/2022/08/velhas-narrativas-e-nada-de-novo-por.html

 

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com


Black Friday. Artigo.

O comércio brasileiro já está se preparando para a chegada da Black Friday. Indiscutivelmente conhecida como uma das datas mais importantes para o mercado global, é a época perfeita para explorar, com sabedoria, as estratégias de vendas certeiras para o aumento de vendas. Mas, em meio a uma concorrência elevada, é preciso se planejar cuidadosamente ao escolher as ações que serão adotadas, com o auxílio de ferramentas que proporcionem uma experiência marcante ao consumidor. Dentre elas, o RCS (Rich Communication Service) pode trazer excelentes resultados visando esse objetivo.

Originalmente criada como apenas um único dia destinado a promoções atrativas, o evento chegou ao Brasil em moldes diferentes. Por aqui, a data é estendida por vários dias ou semanas, aproveitada pelos negócios para atrair a maior quantidade possível de clientes obtendo vendas elevadas. Em 2021, como exemplo, o Relatório Black Friday identificou que, apenas nos dois primeiros dias deste período, o mercado nacional registrou um faturamento de R$ 5,41 bilhões – quantia 5,8% maior que no ano anterior.

Qual a importância da Black Friday para as empresas?

Quando aproveitada de maneira inteligente, as campanhas promocionais organizadas nessa época podem cativar e reter inúmeros clientes à marca, incentivando-os a buscarem a marca para novas compras. Em meio ao crescente perfil de clientes digitais, essas ações devem ser organizadas com foco na agilidade e praticidade, automatizando sua jornada de compras para que consigam adquirir os produtos ou serviços desejados de forma veloz e sem empecilhos. Quanto mais rápida for essa captação e satisfação, menor a chance de buscar outra companhia.

Nessa missão de elevar a taxa de conversão de vendas, apostar em canais de comunicação versáteis, seguros e que permitam um engajamento entre as partes, deve ser o fio condutor de qualquer estratégia implementada – feitos que podem ser garantidos com o RCS. Desenvolvida pelo Google, essa tecnologia traz um sistema de mensagens de texto muito mais completo a ser explorado na relação entre as empresas e seu público-alvo, permitindo que personalizem suas mensagens e incorporem diversos recursos multimídia como imagens, gifs, vídeos e áudios, assim como opções dispostas em carrosséis para interação do usuário, tornando a comunicação mais leve e atrativa.

O RCS pode fortalecer significativamente o relacionamento entre a empresa e o usuário, passando credibilidade e segurança ao consumidor por contar, ainda, com um selo de verificação do Google a qual garante que aquela comunicação não é uma fraude.

Quais os benefícios do RCS para a Black Friday?

Durante a Black Friday, o RCS é um recurso altamente atrativo para a divulgação de produtos por meio de vídeos. Em gravações curtas e objetivas, as marcas podem explorar seus itens, promoções e atrativos para captar a atenção dos clientes. Mas, ao invés de terem que entrar no site da companhia nessa procura, o RCS também pode ser utilizado como facilitador dessa etapa.

Ao identificar tal interesse pelo usuário, a empresa pode gerar um link com um cupom de desconto voltado a este item e enviá-lo ao cliente diretamente por este sistema, direcionando-o à página de compra em seu site para ajudá-lo a finalizar o processo. De maneira complementar, este link pode vir incluso no carrossel de imagens proporcionado pela tecnologia, levando o cliente à sua etapa final de compra.

Expandindo as estratégias de vendas, essa tecnologia pode servir como ponte de acesso do usuário para qualquer seção da plataforma da companhia. Ao destacar as promoções durante o evento, os links gerados na ferramenta podem transportá-los para as landing pages com as ofertas elaboradas, nas quais as conversões podem ser conquistadas com êxito. Quando aplicado corretamente, o RCS poderá ampliar a taxa de conversão em até 40%, segundo um estudo realizado pela Upstream.

As expectativas sobre a Black Friday crescem a cada ano, na esperança de muitos consumidores encontrarem promoções atrativas para realizarem compras específicas. Em meio a este enorme desafio, uma boa experiência fará toda a diferença para o aumento de vendas e uma boa imagem conquistada no mercado – tanto no ambiente físico quanto no digital.

Cada um desses canais de compra oferece suas próprias vantagens de acordo com os perfis dos clientes. Por isso, ambos devem caminhar em conjunto nas ações implementadas – não apenas no atendimento em si, mas principalmente no esquema logístico, definindo um prazo aceitável para a entrega dos produtos adquiridos online e, ainda, oferecendo a possibilidade de retirarem presencialmente na unidade mais próxima.

Muito além de criar ofertas atrativas, elevar a conversão de vendas de qualquer negócio dependerá, obrigatoriamente, de uma preparação cuidadosa. Invista em uma comunicação próxima e personalizada no fidigital, prepare os times para lidar com um maior volume de consumidores e se organize para entregar as compras em tempo hábil. Uma crítica neste processo é capaz de gerar efeitos devastadores para a perpetuidade da companhia, enquanto uma experiência memorável pode ser a chave de sucesso para a fidelização de muitos clientes satisfeitos com seu negócio.

Igor Castro é Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

 

Sobre a Pontaltech:

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.

Brasmarket mostra Bolsonaro com 45,4% e Lula com 30,9%. A pesquisa é desta manhã.

Brasmarket acaba de publicar os resultados da mais nova pesquisa de intenções de votos para presidente, apresentando Bolsonaro isolado em primeiro lugar.

Lula vem em seguida.

Bolsonaro, 45,4% (44,9% no dia 28 e 39,9% no dia 4 de agosto, datada  primeira pesquisa)
Lula, 30,9% (31% e 33,1% nas anteriores)
Ciro Gomes, 10,9% (11,9% e 16,8% nas anteriores)

A margem de erro é de 2,45% para mais e para menos.

Brasmarket ouviu 1.600 eleitores em 529 municípios brasileiros.

CLIQUE AQUI para ler toda a pesquisa.

Artigo, Fábio Jacques - Lula, a tábua de salvação da esquerda

Muita gente fica se perguntando por que o ministro Fachin, em uma manobra duplamente carpada, criou a teoria do CEP errado e devolveu Lula à liberdade depois de mais de cinco anos da manutenção do processo do petrolão em Curitiba com a anuência do próprio STF.

Ainda que este fato pareça fantasticamente estranho, há, na realidade, razões sobejas para uma decisão desta magnitude.

O que se observa é uma reação um muitos recantos do planeta contra a Nova Ordem Mundial. A Itália já elegeu um governo de direita, a Espanha poderá repetir o feito e até mesmo os Estados Unidos podem repetir um governo Trump. Estes acontecimentos, entre outros, mostram um refluxo da onda da esquerda internacional.

No Brasil o refluxo anti-esquerda só se processaria retirando Bolsonaro do governo e para isto só haveria três possibilidades: eliminando-o como foi tentado pelo Adélio Bispo, depondo-o através de alguma manobra ditatorial ou vencendo-o nas urnas. Ora, como a primeira tentativa falhou e a segunda dificilmente seria aceita pela população e pelas forças armadas, só restou a possibilidade de alijá-lo através das urnas.

As urnas seriam a parte mais fácil de resolver mesmo a Constituição prescrevendo que as eleições devam ser auditadas e ter sido aprovada há anos a comprovação do voto através do comprovante impresso depositado em urna lacrada para posterior auditoria, o que foi considerado excelente pelos ministros do STF, do TSE e por inúmeros políticos que hoje dizem que descobriram que as urnas eletrônicas do Brasil, Bangladesh e Butão são completamente seguras. Acontece que esta possibilidade foi contestada pela PGR Raquel Dodge e de lá pra cá nunca mais foi aceita. Há pouco mais de um ano o Congresso estava prestes a votar a PEC do voto auditavel quando, em reunião com um ministro do STF as lideranças mudaram os participantes da comissão do voto impresso e o projeto foi rejeitado.

Assim, restou encontrar alguém da ala esquerdista que pudesse vencer Bolsonaro em eleição insegura, mas que, caso algo de estranho acontecesse como a inexplicável vitória da Dilma sobre o Aécio Neves quando de uma vitória arrasadora, após uma parada no processamento dos resultados, Aécio acabou amargando um fragorosa derrota, pudesse ser justificada.

Mas quem seria o possível candidato cuja vitória pudesse ser considerada justificável? Em toda a esquerda brasileira, completamente carente de qualquer liderança significativa para bater de frente com o Bolsonaro, a única opção seria Lula que já liderou grandes multidões e deixou seu segundo mandato com altíssima aprovação a ponto de eleger a Dilma que sem Lula provavelmente não teria mais que dois votos, o dela e o da filha.

Aí foi que o Milagre CEPEANO do Fachin teve que acontecer. Se tornou necessário tirar Lula da cadeia e reabilitá-lo eleitoralmente.

Lula tornou-se a única opção da esquerda para acabar com a direita no Brasil e por isso, mesmo com todos os seus crimes, é endeusado por magistrados, por praticamente toda a grande mídia, por uma legião de artistas desmamados à força, pelas ONGs, pelos movimentos extremados como MST e MTST e por todos os teleguiados zumbis tanto internacionais como tupiniquins. Se houvesse outra liderança significativa da esquerda, Lula ainda estaria amargando o cárcere em Curitiba. Sua liberdade se deve à falta de opção.

Mas há um grande problema. A tábua de salvação da esquerda não consegue sair às ruas sem ser chamado de ladrão, seus comícios são quase sempre em ambiente fechado com presença de seguidores e nos poucos comícios públicos a plateia nunca passa de meia dúzia de gatos pingados, a maior parte contratada para vestir camisetas vermelhas e portar bandeiras do partido. Já seu opositor, Bolsonaro arrebanha multidões de voluntários vestindo verde e amarelo.

Se todos os que forem votar em Bolsonaro o fizerem vestindo verde e amarelo, será impossível querer provar que ele não ganhará em primeiro turno.

Não imagino qual seja a próxima alternativa da esquerda internacional para barrar Bolsonaro. O que poderão fazer para impedir que ele assuma o governo por mais quatro anos?

Sinto medo só de pensar nisto.

Fabio Freitas Jacques. Engenheiro e consultor empresarial, Diretor da FJacques – Gestão através de Ideias Atratoras e autor do livro “Quando a empresa se torna azul – o poder das grandes ideias”.


Artigo, Carlos Paiva - O "like" que todos os candidatos buscam nas eleições de 2022

Fundamental desde as eleições de 2018, as redes sociais tiveram um papel importante na renovação política colocando centenas de novos políticos em evidência, além dos que já fazem parte deste cenário há muito tempo. E todo esse movimento vem crescendo muito e será decisivo, afinal, de acordo com recentes pesquisas, os eleitores estão passando de oito até 22 horas na internet e, por este motivo, não dedicam tanto tempo para assistir televisão e acompanhar debates ou até mesmo o horário eleitoral gratuito, como acontecia.

É nítido que os candidatos apoiadores do presidente Bolsonaro apresentam uma ampla vantagem quando o assunto é o digital (redes sociais), afinal estão apostando neste universo desde 2018 por meio de lives semanais, participando de podcasts, além de publicarem diversos posts diários, sempre nas redes sociais. Ou seja, uma presença marcante e com isso, é natural colherem como resultado um ótimo engajamento e uma alta quantidade nos números de seguidores. E se comparado ao seu maior opositor, nesse sentido, Bolsonaro está muito a frente. Isso fica evidente quando os dados de análises e métricas das redes sociais mostram algo muito além dos números de seguidores.

Atualmente somado todas as redes sociais Bolsonaro lideram a corrida por engajamento com 50 milhões de membros em toda sua rede, comparado a 17 milhões do seu principal concorrente petista, seguido por Ciro Gomes com 4,6 milhões, e Simone Tebet, 924 mil.

Há diversas formas de se conseguir mais seguidores pagando, o famoso comprar followers, porém, este artifício não funciona quando se trata de alcance. Portanto, a melhor opção é ter seguidores fiéis e engajados, pois estes conseguem multiplicar e levar o conteúdo a mais pessoas rapidamente.

Outro ponto que merece destaque é a aproximação dos eleitores com os candidatos, o que antigamente não acontecia. Já existem diversas pesquisas que comprovam que o brasileiro é um dos povos mais conectados à internet, então é cada vez mais nítido que as redes sociais têm papel relevante nas eleições.

O grande problema que também surgiu com o avanço das redes sociais é a disseminação de notícias falsas, conhecidas popularmente como fake news. Basta apenas uma publicação para, em segundos, atingir milhões de pessoas. Está cada vez mais difícil para o eleitor saber o que é uma notícia verdadeira ou não, sendo que boa parte não tem o hábito de pesquisar várias fontes para descobrir a veracidade daquela informação. Ele simplesmente compartilha e acaba sem querer ajudando a espelhar o “problema” pela rede e em grupos de mensagens instantâneas.

Neste caso, o ideal é sempre recorrer a fontes confiáveis, como os sites e mídias sociais dos órgãos de imprensa que, embora venham sendo desqualificados justamente pelas fake news, ainda configuram uma boa fonte de informação, além, claro das páginas oficiais de governo e organizações da sociedade. Faça uso da boa informação e bom voto!

*Carlos Paiva é empresário e empreendedor apaixonado por inovação, tecnologia e educação. Com uma experiência de 20 anos de mercado, é especialista em gestão empresarial e CEO de duas empresas além da Transformar: a Local Datacenter, empresa especializada em serviços de internet no Rio de Janeiro e a Holding imobiliária Carlos Paiva, responsável pela compra, venda e aluguel de imóveis também na região do Vale do Aço.  Para mais informações, acesse https://agtransformar.com.br/ ou pelas redes @agtransforma





 





A festa no comitê de Bolsonaro diz tudo sobreo debate, coluna Radar, Veja

 A festa em curso, nesta manhã de sexta, no comitê de campanha de Jair Bolsonaro é um bom retrato do desempenho de Lula no debate da Globo nesta quinta.


O monitoramento da campanha do presidente mostra que o petista perdeu terreno na disputa ao Planalto por não saber rebater as acusações de corrupção no passado dos governos petistas. O desgaste do petista, aposta a campanha, será refletido nas pesquisas que virão até domingo.


A ordem no comitê bolsonarista agora é replicar nas redes, como se não houvesse amanhã, todos os tropeços e momentos negativos de Lula no debate. A campanha de Bolsonaro quer chegar aos eleitores que foram dormir e não ficaram para ver embates como o de Lula com Padre Kelmon, por exemplo.


“O debate terminou tarde. Muita gente não viu. Mas agora começa o período crítico, quando a gente consolida o que aconteceu replicando nas redes os trechos. Vai ser tiroteio até domingo”, diz um bolsonarista.