Clériston

 Foi uma coincidência inesperada a morte do preso político Clériston Pereira da Cunha na segunda-feira, justamente no chamado Dia da Consciência Negra. Clériston tinha sangue negro correndo nas veias. É só verificar as imagens que publico hoje no meu blog polibiobraga.com.br, apanhando flagrantes da cerimônia fúnebre realizada em Brasília. São cenas chocantes: caixão aberto, dezenas e dezenas de familiares, amigos e conhecidos, erguendo levemente as mãos de Clériston para lhe dar o último adeus.

O pastor Silas Malafaia, em video que também publico no meu blog, hoje, compartilha dezenas e dezenas de acusações contra o ministro Alexandre de Moraes. Todos o acusam pela morte. E por "n" razões:

- Um inquérito flagrantemente ilegal.
- Uma prisão flagrantemente ilegal.
- O desprezo pelo pedido da família e da PGR para libertar Clériston do calvário da Papuda, apesar dos laudos médicos dizerem que mantê-lo ali seria o mesmo que decretar-lhe uma pena de morte.

Moraes e o STF calam-se e não se calam de modo obsequioso, mas porque sabem que são culpados. E se calam todos os agentes do Eixo do Mal: a PGR está quieta, a PF está quieta, o Governo Federal está quieto, como está quieta a velha mídia, que mal consegue abrir espaços reduzidos para publicar notinhas extremamente assépticas. E quietos estão a OAB e toda esta infinidade de entidades, ONGs e Partidos que se acumpliciam neste conjunto pérfido que eu costumo chamar de Eixo do Mal.

Caberá ao Estado brasileiro, em algum momento, reparar este crime político. Isto já aconteceu no passado, com ênfase para as reparações dos que confrontaram o regime militar. 

Eu preciso deixar claro que este não foi o primeiro herói do povo brasileiro abatido pela sanha persecutória de uma Corte Suprema que se transformou de verdade num Tribunal do Santo Ofício, com todos os seus poderes absolutos de vida e de morte sobre todos os que se opõem ao atual governo lulopetista. 

As redes sociais inflam de indignação, protestos e convocatórias para que os patriotas façam alguma coisa para dar um basta a este verdadeiro estado de exceção.

Como fazer isto dentro dos quadros da legalidade permitida ?

Há bastante tempo, desde o desastre político de 8 de janeiro, eu venho insistindo que a boa batalha se dá, e está se dando, em pelo menos 3 campos diferentes, mas um deles é o principal:

1o ) O uso cada vez mais intensivo das redes sociais e da mídia de conteúdo de internet, onde somos franca maioria. Esta é uma arma revolucionária e domina cada vez mais a comunicação entre os brasileiros.

2o) As manifestações de rua, como fazemos desde 2013, porque são elas que tocam bafo na nuca dos nossos deputados e senadores.

E 3o, o Congresso, Câmara e Senado, mas principalmente o Senado, porque é ali que é possível conter a santa inquisição em curso e sob o comando do moderno Santo Ofício, o STF. Nem é preciso uma PEC para mudar ou extinguir o STF, porque basta fazer o que o Senado começou a fazer hoje, ao cortar as asinhas dos ministros da Corte que se acostumaram a promover decisões monocráticas. Esta festa acabou. Mas é preciso ir mais longe.

De longe, o mais urgente é que o senador Rodrigo Pacheco paute para votação pelo menos um dos pedidos de impeachment protocolados no Senado, o do senhor Aledxandre de Moraes.

Este será o exemplo.

Ele bastará para fazer com que o STF, o Poder Judiciário como um todo, volte a respeitar a Constituição, restabelecendo-se a moralidade legal e jurídica da República.

A morte do preso político Clériston Pereira da Cunha não pode ter sido em vão.

Este, e não Zé Dirceu, é o verdadeiro herói do povo brasileiro.




Senado votará, hoje, PEC que limita poderes do STF

  O Senado aprovou nesta terça-feira calendário especial para votação da PEC 8/2021, que limita decisões monocráticas, ou seja individuais, e pedidos de vista no Supremo Tribunal Federal (STF). Com a aprovação do novo calendário, a proposta será votada, em dois turnos, nesta quarta-feira (22).

O requerimento aprovado prevê uma quebra do intervalo entre os turnos, o que acelera a tramitação da proposta. Com isso, os dois turnos de votação, necessários para análise de uma PEC, poderão ocorrer no mesmo dia, sem necessidade de sessões de intervalo.

O calendário especial foi proposto por líderes de oposição ao governo, recebendo 48 votos a favor, 20 contra e uma abstenção.

Para ser aprovada, uma emenda à Constituição precisa de, pelo menos, 49 votos favoráveis dos senadores em cada um dos turnos. Se aprovada, a PEC seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

O que diz a PEC

A PEC 8/2021 proíbe decisões monocráticas que suspendam a eficácia de lei ou ato normativo com efeito geral, ou que suspendam atos dos presidentes da República, do Senado e da Câmara. A PEC também proíbe decisões monocráticas com poder de suspender a tramitação de propostas legislativas, que afetem políticas públicas ou criem despesas para qualquer Poder.  


Além disso, restringe os pedidos de vista para serem de caráter coletivo e “limitados a seis meses e, em caso de excepcional renovação, a três meses, sob pena de inclusão automática do processo em pauta, com preferência sobre os demais”.  


As decisões monocráticas são aquelas tomadas por apenas um magistrado. Pela sua natureza, trata-se de uma decisão provisória, uma vez que precisa ser confirmada pelo conjunto dos ministros da Corte. Já o pedido de vista ocorre quando um ministro pede para analisar algum tema em julgamento, suspendendo a análise do processo.  


Segundo o texto, caso o STF esteja em recesso, será permitida decisão monocrática em casos de grave urgência ou risco de dano irreparável, mas o Supremo terá até 30 dias para julgar o tema após a retomada dos trabalhos.

Irá até amanhã a Brazilian Footwear Show (BFS), Porto Alegre

 Abriu ontem, Porto Alegre, a primeira edição da Brazilian Footwear Show (BFS), promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O evento é realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Com mais de 1,5 mil empresas do ramo, a maior quantidade do país, o setor calçadista gaúcho emprega mais de 87 mil pessoas. Entre os 25 municípios brasileiros que mais empregaram na indústria calçadista em 2022, nove são gaúchos: Sapiranga, Novo Hamburgo, Parobé, Campo Bom, Nova Hartz, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Dois Irmãos (ordem decrescente de participação).Entre 2020 e 2022, o Rio Grande do Sul foi o segundo maior produtor nacional em números de pares, com média de participação de 21,7% de toda a confecção do país, atrás apenas do Ceará. Só no ano passado, foram produzidos 192,1 milhões de pares no Estado. Em território gaúcho, as empresas fabricam desde calçados completos até componentes como solas e saltos.

O Rio Grande do Sul é o maior exportador nacional em valor e número de pares de calçados. Em 2022, teve participação de 47% no valor exportado e de 30% no número de pares vendidos para fora do Brasil na soma de todas as unidades da federação. 

O evento

Realizada pela Abicalçados e organizada pela NürnbergMesse Brasil, a BFShow segue até quarta-feira (23/11). Com 138 marcas de calçados de todos os segmentos, nichos e polos calçadistas do Brasil, sendo 124 delas exclusivas no evento, a feira deve receber mais de 10 mil visitantes, entre eles, pelo menos, 150 importadores de 30 países. A feira tem parceria oficial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da ApexBrasil.

Nos 10 primeiros meses do ano, cresceu 14,4% a movimentação nos três portos do RS

Os três portos públicos - Rio Grande, Peloas e Porto Alegre - do Rio Grande do Sul apresentaram variação positiva entre os meses de janeiro e outubro de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Juntas, as unidades operacionais da Portos RS somaram 37.544.373 toneladas, um aumento de 13,94% em comparação com as 32.951.803 toneladas de 2022. Nos dez meses do ano, passaram pelos portos 3.066 embarcações, sendo 2.508 delas apenas em Rio Grande. O Porto de Pelotas recebeu nesse período 437 barcaças e o Porto de Porto Alegre operou 121 navios de janeiro a outubro. Os granéis sólidos lideram o ranking de cargas, atingindo 24.835.171 toneladas.

No Porto do Rio Grande, que obteve variação positiva de 14,44%, foram registrados aumentos nas movimentações de soja em grão (73,40%), milho (72,14%), demais mercadorias (19,79%), farelo de soja (13,73%) e fumo (2,67%). A soja em grão passou de 4.806.008 toneladas para 8.333.501 toneladas. O milho passou de 344.453 toneladas para 592.934 toneladas.

 30% do produto interno gaúcho ganha o mercado internacional por meio das unidades operacionais da Portos RS.