Nota do presidente do Sindicato Rural de Pelotas

Prezados Diretores (as),


Temos recebido relatos que, durante aula nesta instituição, a produção pecuária e orizícola têm sido colocadas como vilãs do meio ambiente. Dessa forma, segundo o professor, deveriam ser evitados ou diminuidos o consumo de carnes e arroz pela população.

A produção pecuária e orizícola têm uma história mais do que centenária em nossa região, o que por si só demonstra sua importância econômica, social e também ambiental. Não por acaso a principal praça de nossa cidade recebeu a denominação de Coronel Pedro Osório, pecuarista e arrozeiro. Fica claro a opinião puramente ideológica, desprovida de fundamentação técnica, incompatível, a meu ver, com uma instituição de ensino. 

Fundamental neste momento o posicionamento oficial por parte da escola em relação ao ocorrido, deixando claro se foi um equívoco por parte do professor e de que forma será corrigido ou se esta é, realmente, a visão da instituição a respeito destas atividades. 

Ficamos no aguardo da posição da escola afim de esclarecer à sociedade pelotense sua real visão e posição sobre a produção pecuária e orizicola de nossa região. 


Cordialmente 


Fernando Rechsteiner 

Produtor rural

Presidente do Sindicato Rural de Pelotas 

Diretor Vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul

Grupo Essent anuncia investimentos de mais de R$ 6 mi em Complexo Tecnológico em Horizontina

Em evento o grupo empresarial fará o lançamento da Pedra Fundamental do Complexo e da pré-aceleradora de startups MIRA Labs que deve dinamizar o ecossistema de inovação no interior do RS  

O Grupo Essent, composto por empresas de serviços financeiros voltados para empresas, política e agronegócio, realizará no dia 29 de abril, a partir das 15h30, no Centro Cultural de Horizontina – RS, o lançamento da Pedra Fundamental do Complexo Tecnológico e a criação da MIRA Labs, uma pré-aceleradora de startups, o quarto negócio do grupo. Ao todo serão investidos mais de R$ 6 milhões, investimento esse conjunto com investidores e empresas patrocinadoras da região, na estrutura que englobará todos além dos negócios do grupo, que hoje atua com contabilidade nos ramos eleitoral, agrícola e empresarial, um grande coworking para pré-aceleração de negócios inovadores. 

O investimento inédito deve potencializar a diversificação da matriz econômica do município localizado há 500 km de Porto Alegre, que é reconhecido pela sua produção de maquinário agrícola. Agora, a cidade terá um moderno espaço para incentivar a tecnologia e a inovação, fortalecendo a interface entre mercado e academia. A pré-aceleradora foi criada pelos sócios do Grupo Essent, liderados por Guilherme Sturm, CEO da Essent Jus, e Rodrigo Barichello, considerado pela FAPESC em 2021 um dos 3 professores mais inovadores de SC, que assumirá o papel de CEO da MIRA Labs, com o intuito de melhorar o desempenho de startups, especialmente de regiões interioranas e em estágio de validação de modelo de negócio. Segundo estudo da PwC Brasil, nove em cada 10 startups, morre antes mesmo de chegar ao ponto de aceleração do negócio. 

“Há um abismo entre o período que um projeto deixa a incubadora de sua universidade e se torna uma startup em busca da aceleração do negócio. E a maioria das ideias morre nessa fase. Para ajudar o empreendedor a atravessar esse vale até o sucesso é que surge da MIRA Labs, que tem ainda outras particularidades”, explica Barichello.

Em parceria com a Unicred - instituição financeira cooperativa, o Complexo contará com 1.125m² de área construída e a capacidade de ocupar até 320 pessoas, em formato de coworking. O grupo Essent Negócios Contábeis, composto por Essent Contabilidade, Essent Jus, Essent Agro e agora com a MIRA Labs, que se lança oficialmente para o mercado nesse evento, estarão locadas no espaço.

O grupo que nasceu em Tucunduva-RS escolheu construir a sede na cidade vizinha pelo apoio da prefeitura local e incentivos fiscais que potencializam a expansão dos negócios do grupo. O município também se mantém ligado ao conceito de valorização da cultura interiorana e seu potencial de fazer arranjos cooperativos. “Horizontina está num momento estratégico que é de se tornar um polo de inovação e tecnologia no interior do estado e estamos aproveitando para somar nossos esforços e contribuir para o desenvolvimento de toda a nossa região”, diz Sturm.

O evento deve receber cerca de 150 pessoas, entre autoridades do município e região, do estado e convidados.

 

Sobre a Essent Jus

Criada em 2016, a Essent Jus é uma startup especializada em prestação de contas eleitorais de forma 100% digital. A empresa desenvolveu aplicativos e ferramentas para facilitar a vida de contadores que atuam especificamente neste ramo e, a partir de 2019, passou a fornecer essa tecnologia a escritórios de contabilidade parceiros em um método de parceria.

Na eleição de 2020 a rede contou com 924 escritórios em todo país, oferecendo contabilidade especializada e serviços financeiros para partidos políticos e candidatos, que automatizam o controle financeiro, a arrecadação e a prestação de contas à Justiça Eleitoral. A starup pertence ao grupo Essent Negócios Contábeis, composto por Essent Contabilidade, Essent Jus, Essent Agro e MIRA Labs, que tem o compromisso de propor ideias inovadoras que aprimoram a gestão de empresas, partidos políticos e agronegócio.

Propostas das Forças Armadas

  Aos poucos vão surgindo as propostas das Forças Armadas para garantir eleições limpas, embora o presidente do TSE, surpreendentemente, tenha colocado todas elas sob sigilo. As  Forças Armadas foram convidadas para integrarem a Comissão de Transparência do TSE.

O general Heber Garcia Portella sugeriu que fossem adotadas medidas para a validação e a contagem dos votos durante as eleições. A proposta aparece no Plano de ação para a ampliação da transparência do processo eleitoral. O grupo é formado por representantes de instituições como Polícia Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Academia e Forças Armadas.

“Considerando o voto como um direito e um dever inarredáveis de cada cidadão, sugere-se a adoção de medidas que permitam a validação e a contagem de cada voto sufragado, mesmo que, por qualquer motivo, as respectivas mídias ou urnas eletrônicas sejam descartadas”, escreve Portella no documento divulgado pela CNN Brasil. O militar também relata que “não foi possível visualizar medidas a serem tomadas em caso da constatação de irregularidades nas eleições”. Por essa razão, Portella propôs que seja revisto e divulgado de modo antecipado as “consequências para o processo eleitoral, caso seja identificada alguma irregularidade.”

Sobre a validação a contagem dos votos, o TSE afirmou que o sistema de votação atual possui mecanismos para a recuperação de votos. Os meios citados pelo tribunal são eletrônicos. A única exceção é o boletim da urna que, apesar de ser impresso, lista apenas o resultado completo de cada unidade e não traz um registro individual de cada voto.

Com relação às medidas para os casos de irregularidades, de acordo com a Corte, elas estão previstas em lei.