Produção industrial de dezembro

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada ontem pelo IBGE, apontou alta de 2,8% na passagem de novembro para dezembro, acima da projeção até mesmo dos economistas do Bradesco, conforme comunicado enviado estas manhã ao editor (2,4%) e da mediana das expectativas do mercado (2,0%). 

Trata-se do quarto mês consecutivo de alta (com 0,3% em novembro), acumulando crescimento de 2,5% em 2017, após o recuo de 6,4% registrado em 2016. 

No dado mensal, o destaque ficou por conta da categoria de bens duráveis, com crescimento de 5,9% ante novembro, bastante influenciada por veículos, acumulando expansão de 13,3% no ano passado. O destaque negativo da divulgação ficou por conta da estabilidade da produção de bens de capital na margem, após oito meses consecutivos de alta. Nesse sentido, avaliamos que esta seja mais uma acomodação do que a interrupção da tendência de retomada. No acumulado do ano, essa categoria subiu 6,0%, após o recuo de 10,2% apurado em 2016. Outro destaque de dezembro ficou por conta da produção de insumos típicos da construção civil (ITCC), que avançou 7,2% ante dezembro do ano anterior e 5,0% ante novembro, segundo nossas estimativas dessazonalizadas. Esperamos que a PIM de janeiro apresente alguma acomodação, à luz dos poucos indicadores coincidentes já conhecidos. Além disso, o resultado de dezembro coloca um viés para cima na nossa projeção de PIB do quarto trimestre, atualmente em 0,3% ante o terceiro trimestre.

Ex-lavador de carros cria franquia de lava-rápido sem custo fixo e fatura R$1.6 milhão em um ano

Ex-lavador de carros cria franquia de lava-rápido sem custo fixo e fatura R$1.6 milhão em um ano

O Portal Sua Franquia conta a historia do Ex-lavador de carros cria franquia de lava-rápido sem custo fixo e fatura R$ 1.6 milhão em um ano: Rede de franquias Top Spa Car, do ramo de estética automotiva e lava-rápido adaptado para concessionárias, possui 42 unidades em operação com investimento inicial a partir de R$55 mil.

Leia a reportagem:

Anderson Macena era lavador de carros e morava de favor em um quarto de funilaria. A vontade de vencer falou mais alto e o que não faltou foi determinação para alcançar seus objetivos. Hoje é um empresário de sucesso, proprietário da franquia Top Spa Car, franquia de lava-rápidos adaptados para concessionárias e fornece tecnologias exclusivas de estética automotiva. No último ano conquistou faturamento de R$ 1.6 milhão e gerou mais de 500 empregos diretos. A expectativa é crescer em faturamento mais 50% neste ano.
Dessa forma, a marca que atualmente possui 42 unidades em operação e tem a expectativa de abrir 24 novas unidades em 2018, em cidades como Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. O modelo de negócios da marca requer um investimento entre R$ 55 a R$ 230 mil. A rede está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará. 
A Top Spa Car faz todo o relacionamento com as concessionárias para conseguir os respectivos pontos. Os proprietários das concessionárias não são os franqueados, por este não ser o core business deles. As revendedoras ganham uma porcentagem variável na venda de serviços complementares.
Dentro deste formato, o franqueado não tem custos com aluguel, água e luz, já que tudo isto faz parte do espaço da concessionária. Ele também tem a segurança de que o seu público alvo estará no espaço do negócio com alto potencial de compra, além da oferta de serviços exclusivos de estética automotiva, que são atrativos tanto para carros novos quanto para veículos usados.

De ex-lavador de carros a dono de franquia
Quando Anderson Macena morara de favor em um quarto de funilaria, em São Bernardo do Campo, para retribuir a gentileza, voluntariamente, ajudava o proprietário do local com os serviços de reparos. Prestativo, ele gostava de tudo muito organizado e tinha o hábito de sempre arrumar o carro para entregá-lo com a melhor aparência possível.
Logo, pensou em ofertar os serviços de higienização para também ter sua própria remuneração. O capricho e a determinação de Macena começaram a chamar a atenção da clientela. Em quatro meses ele já tinha clientes que buscavam apenas pelos serviços de higienização. Aos poucos foi conquistando sua própria renda e fazendo capital para conquistar seu próprio espaço.  A vontade de crescer fazia o empreendedor trabalhar até 14 horas por dia.  O esforço valeu a pena e logo ele conseguiu alugar um local maior para montar seu próprio lava-rápido. 
Detalhes fazem sucesso
Dedicado, ele começou a se destacar por ser detalhista na prestação de serviços e carismático com os clientes. A reputação de Macena chegou até um funcionário de uma seguradora que o indicou para atuar em uma concessionária, responsável por fazer a revisão de veículos prejudicados por uma enchente. Foi aí que o empreendedor identificou um gap de mercado, o funcionamento de lava-rápidos dentro de concessionárias para atender carros agendados para revisão.
Ousado, ele mesmo propôs ao dono da concessionária que continuasse prestando os serviços. Em troca o estabelecimento recebia uma porcentagem por veículos lavados.  Como era uma proposta rentável para ambos os lados, a parceria continuou. Logo, surgiu a oportunidade para prestar o mesmo atendimento em outras lojas do mesmo dono.
O avanço era animador, mas sinaliza também desafios, já que havia apenas uma máquina a vapor que precisava ser realocada, simultaneamente, em diferentes locais. Ao invés de desistir, ele optou por buscar uma solução e foi atrás de equipamentos usados. Teve também que treinar colegas para lavar os carros, seguindo exatamente o padrão de qualidade que ele estabeleceu desde o início.
Nasce a franquia Top Spa Car
Após três anos neste ritmo e com uma fórmula promissora de negócio, Macena, sentiu que era hora de dar mais um importante passo para crescer. Com um planejamento amparado por números lucrativos, o empreendedor decidiu que era hora de transformar o lava-rápido em franquia.
O primeiro passo foi buscar o auxílio de uma instituição de confiança para entender como seria a transformação e analisar a viabilidade. Consultou, então, algumas instituições e sentiu na Endeavor, organização de apoio aos empreendedores, a segurança necessária para seguir as diretrizes. Entre elas as questões burocráticas e a padronização da imagem, qualidade e treinamento operacional deveriam ser formalizadas em documento.

Com a evolução do projeto, o empreendedor investiu ainda mais em tecnologias para aprimorar a performance do negócio. Criou uma máquina de higienização automatizada de veículos, capaz de reaproveitar até 95% da água utilizada e diversos outros serviços exclusivos e complementares, dentro do conceito de Car Care.