Entrevista completa com Roberto Rachewsky

 1. Quem é o Grego:

O grego é Aristóteles, o filósofo que deu corpo e alma à civilização ocidental há mais de 2300 anos, dando identidade ao indivíduo, transformando-o numa unidade particular e colocando-o no centro do universo. 2. Quem é o frade? O italiano Tomás de Aquino, filósofo e teólogo, que difundiu a filosofia aristotélica e definiu os limites que separam a razão e a religião, salvando o catolicismo do desaparecimento, mas abrindo as portas para o Renascimento e o Iluminismo. 3. Quem é a heroína? A russa naturalizada americana Ayn Rand, filósofa e escritora que criou a filosofia do Objetivismo, com a qual responde com precisão questões existenciais, seja sobre teoria da existência, do conhecimento, sobre ética, política e estética., ramos que compõe qualquer filosofia que queira ser um sistema completo. Ayn Rand fugiu da Rússia Soviética com 21 anos, refugiando-se nos Estados Unidos onde teve uma carreira de sucesso.


4. Do que trata o livro? É uma dissertação sobre história e filosofia e como essas duas ciências se entrelaçam retrospectivamente. Falo da modernidade, seus paradoxos, sobre os personagens da capa e outros que participaram da história ocidental em geral e do Brasil em particular. Tem também um capítulo autobiográfico.

5. Já tens outros livros publicados?

Tenho participação como co-autor em dois livros:

No best-seller "Ayn Rand, devaneios do coletivismo", da editora LVM; e "Introdução ao Liberalismo" da editora Almedina. Todos disponíveis na Amazon e livrarias tradicionais. 6. O lançamento é aberto ao público? Sim, o lançamento ocorrerá no dia 26/04, às 19 horas, é aberto ao público e faz parte dos eventos que celebram a inauguração da Livraria Santos e do Pontal Shopping, onde ela está localizada. 7. O livro tem 172 páginas e conta com prefácio do empresário Winston Ling e posfácio do cientista político e jornalista Fernando Shüler. O preço sugerido é de R$ 49,90 na versão física. 8. Qual a tua atividade principal? Sou empresário há quase 50 anos, há 30 atuando no ramo de comércio exterior, e agora sou também escritor. Roberto Rachewsky, 68 anos, nascido em Porto Alegre, co-fundador e ex-presidente do Instituto de Estudos Empresariais, do Instituto Liberdade e do Instituto Atlantos, entidades criadas para educar gerações através da difusão das ideias liberais. Abração! 

John Locke propôs. James Madison e Thomas Jefferson construíram, o muro institucional que separou estado e religião, tornando ilimitado o campo de ação da nossa consciência e da nossa expressão.

Seja através de estórias parabólicas ou da simples constatação da realidade através do olhar científico escrutinado por silogismos ótimos, a defesa da liberdade em geral e da liberdade religiosa é o que temos em comum neste palco. 

Nosso compromisso eterno é mostrar que estamos atentos ao que dizia Lord Acton: “Em todos os tempos, os amigos sinceros da liberdade foram raros, e seus triunfos foram devidos às minorias, que prevaleceram associando-se a auxiliares cujos objetivos muitas vezes diferiam dos seus; e essa associação, que é sempre perigosa, às vezes foi desastrosa, dando aos oponentes motivos justos de oposição e acendendo disputas sobre os despojos na hora do sucesso.” Ora, Liberdade implica em responsabilidade, não o contrário.

Os indivíduos devem ser livres para agir de acordo com o seu próprio julgamento. Com aquilo que constroem livremente em suas mentes na forma de ideias, que incluem princípios e ideais que buscam guiá-los na árdua tarefa de identificar, criar e manter os valores materiais, intelectuais e espirituais que permitirão realizar seus propósitos de vida e alcançar a felicidade que melhor lhes aprouver, de acordo com o significado que cada um der a sua existência.

Liberdade religiosa demanda a separação absoluta entre estado e religião. Religião é um assunto privado. Ninguém pode ser impedido nem obrigado de praticar uma. Como eu nunca fui impedido de ser, nem obrigado a ser, um ateu.

Por sinal, a separação absoluta entre o estado e a religião, deveria se estender a outras áreas da atividade privada e produtiva dos indivíduos, quando estão agindo para criar, produzir e comerciar o que a criatividade, a engenhosidade, a ganância e as virtudes humanas podem materializar para benefício próprio e de terceiros interessados.

Sim, sou ateu mas não sou cínico. Acredito, por convicção própria, na realidade, nas ideias abstratas baseadas em evidências materiais corroboradas pela lógica. Reconheço a existência, a lei da identidade e a consciência, como verdades metafísicas axiomáticas. Não sou subjetivista. Vejo o mundo com objetividade. Não existe dicotomia entre corpo e mente e a razão é um absoluto, como diria Ayn Rand, a heroína. 

Sou intolerante com as ideologias niilistas, com o pós-modernismo que visa destruir a linguagem e nossa capacidade cognitiva de lidar com conceitos ancorados nos perceptos da realidade, impedindo-nos de formar integrações válidas e cognoscíveis. 

Eu prezo, como ser racional, a mais importante das nossas características: a de possuirmos livre arbítrio para escolhermos focar nossa mente, pensar e agir exercendo e defendendo o inalienável direito moral à vida e seus corolários, os direitos à liberdade, à propriedade e à busca da felicidade sob os olhos da justiça.

Sim, da justiça. Sim, do mérito. Se aqui se fez o mal, que aqui e agora se pague. Se aqui se fez o bem, que aqui e agora se receba um bem em troca. 

Quando se sabe que religião é uma arte revelatória e dogmática e o estado é força bruta, teme-se que liberdade religiosa possa parecer uma contradição nos termos. Daí a necessidade de separar estado e religião para que a aceitação do que prega a religião seja exclusivamente voluntária.

Aos que, como eu, idealizam a vida em sociedade, que entendem que liberdade no contexto social nada mais é do a ausência de coerção, que o estado tem como exclusiva finalidade proteger os direitos do indivíduo, que eticamente é um fim em si mesmo, munido de racionalidade, autoestima e autointeresse e por isso não pode estar sujeito ao dever, à obediência e à servidão para satisfazer, altruisticamente, entes como a família ou a sociedade, não resta nenhuma alternativa. 

O único sistema social que permite a liberdade individual, a propriedade privada, o estado de direito e o livre mercado é o capitalismo.

A história é clara, o florescimento e prosperidade da humanidade tem relação inversa com a mentalidade religiosa, dogmática. A visão mística de mundo, a fé, a ética altruísta e as relações promíscuas entre a igreja e o estado, foram desastrosas para a humanidade. Da mesma forma, em escala ainda maior, o foram quando os místicos seculares tomaram o estado de assalto e praticaram todos os tipos de barbaridades.

Secretário André Barbosa,Porto Alegre, explica uso de leilões eletrônicos pela Prefeitura

1) Secretário, por que motivos a Prefeitura de Porto Alegre adotou o Leilão Eletrônico para realizar suas licitações?  


Antecipamos a aplicação da nova Lei de Licitações no. 14.133/21, uma vez que Porto Alegre vinha se preparando há mais de ano para isso. Momento de antecipar a aplicabilidade da nova lei e ver na prática eventuais ajustes que devem ser feitos. Antes, os leilões eram feitos através da Licitação, na modalidade concorrência.


Que vantagens e benefícios percebeu nessa nova modalidade recém introduzida no mercado?

Transparência e vantajosidade financeira. Ou seja, o novo modelo evita qualquer risco de fraude e traz mais benefícios para todos envolvidos, especialmente o Município que pode arrecadar mais recursos.


2) Secretário, parece que essa modalidade licitatória foi bem recebida mesmo, pois a Prefeitura decidiu realizar por Leilão Eletrônico a venda de 12 bens imóveis de sua propriedade – algo inédito, permitido pela Lei 14.133.

3)

Que tipo de imóveis eram esses e por que o leilão eletrônico foi avaliado como a melhor solução para viabilizar essas licitações em específico?


Eram imóveis inservíveis para o Município. Terrenos sem edificação, com edificação e aptos que geravam apenas despesas com manutenção, ou seja, cercamento, capina, etc.


O leilão eletrônico foi utilizado por que oportuniza que os interessados possam dar seus lances, a partir do valor oficial de avaliação, até sua capacidade e disponibilidade financeira, de modo transparente. Por exemplo, aquele que é lindeiro a um destes imóveis, poderia ter a oportunidade de dar o maior lance e ser o vencedor do certame. O que não era possível na modalidade de concorrência, prevista na Lei 8666.



4) Secretário, o leilão eletrônico desses imóveis era destinado somente à venda ou previa outras alternativas?

Era somente para venda. Alienação. Mas o nosso programa de gestão de imóveis, aprovado em 2022, prevê a possibilidade de permuta, permuta por obra e reforma de imóveis do Município, cessão, permissão de uso onerosa e não onerosa.

Por exemplo, podermos permutar imóvel do Município pela construção do prédio anexo do HPS. 


5) Secretário, esse primeiro leilão dos imóveis ocorreu em março. 

Qual foi o resultado, as vendas foram concretizadas?


Fizemos o primeiro leilão último dia 14 de março. Leilão inédito no Município de Porto Alegre. O resultado alcançou 7,2 milhões aos cofres públicos. Vendemos 3 dos 12 imóveis colocados a venda que, juntos, foram avaliados em 11 milhões. 


Os valores previstos foram alcançados?


Sim. Ao arrecadar 7,2 milhões, superamos a marca de 65% do valor total das avaliações, que chegou a 11milhões. Ou seja, para o primeiro leilão nestes moldes, foi um sucesso absoluto, levando em em conta que foram leiloados os imóveis mais valorizados. 


Estes recursos são destinados ao FUNPAT (Fundo do Patrimônio) que podem ser utilizados para reforma e manutenção de prédios públicos, limpeza, cercamento dos mesmos, despesas com registro de imóveis, elaboração de PPCI, regularização fundiária, etc. Ou seja, não vai para o caixa único.


6) Secretário, de que forma a Prefeitura realizava a licitação de seus bens imóveis anteriormente?

Olha, até este último leilão de março, o Município de Porto Alegre utilizava a modalidade concorrência, prevista na Lei 8666.


Quais as principais diferenças frente ao leilão eletrônico?


As diferenças são enormes. Mas vou ressaltar apenas duas delas: 

1ª) Transparência- todo o processo é eletrônico, os interessados se habilitam no sistema, apresentam sua proposta inicial por determinado imóvel ou imóveis e no dia aprazado para o leilão, iniciam a fase competitiva de lances. 


2ª) Vantajosidade financeira- Diferente da concorrência, em que há apenas uma proposta envelopada e não há fase de lances, o leilão eletrônico possibilita a disputa franca e aberta entre os interessados. Cujo os valores podem sofrer ágio considerável e oportunizar a entrada de mais recursos para o Município. Ou seja, o leilão mantém a disputa, como na concorrência, mas a diferença fundamental é a fase de lances para melhorar a proposta inicial. E quem pagar mais leva!



7) Secretário, a Prefeitura chegou a lançar um novo Portal específico para a venda de imóveis, que contempla tanto os objetos de editais abertos, quanto os disponíveis para venda direta. Como funciona isso?

Sim. Desenvolvemos um portal extremamente inovador, atrativo, semelhante ao que ocorre no mercado imobiliário. Contendo imagens dos imóveis, características, medidas, matrícula, avaliação oficial, edital, etc, para que os interessados possam realmente ter a ciência do bem colocado a venda e das regras do jogo, certame. Fica hospedado no site da Prefeitura. 

O cadastramento de propostas, envio de documentos e a fase de lances é toda desenvolvida pelo Portal de Compras Públicas, nosso grande parceiro para fazer tudo isso acontecer. 


8) Secretário, a Prefeitura já tem outros leilões eletrônicos programados?

Sim. Após o primeiro leilão realizado em março passado, temos o segundo leilão marcado para o dia 28 de abril. Serão 16 terrenos colocados a venda. O total destes bens alcança a avaliação oficial de 41,2 milhões. São imóveis destinados a empresas de transportes e logísitica localizado no bairro Porto Seco, na Zona Norte da Cidade.

E tem o terceiro e quarto leilões, sem data definida ainda, mas que deverão ocorrer até o final de 2023. Estes contendo imóveis supervalorizados em Porto Alegre e que vão despertar enorme interesse comercial. Estimamos arrecadar mais de 500milhões nos leilões este ano.



9) O Sr foi convidado para palestrar em Natal, RN, sobre o tema. Qual sua expectativa? 

A expectativa é que teremos um grande encontro. O FONAC reúne secretários de administração das capitais do Brasil. Fiquei honrado com o convite para palestrar no evento para falar sobre o case de sucesso e inovação que representa nosso Programa de Gestão do Patrimônio e venda de imóveis por leilão. 


Laudo médico

 A defesa de Torres poderá denunciar Moraes por manter preso incomunicável, preventivamente, ilegalmente, o ex-ministro Torres.

Acusado pelo ministro Alexandre de Moraes de ser omisso durante os atos do dia 8 de janeiro, ocasião em que era secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, também investigado em função de uma minuta apocrifa de defesa do 142, apresentou ‘piora significativa’ no quadro de saúde na véspera de completar 100 dias na prisão, na próxima segunda-feira (24). 

Isto é o que diz o laudo médico produzido por um profissional de saúde do governo do DF:

- Houve piora significativa do estado geral do paciente, com perda de peso, mais ou menos dez quilos, aumento da frequência e intensidade das crises de ansiedade seguidas de crises de choro e nervosismo intenso acompanhada de preocupação intensa em relação às suas filhas menores.

O médico afirma também que fez “várias intervenções e ajustes de medicamentos com o intuito de reduzir consequências deletérias das crises (como risco de suicídio)”, mas pondera que “houve resposta insatisfatória terapêutica aquém do esperado”. Torres está sob acompanhamento médico desde o dia 17 de janeiro.

Vencedores

O grupo de estudantes de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, que viajou para os Estados Unidos,  recebeu neste sábado, 22, o prêmio da categoria “Melhor Modelo de Solução” na First League Explorer, em Houston, nos Estados Unidos. Os estudantes se destacaram entre 56 projetos de robótica apresentados por representantes de diversos países. 

Eles criaram uma maquete automatizada que projeta um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade do bairro Lomba do Pinheiro. O “parque do futuro” conta com vários brinquedos tecnológicos movidos por energias sustentáveis. Toda energia solar e eólica é gerada no próprio espaço.

Após a competição, os Lobóticos ficarão mais uns dias nos Estados Unidos, onde terão uma série de experiências, como uma visita guiada à Nasa. O retorno a Porto Alegre será no dia 28 de abril.