Hospital Moinhos de Vento promove jornada sobre doenças respiratórias

Programação híbrida e gratuita ocorre no próximo sábado (8), reunindo especialistas na área

O Sul do Brasil e suas oscilações de temperatura levam a desafios no manejo dos pacientes com doenças respiratórias. Para discutir novas classificações, tratamentos e  medicamentos, além de oferecer um espaço para troca de experiências, o Hospital Moinhos de Vento promove a Jornada Multidisciplinar de Atualização das Doenças Respiratórias de Vias Aéreas. A atividade híbrida e gratuita integra a programação do Moinhos Science Symposium e será realizada no próximo sábado (8), no Auditório Moinhos, das 8h30 às 16h.

Segundo a chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da instituição, Raphaella Migliavacca, o evento é de fundamental importância para uma maior integração das especialidades e troca entre pacientes. “Buscamos a qualidade da assistência médica prestada no Hospital Moinhos de Vento e a qualidade de vida do paciente que atendemos no nosso dia a dia”, relatou a especialista. Marcelo Gazzana, Chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica, destaca que “o atendimento multidisciplinar é fundamental para o atendimento do paciente, conduzindo a um diagnóstico preciso e tratamento efetivo.”

No evento, serão discutidos temas relevantes e atuais sobre vias aéreas unidas, doenças do trato respiratório superior e sua incidência, em muitos casos, nas doenças respiratórias baixas e vice-versa. Também serão abordados a asma eosinofílica, as novas classificações de rinossinusites e pólipos nasais e algumas denominações mais recentes e que impactam em tratamento de maior precisão nos pacientes, além das mudanças em paradigmas em doenças respiratórias. 

Voltado aos otorrinolaringologistas, pneumologistas, alergistas e imunologistas, clínicos gerais, emergencistas e residentes, o evento terá palestras e mesas redondas com discussão de casos. Para participar, as inscrições devem ser feitas por este link.

 

Serviço de Otorrinolaringologia

Atualmente, o Hospital Moinhos de Vento conta com um Serviço com profissionais qualificados e disponibiliza atendimento geral e outras nove subespecialidades. A estrutura envolve atendimento em consultórios e bloco cirúrgico, além de apoio nas áreas da  internação hospitalar e CTI. Com corpo clínico e estrutura focada em diagnóstico preciso e tratamento adequado e resolutivo, o serviço fica situado no Bloco A do Hospital (Rua Ramiro Barcelos, 910 - 6º andar). 

O Serviço de Otorrino também possui uma equipe de fonoaudiólogos para atuação em exames de audiologia e tratamentos especializados. A proposta é disponibilizar um cuidado completo em um só local, atendendo desde um bebê recém-nascido até idosos.  

Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica

Já o Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica é constituído por médicos altamente especializados no atendimento de doenças respiratórias, desde situações simples até altamente complexas, como enfisema avançado, hipertensão pulmonar, doença pulmonar fibrosante e câncer de pulmão. Disponibiliza acesso a tecnologias diagnósticas e terapêuticas avançadas, tais como broncoscopia intervencionista e cirurgia torácica robótica. Além das atividades médico-assistencial, tem amplo envolvimento em educação de profissionais de saúde e pesquisas científicas.

Jornada Multidisciplinar de Atualização das Doenças Respiratórias de Vias Aéreas

Evento híbrido 

Quando: sábado, 8 de outubro, das 8h30 às 16h

Onde: Auditório Moinhos - térreo bloco b — rua Tiradentes, 333.

Vagas presenciais exclusivas e limitadas para o corpo clínico

Inscrições por este  link.

 


Saiba como será a propaganda eleitoral que será retomada amanhã

 Os dois candidatos a presidente da República e os 24 a governador que disputam o segundo turno das eleições podem retomar na sexta-feira (7) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.


A propaganda será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administrados pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmaras municipais.


Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.


No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos. A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, 2 dias antes da votação, marcada para 30 de outubro.


Pelas normas eleitorais, a propaganda para presidente da República será veiculada na TV de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.


O primeiro a se apresentar será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter obtido maior número de votos no primeiro turno. A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar.


Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será de 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.


Os candidatos têm 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação.