“Intelequituais” contra a aritmética.

 “Intelequituais” contra a aritmética.


Me lembro do Ronald Golias no papel de Pacífico da Escolinha do Golias, grande sucesso do SBT dos anos  1990, respondendo ao professor Caliostro (Carlos Alberto da Nóbrega), que lhe pediu para recitar a tabuada do sete:

Tã tarantã, tã, tã tarantã, tã!

Repreendido pelo mestre, Golias respondeu que não lembrava da letra. Só da música.

A internet tem me provado que Golias não era somente um grande humorista. Era também um profeta.

O desconhecimento da aritmética nos dias atuais se tornou tão grande que senadores, artistas e blogueiros derrapam diante da insondável arte de somar e multiplicar.

Dou três exemplos:

Renan Calheiros, diante do difícil problema de calcular o preço de uma dose de vacina da Covaxin a partir dos seguintes dados, 300.000 frascos com 10 doses cada e com um custo de 45 milhões de dólares, concluiu que cada dose custava 150 dólares. Este foi um daqueles que só aprenderam a melodia da tabuada do 10.

No canto de protesto contra Bolsonaro, “Artistas e sociedade pelo impeachment”, no grupo de pseudo artistas, entre os quais alguns sempre admirei como o Aílton Graça, o Majestade de Carandiru, aparece a Julia Lemmertz nos dando mais uma demonstração da extrema incapacidade destes “intelequituais” em transitar no reino dos algarismos. Através de insondáveis cálculos aritméticos, Julia chegou à conclusão de que os mortos pela Covid-19, se enfileirados (imagino que ela os colocou deitados um com a cabeça nos pés do outro) formariam uma fila que daria para ir uma vez e meia até a lua. Julia dividiu 550 mil mortos por 384,4 mil quilômetros e chegou ao tamanho da espantosa coluna. Na imaginação da exímia matemática dos primeiros algarismos, cada pessoa mede um quilômetro de altura.

E, para não esquecer um blogueiro que eu sigo, o Cláudio Lessa, dividiu os seis bilhões do fundo eleitoral por 200 milhões de brasileiros e concluiu que o voto de cada um destes eleitores custaria 30 mil Reais. Milhões, bilhões, devem ter causado um pipoco na cabeça do Cláudio provocando um aumento de mil vezes o custo de cada voto.

Será tudo isso apenas distração ou se trata realmente de ignorância crassa?

Depois da adoção da metodologia pedagógica do Paulo Freire, na qual apontar o erro de um aluno se tornou discriminação, chego à conclusão que, realmente, se trata de dificuldade de adentrar no universo “tabuático”.

Aprender a cantarolar a melodia tã, tarantã, tã, sem decorar a letra da tabuada resulta nisto que deploravelmente vemos nos poucos exemplos acima.

E vou finalizar contando um segredo: tá cheio de gente que nem a melodia da tabuada apendeu a cantarolar.

Pobre Brasil. Deplorável.


Fabio Freitas Jacques. Engenheiro e consultor empresarial.


Moinhos de Vento e evento

 O estudo nacional Prisma - Prevenindo infecções sexualmente transmissíveis na maternidade, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, será o tema da live que marca a retomada dos Seminários do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). O evento online ocorre na próxima quinta-feira (29), a partir das 11h, e irá abordar os avanços do projeto que avalia a prevalência de ISTs na gestação, em especial o HTLV, vírus ligado ao desenvolvimento de leucemia das células T do adulto. A doença, transmitida principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas ou de mãe para filho, atinge 20 milhões de pessoas no mundo, sendo que 90% não apresentam qualquer sintoma.

O evento será mediado pelo médico Paulo Pitrez, head do Instituto de Pesquisa Moinhos; com as participações da médica epidemiologista Eliana Wendland e do pesquisador Augusto Bidinotto; e de Camila Henz, ginecologista e obstetra. O seminário será transmitido pelo Facebook e pelo Youtube da instituição. 


Prisma

O projeto está sendo desenvolvido em 224 maternidades do Brasil, com a participação de 32 mil parturientes entre 16 e 49 anos. As pacientes recrutadas respondem a um questionário e têm uma amostra de sangue coletada para exames laboratoriais. Está sendo avaliada a prevalência do HTLV e outras ISTs na gestação, como HIV, sífilis e hepatites B e C. Os trabalhos já tiveram início em quatro hospitais da região sul: Hospital Santo Antônio (Tenente Portela/RS), Hospital Casa de Saúde (Santa Maria/RS), Hospital São Vicente de Paulo (Osório/RS) e Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão/SC). 

“As equipes que conduzem a pesquisa nos municípios estão sendo capacitadas para o projeto e em duas cidades as coletas já iniciaram. Recebemos amostras de Tenente Portela e Santa Maria”, afirma Eliana Wendland. Segundo a pesquisadora, a capacitação em Santa Catarina será na próxima semana.


Informações:

O que: Live Proadi SUS - Prevenindo ISTs na Maternidade | Projeto HTLV: Estudo Prisma 

Quando: 29 de julho

Horário: 11h, com transmissão pelo Facebook e pelo Youtube

Link: https://liveproadisus.eventize.com.br/