Artigo, Renato Sant'Ana - Armadilha doce e realidade amarga

Entre uma verdade amarga e uma mentira doce, o que é que os patetas preferem? A resposta interessa aos enganadores da política, o que inclui candidatos e marqueteiros que vivem da patetice dos outros.

É de se ver o ilusionismo do Lula. Disse que o povo tem de voltar a comer picanha e tomar cerveja. Tudo para plantar a ideia de que ele é o pai da abundância - uma doce mentira. Ele finge não saber - ou talvez não saiba mesmo - que, para ter renda e comprar picanha e cerveja, "o povo" necessita de emprego, o que não existe sem crescimento econômico. E está visto que o crescimento econômico é incompatível com o socialismo que Lula, declaradamente, quer impor ao Brasil.

Foi assim a sua entrevista ao Jornal Nacional, favorecido por William Bonner e Renata Vasconcellos, os entrevistadores, que, se fossem sérios, questionariam a inconsistência de um discurso vazio de ideias, quando Lula deu várias pistas de que pretende fazer com o Brasil o mesmo que o chavismo fez com a Venezuela, e o peronismo com a Argentina, dois países que passaram de ricos a miseráveis por efeito da mesma ideologia.

Mas o intuito da Globo é desinformar o brasileiro médio, que tem pouca memória e tende a acreditar nas doces mentiras de qualquer falastrão. Quantas armadilhas a Globo ainda reserva para este período eleitoral?

 

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com


Alexandre de Moraes atende lulopetistas

 Na representação que fez ao ministro Alexandre de Moraes para investigações sobre o grupo de 8 empresários, o delgado Flávio Alvarez não pediu a quebra do sigilo bancário e o bloqueio das contas.ç

O pedido atendido de pronto pelo ministro foi do coordenador da campanha de Lula, o senador Randolfe Rodrigues. O ministro Alexandre de Moraes é o relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Randolfe sugeriu a tomada de depoimentos, o afastamento dos sigilos bancário e de mensagens, o bloqueio de contas e as prisões preventivas. Com exceção das prisões, todas as medidas foram autorizadas por Moraes. O ministro do STF também determinou a suspensão dos perfis dos empresários no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube.

Os deputados Gleisi Hoffmann (PR), Reginaldo Lopes (MG) e Alencar Santana (SP), do PT, fizeram coro pelas prisões e pela quebra dos sigilos telefônico e telemático dos empresários, mas não mencionaram o bloqueio das contas ou o levantamento do sigilo bancário. As deputadas Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Vivi Reis (PA), do PSOL, acionaram o STF cobrando investigação, mas não chegaram a propor medidas específicas. Elas pediram ao ministro que tomasse "as providências cabíveis".

O gabinete de Moraes recebeu ainda notícias-crime de associações de magistrados e do Ministério Público do Trabalho pedindo que os empresários fossem intimados a prestar depoimento e seus celulares fossem apreendidos. As entidades também não mencionam sanções de ordem financeira ao grupo.

A PF representou apenas pela apreensão dos celulares e pelo afastamento do sigilo das mensagens.