Senador Lasier Martins cobra imediato impeachment do ministro Alexandre de Moraes

 Em pronunciamento nesta quarta (30) no Senado, Lasier Martins (Podemos-RS) condenou duramente a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) volte já a usar tornozeleira eletrônica. 


O senador defendeu a prerrogativa parlamentar de livre manifestação e cobrou do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que dê tramitação ao pedido de impeachment de Moraes, protocolado ontem (29) no Senado pelo advogado Paulo César Rodrigues de Faria. “O Senado não pode mais se omitir e deve cumprir a sua missão constitucional. Não é possível deixar Alexandre de Moraes livre para continuar os seus despachos ilegais. Ele foi longe demais. Se cabe tornozeleiras para o deputado, deve caber algemas a quem descumpre a Constituição”, discursou.


Segundo Lasier, Silveira está sendo perseguido por Moraes e descumprindo o artigo 53 da Constituição, que fixa a inviolabilidade civil e penal de deputados e senadores, salvo em flagrante crime inafiançável. “O deputado não cometeu delito e sofre brutal violência do ministro, que segue atuando há três anos por meio do ilegal inquérito (Fake News)”, protestou.


O senador lembrou que, após seis meses encarcerado, Silveira prossegue numa prisão preventiva absurda e sujeito ao arbítrio do ministro para tudo, tornando-o preso física e verbalmente. “Ele não pode mais usar mídias sociais e nem emitir opinião. É um absurdo também ver um parlamentar ser impedido de viajar para outro lugar fora do trajeto de Brasília e Petrópolis”, sublinhou. 


Para o senador, o juiz atua em causa própria, pois foi xingado pelo deputado no uso de suas prerrogativas de parlamentar. “Agora Silveira vive um inferno sob a tirania do seu carrasco Alexandre de Moraes”, completou. Em razão disso, Lasier clama aos congressistas que defendam a inviolabilidade do deputado e a independência do Legislativo.


Na terça-feira, logo após a determinação de Moraes, o senador manifestou sua indignação com o juiz do STF. “Tornozeleira também é prisão! Alexandre de Moraes ultrapassa todos os limites da ilegalidade contra um deputado federal”, disse nas redes sociais.


Em seu despacho, Moraes mandou a polícia fazer “fixação imediata” do equipamento de monitorização no deputado, com ressalva para dependências da Câmara. Desde então, Silveira não saiu do Congresso, mantendo-se refugiado no Congresso.

Artigo, Claudia Wellner Pereira - Apatia é lugar de nascimento de ditadores, mentirosos e mártires

- A autora é tradutora e redatora, de Londres

Folheava despreocupadamente um best-seller da lista do New York Times. Um livro dirigido para inspirar meninas e jovens a ocuparem os seus lugares no mundo e a serem livres para fazerem as suas próprias escolhas. Foi quando me deparei com a história de Anna Politkovskaya.

Jornalista russa, nascida em Nova Iorque, filha de diplomatas de origem ucraniana. Que combinação! Tornou-se internacionalmente conhecida por cobrir a guerra da Chechênia e denunciar esquemas de corrupção e métodos de controle e desinformação. 

O seu compromisso com a verdade custou-lhe a própria vida. Mais de uma vez tentaram calar a sua voz. Tiveram sucesso em 2006: Anna foi encontrada morta no elevador do seu prédio. 

Êxito parcial dos cinco homens que foram responsabilizados pelo assassinato e do próprio mandante, que até hoje não é conhecido de forma pública e oficial. Anna foi materialmente calada, impedida de seguir enriquecendo o mundo com o seu talento e caráter. Impossível, no entanto, silenciar as suas palavras e ideias.

Você ainda acha que o mundo é grande? Que se há conflito em algum lugar, isso não terá impacto em outro, e que você pode ficar de fora, sentado em sua varanda admirando suas petúnias ridículas? 

O grito de Anna chacoalhou a humanidade no contexto da guerra da Chechênia. Um esforço sacrificial para remover pessoas e países da inércia nascida da indiferença e de um sistema estreito de tomadas de decisão movido por interesses e prazeres particulares.

A atualidade do grito chega a doer! Rússia e Ucrânia podem parecer geograficamente bem distantes, dependendo da latitude e longitude em que se está. Imagino o que Anna estaria fazendo agora, sendo tão geneticamente envolvida com o conflito. Talvez, estivesse gritando - como é possível que um indivíduo ou um pequeno grupo de indivíduos consiga controlar e conduzir uma massa muito maior de indivíduos rumo a catástrofes? E ainda dar a impressão ao mundo de que carrega a vontade de uma Nação?

Aqui detecto a minha própria apatia e passividade. A minha cumplicidade na morte de pessoas como Anna, Lincoln, Luther King, que ficaram sozinhos e expostos lutando pelo despertar da humanidade.

Anna poderia estar instigando um indivíduo ou um país específico a sair da varanda e a ocupar o seu lugar de governo, de poder de influência, capaz de promover verdade e justiça no mundo. Que não seja eu, que não seja você, que não seja o meu, o seu país, o alvo desse duro juízo.

 


A partir de hoje, agro ingressa no mundo da tecnologia 5G

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa nesta quarta-feira (30) da solenidade que marcará o ingresso do 5G no agronegócio brasileiro. O ato acontece na Fazenda Ipê Agroindustrial, localizada no município de Baixa Grande do Ribeiro (PI). A demonstração da tecnologia será feita numa máquina agrícola. O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) embarcou com a comitiva presidencial e participa deste momento histórico para o setor produtivo. “A conectividade integrada ao campo deve proporcionar uma nova revolução no modo de se produzir, reduzindo custos de produção e proporcionando ganhos de produtividade”, destacou o parlamentar.

A tecnologia 5G vai alçar as propriedades rurais a um novo patamar tecnológico, com a ampliação do acesso a serviços como máquinas autônomas, robótica, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Esta tecnologia deve turbinar a velocidade de transmissão e recepção de dados, superando em até 20 vezes a velocidade do 4G. O funcionamento das redes 5G ocorre por meio de ondas de rádio. E diferentemente das tecnologias das gerações anteriores, a cobertura alcançada por esse novo sistema é muito maior. “Sabemos que hoje muitas propriedades rurais sequer dispõem de sinal de telefonia celular. Então será preciso que as operadoras invistam pesado em infraestrutura para que a excelência tecnológica seja democratizada e acessível a pequenos, médios e grandes produtores”, ponderou Jerônimo.

EUA oferecem recompensa para identifidar beneficiários das propinas da Odebrecht e Braskem

 Nos EUA, segundo o blog O Antagonista, que publica a notícia, os responsáveis pela cleptocracia, Lula et caterva, brasileira, estariam todos presos e com seus bens confiscados, e não livres para disputar eleições e perseguir juízes, procuradores e delegados. Leia a nota do blog:

O Departamento de Justiça dos EUA e o FBI estão oferecendo recompensa de R$ 24 milhões a quem fornecer informações que levem à identificação de destinatários de propinas da Odebrecht e da Brasken.

A Lava Jato já identificou os destinatários principais.

A iniciativa faz parte do chamado “Programa de Recompensas de Recuperação de Ativos da Cleptocracia”, aprovado pelo Congresso com objetivo de promover o compromisso do governo americano no combate à corrupção de governos estrangeiros.

No comunicado divulgada nas redes sociais, o Tesouro americano lembra que a Odebrecht admitiu em seu acordo de confissão de culpa, com o Departamento de Justiça dos EUA, que pagou US$ 788 milhões em propinas para ou em benefício de funcionários do governo em 12 países, incluindo Angola, Argentina, Brasil, Colômbia , República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru e Venezuela entre 2001 e 2016. A Braskem SA, por sua vez, é a petroquímica criada pela Petrobras em sociedade com a Odebrecht, e também usada no esquema do petrolão.

A Odebrecht diz que não é com ela, que cumpre o acordo de leniência assinado em 2016 com o governo dos Estados Unidos.