Ditadura lulopetista da Nicarágtua fechou 50 meios de comunicação, apenas, em 2022

 Grandes empresas de comunicação estão sendo fechadas, prejudicadas economicamente ou estão fugindo do país temendo a repressão do atual governo. 

A Brasi Paralelo investiou esse assunto no seu novo Original BP, NICARÁGUA: Liberdade Exilada.

Só em 2022, mais de 50 meios de comunicação foram fechados.

O jornal mais antigo e influente do país, o La Prensa, foi fechado pelo atual governo, muitas rádios católicas também foram proibidas de funcionar e sinal do canal da CNN em Espanhol foi cortado do país.

Um dos responsáveis por essa censura é o atual líder do país, Daniel Ortega,que vem sendo acusado de ser um ditador por parte da população e diversos veículos de mídia internacional.

O atual líder do país assumiu o comando do governo pela primeira vez em julho de 1979, mandato que durou até 1985. 

Ortega foi reeleito em 2007 e desde então está à frente do país, somando 29 anos no poder na Nicarágua.

Com cada vez mais poder em mãos, prendeu e exilou jornalistas, políticos, estudantes e muitas pessoas que se opuseram ao seu regime.

"Só pensar diferente é um crime na Nicarágua. Levantar uma bandeira na rua é um crime. É por isso que digo que a Nicarágua é uma grande prisão" diz Nicaraguense em entrevista exclusiva para a BP.

Para entender a situação da Nicarágua, a Brasil Paralelo fez uma investigação inédita de toda trajetória política do país em seu novo documentário que estreia dia 8 de fevereiro, exclusivo para assinantes da BP.



Moraes confirma proposta para regulamentar mídias sociais

Eis o que anunciou, ontem, o ministro Alexandre de Moraes, ao falar no evento que a Lide faz em Portugal:

O ministro voltou a defender a regulamentação das mídias sociais, explicando que, embora o assunto seja controverso e ainda não haja um exemplo mundial a ser seguido neste sentido, o principal objetivo, a ser ver, é equiparar a atividade das empresas de tecnologia responsáveis por redes sociais à de companhias de mídia tradicionais.

“O que se defende é exatamente que as mídias sociais deixem de ser consideradas empresas de tecnologia, passando a ser responsabilizadas pelo que divulgam. Que estas empresas passem a ter a mesma responsabilidade que empresas de mídia que ganham e arrecadam com publicidade", defende o ministro. "Não se trata de analisar conteúdo previamente ou de estabelecer a necessidade de autorização para veicular algo – o que a Constituição Federal jamais permitiria, mas quem tem a coragem de publicar discursos de ódio, antidemocrático, ofensas pessoais, deve ter a coragem de se responsabilizar. O binômio liberdade com responsabilidade vale para a mídia tradicional, televisiva e escrita e, a meu ver, deve também valer para as mídias sociais”, defendeu Moraes.

Sanderson apresentará decreto letislativo para conter a ação do governo contra as armas

O deputado federal gaúcho Ubiratan Sanderson disse ao editor que pretende “obstaculizar” norma do governo Lula da Silva sobre registro de armas de CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador). A declaração foi publicada nas redes sociais nesta sexta-feira.  A decisão do governo vai contra o estatuto do desarmamento de 2013, que deixa muito claro que a responsabilidade pelo registro e acompanhamento do armamento e equipamento em posse dos CACs, pertence ao comando do Exército, e para isso existe o Sigma.

Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de 1º de janeiro, concedeu o prazo de 60 dias para que civis registrem suas armas junto ao Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal (PF). Já no dia 2 do mesmo mês, o presidente Lula assinou um decreto que muda as regras de aquisição e registro de armas de fogo.

IPTU: Prefeitura de Porto Alegre abre mais cedo e cria atendimento ao idoso para emissão de guias

 A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº) vai abrir uma hora mais cedo, as 8h, nesta segunda-feira, 6, terça-feira, 7, e quarta-feira, 8, para receber os contribuintes que desejam acessar as guias com desconto para o pagamento do IPTU 2023. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vai disponibilizar ainda um guichê especial no Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa, 1105) para auxiliar este público.

Os documentos também estão disponíveis de forma on-line em 17 subprefeituras e no Tudo Fácil Zona Norte. 

IPTU digital - A loja e os outros 19 locais físicos auxiliam os cidadãos que têm alguma dificuldade na emissão das guias, mas os documentos podem ser retirados sem a necessidade de deslocamentos por meio do site IPTU 2023 ou no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e IOS. Os documentos também são fornecidos pelo Whatsapp, via telefone (51) 3433-0156, opção 4, das 9h às 16h, nos dias úteis.