O tempo no RS

 De acordo com o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana será marcada por tempo nublado, com chuvas isoladas e temperaturas amenas em todo o Sul do Brasil.

A chuva retornou ao Rio Grande do Sul, como previsto, nesta segunda-feira.

Nesta terça-feira, a chuva no Rio Grande do Sul deve se concentrar na Metade Norte do estado. 

 Na quarta-feira, ainda chove mais ao Norte do Rio Grande do Sul e a instabilidade deve dominar os estados catarinense e paranaense. Nos dois estados, é alto o risco de chuva por vezes localmente forte e de temporais isolados. Na quinta-feira, volta a chover em diversos pontos do Rio Grande do Sul da tarde para a noite. Na sexta-feira, um centro de baixa pressão atua sobre o Rio Grande do Sul e intensifica a instabilidade na Região Sul. Chove de forma ampla no estado gaúcho e até forte em alguns pontos. No sábado, a baixa pressão estará sobre o Oceano Atlântico e vai impulsionar ar mais seco para o Sul do Brasil. Com isso, espera-se uma melhora do tempo em grande parte da região com o retorno do sol para muitas cidades.

2o turno

  O segundo turno de um pleito pode ocorrer apenas nas eleições para presidente da República, governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que define a realização de segundo turno é o critério da maioria absoluta de votos, característico do chamado sistema eleitoral de dois turnos. Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito, não havendo segundo turno”, diz o TSE.

No RS, nos 5 municípios com mais de 200 mil eleitores, todos terão segundo turno: Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Canoas e Caxias do Sul.

O segundo turno destas eleições municipais para prefeitos acontecerá no dia 27

A ida dos eleitores às urnas no último domingo selou a eleição para prefeito em 11 das 26 capitais do país. Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luis (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES) já sabem quem será o prefeito pelos próximos quatro anos