Doe sangue no Bourbon Shopping, Porto Alegre

 Com o objetivo de estimular e facilitar as doações de sangue, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre irá oferecer, durante quatro sábados de outubro, um espaço alternativo de coleta na capital. Nos dias 2 (próximo sábado), 16, 23 e 30 do próximo mês, o Banco de Sangue da instituição estará presente no Bourbon Shopping Wallig para atender a população, sempre das 9h às 13h, mediante agendamento pelo telefone (51) 3214.8335. 


Com vagas limitadas, o posto de coleta recebe doadores de todos os tipos sanguíneos. Para iniciar a ação, os primeiros doadores serão Roberto Manuel Zaffari, gestor da AIRAZ, administradora dos shoppings e galerias comerciais do Grupo Zaffari, e a Comandante Nádia (DEM), vereadora de Porto Alegre. Cedido gratuitamente pelo Bourbon Shopping Wallig, o espaço também conta com o apoio da companhia de alimentos M. Dias Branco, que viabilizou financeiramente a montagem da estrutura. 


Para realizar a doação, é importante: 


-Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional

-Ter entre 16 e 69 anos de idade (de 16 a 17 anos de idade, devem estar acompanhados por responsáveis)

-Ter peso acima de 50 kg


Também é preciso observar alguns requisitos para realizar a doação com segurança: 


-Infectados pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV são considerados inaptos por um período de 90 dias após a completa recuperação. 

-Candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, ou mesmo com casos suspeitos, são considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato. 

-Se houver algum sintoma de gripe, tosse, febre ou resfriado é preciso aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação.

-Se houver realizado algum procedimento cirúrgico nos últimos seis meses, deverá aguardar 30 dias para realizar a doação de sangue.

Todas as informações sobre os requisitos de doação estão disponíveis em www.santacasa.org.br/pagina/doacao-de-sangu.




Mercado ferroviário brasileiro em expansão: setor atrai investidores e já prevê aportes de R$ 80,5 bilhões no modal

Acompanhando o bom momento do mercado, ocorre, na próxima semana, o principal ponto de encontro do setor metroferroviário da América Latina, a NT Expo, em sua segunda edição 100% digital: a NT Expo Xperience 

Para o debate sobre o atual cenário e o futuro do setor no Brasil, evento virtual conta com a participação de autoridades do segmento, como o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos do Governo de São Paulo, Alexandre Baldy, e o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa 



Mesmo em meio aos desafios que permeiam o país, o mercado ferroviário brasileiro vive tempos de bonança e traz consigo um dos melhores momentos do setor nos últimos anos. Muito disso se deve à iniciativa do Governo Federal de aprovar o Marco Legal das Ferrovias, que tem como objetivo principal proporcionar o aumento de investimentos privados no setor, reduzir a burocracia para a construção de novas ferrovias e inovar no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação de serviços do segmento. 


Entre as medidas para viabilizar a atração de investimentos da iniciativa privada, está a permissão para a construção de novas ferrovias via autorizações ferroviárias, de maneira mais célere e simplificada, sem a necessidade da realização de leilões de concessões - estratégia adotada no início do mês, com o lançamento da campanha "Setembro Ferroviário", que visa estimular ainda mais a captação de aportes para o segmento. 


O que vem dando certo. Desde a liberação dos pedidos ao mercado, para que eventuais investidores manifestassem interesse em novos projetos ferroviários, o Governo Federal já recebeu 14 solicitações de investimentos para a construção e operação de ferrovias ao redor do país. Dessa forma, já são R$ 80,5 bilhões de aportes previstos para o modal (o que representa mais de dez vezes o total que a União possui em orçamento público para o setor), com 5.360 km de novos trilhos em 12 estados brasileiros. 


Diante deste cenário promissor, ocorre, na próxima semana (de 5 a 7 de outubro), o principal ponto de encontro do setor metroferroviário da América Latina, a NT Expo, em sua segunda edição 100% digital: a NT Expo Xperience. "O evento acontece em um momento em que o setor reafirma sua importância para a matriz de transportes brasileira, com um potencial de investimento de elevado retorno, em face de sua decisiva contribuição para alavancar o segmento e a economia do país como um todo a patamares ainda mais altos", diz o diretor do portfólio de infraestrutura da Informa Markets Brasil, organizadora e promotora da NT Expo, Hermano Pinto Jr. 


Serão três dias de muitas atrações, conteúdos e networkings exclusivos aos profissionais e empresas deste mercado, que poderão conferir, em primeira mão, o debate sobre o atual cenário e o futuro deste setor no país com os maiores especialistas no assunto. Entre eles, estão algumas das principais autoridades, estaduais e federais, quando o tema é a área de transportes terrestres e metroferroviários, como o Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa, que fará a palestra de abertura do evento, no dia 5/10, a partir das 10 horas. Costa abordará o "Crescimento da produção de transporte ferroviário no 1º semestre e o plano de investimentos para 2021/2022". Também no primeiro dia, o vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Mássimo Bianchi, trará o debate sobre a "Nova Política para o Setor Metroferroviário", às 12h10. 


Quem também marcará presença neste encontro virtual é o Secretário de Estado de Transportes Metropolitanos do Governo de São Paulo, Alexandre Baldy, que destacará o tema "CPTM: Segurança para passageiros e operação de trens", às 10 horas do segundo dia (6/10). Assim como o diretor técnico do SIMEFRE, Paschoal de Mario, que ressaltará a pauta "SIMEFRE e ABNT - Revisão das Normas Metroferroviárias", às 12h10. 


No terceiro e último dia, 7/10, destaque para a palestra "PLS 261 - A desburocratização em prol do crescimento do setor", com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, às 17 horas. Mais cedo, a pauta de sustentabilidade também virá à tona, com a palestra "Desconstruindo mitos do passado e construindo o futuro com a principal agenda global: ESG (Environmental, Social and Governance)", com o editor-chefe da Revista Transporte Mundial, Marcos Villela, às 11h10. 


"Este é o nosso propósito, levar adiante o debate em prol do desenvolvimento do setor, esmiuçando seus desafios e apresentando soluções para os mesmos, de forma a contribuir para manter o acelerado ritmo de expansão do segmento, de maneira sustentável, econômica e produtiva para todos os elos da indústria metroferroviária do país. Assim como proporcionar o relacionamento e a geração de negócios aos players e stakeholders do mercado, além de fomentar a adoção de novas tecnologias, soluções e modelos de negócios, que também fazem parte do nosso escopo", afirma Hermano. 


Programação - Além destes temas destacados acima, a NT Expo Xperience 2021 conta com uma variedade de palestras e painéis programados ao longo dos três dias de realização do evento virtual - serão mais de 20 horas de conteúdos no decorrer de todo o encontro, sempre das 10 às 18 horas. No primeiro dia (5), por exemplo, acontecem ainda os debates sobre a "Câmara Temática do BIM - A metodologia do futuro", às 14h50, e "A evolução das conexões portuárias para o transporte ferroviário", às 17 horas. 


No segundo dia (6), outras rodadas de apresentações também se destacam, como a palestra "Progress Rail - Locomotiva elétrica 100% a bateria", às 11h10. Depois, é a vez dos temas "Reflexos das inovações para vias permanentes: redução de custos operacionais e ampliação da vida útil das linhas férreas"; às 14h50; e "Modernização do sistema de bilhetagem: QR Code e aproximação NFC", às 17 horas. 


Já o terceiro e último dia (7/10) abre espaço para debates sobre "O transporte de cargas no pós-pandemia na ferrovia Carajás", às 10 horas; "4ª e 5ª Revolução Industrial: A projeção para as próximas décadas sobre a infraestrutura ferroviária", às 11h40; "Frente Brasil Trem Jeito", às 12h10; "Expansão de trens de passageiros intercidades em Minas Gerais", às 14 horas; e "Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros", às 14h50. 


*Programação sujeita a alteração 



Networking Qualificado - Além da grade de conteúdos, a NT Expo Xperience 2021 oferece um exclusivo espaço orientado para o networking e para a geração de novas oportunidades de negócios aos profissionais e empresas do setor, o Network Session. Neste ambiente, os participantes têm acesso a mais de 100 marcas expositoras, às últimas novidades e soluções, além das tendências em produtos e serviços do segmento. 


Fatores estes que fazem da NT Expo muito mais do que um evento, uma plataforma de negócios completa para o setor ferroviário, gerando oportunidades, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes (digital e físico, simultaneamente), segundo Hermano. "Disponível 365 dias por ano, a NT oferece uma base de dados qualificada, com centenas de contatos de profissionais do setor, e diversos canais, como a própria NT Expo Xperience, além de website, redes sociais e uma gama exclusiva de soluções, com as quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade", completa. 


Para saber mais, acesse - https://www.ntexpo.com.br/pt/home.html 


Serviço - NT Expo Xperience 2021: 

Quando: 5 a 7 de outubro. 

Horário: Das 10 às 18 horas. 

Inscrições: https://negociosnostrilhosexpo.e-event.com.br/ 



Sobre a NT Expo Xperience 2021 

Com o objetivo de promover o debate sobre o atual cenário e o futuro do setor ferroviário no Brasil, proporcionar o networking e a geração de negócios às empresas e profissionais do ramo, e fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias e tendências para este segmento, a NT Expo promove a segunda edição virtual do principal ponto de encontro da América Latina para este mercado: a NT Expo Xperience 2021. Agendado para ocorrer na próxima semana, de 5 a 7 de outubro, em formato 100% digital e totalmente gratuito, o evento, este ano, traz uma rica agenda de atrações e conteúdos exclusivos que levarão aos participantes discussões sobre os desafios de uma transformação acelerada, pela qual passa o setor, que vive, entretanto, um dos mais promissores momentos de sua história recente. 



Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato através do e-mail institucional@informa.com 



 


Justiça condena detratores de Osmar Terra

         A Justiça deu ganho de causa  ao deputado federal Osmar Terra(MDB-RS)  em processo movido por acusações falsas feitas na campanha eleitoral de  2020 pelos candidatos a prefeito e vice de Guarani das Missões , Bertil Bolivar Nilson e Leonardo Estanislau Szivelski, da coligação “Um Novo Tempo” (PDT, PT e PTB). 

       As acusações mentirosas foram disseminadas na página coligação da rede social Facebook “PDT - Guarani das Missões”.

       A juíza Suelen Caetano de Oliveira, da Comarca de Guarani das Missões, condenou os réus à retirada da notícia falsa da rede social e ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 30.000,00, corrigido monetariamente pelo IGP-M, a contar da data da sentença  e acrescido de juros moratórios de 1% ao mês a contar da data da publicação da notícia na internet. A sentença foi publicada em 24/9/2021.

 INFORMAÇÃO MENTIROSA

     A acusação se baseava numa informação mentirosa publicada em  12.02.2020 pelo  site Poder 360, e corrigida depois pelo mesmo veículo. O mais impressionante é que o próprio “link” publicado na página da coligação Um Novo Tempo, direcionava para a página do site "Poder 360" , que, em 28.10.2020, havia retificado a notícia dizendo:“atualização: fraude não foi comprovada -troca de ministro teve razão política”. O site publicou ainda que as “as suspeitas de fraudes que foram citadas pelo jornal O Estado de S.Paulo nunca foram confirmadas. O então ministro Osmar Terra negou ter cometido as irregularidades”. 


 A defesa de Osmar Terra  destacou na ação judicial que o deputado não possui qualquer processo criminal ou de improbidade administrativa, o que pode ser comprovado por meio de certidões do Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), anexadas ao processo.