Câncer de mama

 Na tarde desta terça-feira (14/9), em reunião solicitada pela vereadora da Capital Fernanda Barth (PRTB), um grupo de médicos mastologistas reforçou à Primeira-Dama, Valéria Leopoldino, e ao secretário da Saúde, Mauro Sparta, a necessidade de realizar campanha e divulgações para as mulheres quanto à realização de mamografias e o funcionamento do fluxo dos exames, especialmente com a chegada do Outubro Rosa. Presentes o presidente do Sindicato Médico do RS, Marcelo Matias, as médicas mastologistas Michela Marczyk e Talita Cerutti, e o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional RS, Leonidas Machado.


Ao destacar a importância do encontro, Barth lembrou dados do Ministério da Saúde os quais apontam que, com o advento da pandemia, o número de mamografias reduziu quase pela metade no Brasil. "Em 2019, foram

2.130.799 no primeiro semestre e, em 2020, 1.132.237. Vamos levar esse assunto da mobilização para a Câmara, pois o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir a incidência de casos e a mortalidade", pontuou a vereadora.


A médica mastologista Michela Marczyk afirmou que, neste ano, são esperados cerca de 66 mil casos de câncer no país e 19 mil mortes entre mulheres. "Câncer de mama é o que mais mata, seguido do de pulmão, colo retal e colo do útero. É preciso enaltecer o mastologista, muitas vezes pouco valorizado no sentido de contratação. Queremos, junto à Secretaria, fazer campanha de orientação para mulheres sobre o fluxo de exames. Como é, como fazer, onde mostrar, como melhorar o acesso às biopsias", esclareceu.


Já a médica mastologista Talita Cerutti fez a entrega de projeto com o modelo de atendimento feito no Centro de Especialidades Clínicas em Cachoeirinha, onde não existe demanda reprimida. O presidente Leonidas também evidenciou que hoje na Capital há um grande gargalo entre fazer a mamografia e a biópsia e que ações educacionais são primordiais.


Apoio do Executivo Municipal


Em nome do Executivo, a Primeira-Dama afirmou que a pauta é importante e que faz questão de dar visibilidade. "Nosso partido é Porto Alegre, são as pessoas e, com certeza, usaremos nossos meios para divulgar e potencializar ações de combate ao câncer de mama", apontou Valéria. 

Junto a isso, o secretário Sparta disse que as políticas públicas estão sendo aperfeiçoadas, tendo em vista a defasagem causada pela pandemia.


O presidente do SIMERS também colocou a estrutura da entidade à disposição e fez a sugestão de busca ativa de mulheres para seus exames e consultas via celular. "Estamos sempre prontos para agregar nossa comunicação e força de trabalho para poder ajudar", informou Matias. 


Paula Lavigne, mulher de Caetano, vai produzir o show de encerramento da CPI da Covid

A mulher de Caetano Velloso, Paula Lavigne, será a produtora do show midiático da cerimônia final da CPI da Covid, que apresentará relatório já conhecido e que será centrado na hostilização do governo Bolsonaro.

Lavigne e Caetano são esquerdopatas e inimigos de Bolsonaro.

A festa está prevista para a segunda quinzena deste mês. A produção seria feita pro bono, ou seja, de maneira voluntária.

Será o show do ano.

Os senadores querem que seja cantada “Aos nossos filhos”, de Ivan Lins, famosa na voz de Elis Regina. Diz a canção:

“Perdoem a falta de folhas
Perdoem a falta de ar
Perdoem a falta de escolha
Os dias eram assim”

Santa Casa recebe doação de equipamento que evita queda de cabelo na quimioterapia

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre recebeu nesta terça-feira (14/9), durante ato realizado no Hospital Santa Rita, a doação de um equipamento que permitirá que pacientes do SUS tenham acesso ao tratamento de crioterapia capilar com a chamada Touca Inglesa, uma tecnologia capaz de evitar ou reduzir a queda de cabelos induzida pela quimioterapia. A doação, realizada pela Paxman Brasil e que teve a jornalista Cristina Ranzolin como madrinha, torna o Rio Grande do Sul o terceiro estado do país a oferecer o tratamento no SUS. 

 

Como destacou o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil, "é um grande privilégio para a Santa Casa contar uma tecnologia que humaniza tratamentos e que, de maneira geral, traz impactos importantes para o aspecto emocional dos nossos pacientes”. Além da Santa Casa de Porto Alegre, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, e a Santa Casa de Vitória, no Espírito Santo, são os únicos a oferecer o acesso ao tratamento para a rede pública. 

 

O ato de doação contou com a participação da jornalista Cristina Ranzolin; do provedor, Alfredo Engelrt; do diretor médico do Hospital Santa Rita, Carlos Eugenio Santiago Escovar, além do diretor da Paxman Brasil, Gustavo Spritzer. 

 

Como funciona  a touca 

 

A touca, conectada a uma unidade de refrigeração, é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes, mantida durante e em torno de uma hora e meia após a infusão das drogas, dependendo do protocolo adotado. O sistema resfria o couro cabeludo a uma temperatura em torno de 20°C. Com isso, diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos fármacos na região.  

 

A tecnologia de resfriamento do couro cabeludo vem sendo desenvolvida há décadas, e curiosamente já utilizou até mesmo melancias na cabeça de pacientes, nos primórdios dos estudos. Ao longo de mais de 20 anos de pesquisas com a Touca Inglesa, pacientes relataram a diminuição da alopecia a ponto de dispensar o uso de lenço ou peruca. A taxa de sucesso depende do tipo de medicação administrada, 50% para as mais fortes e até 92% nas menos agressivas e a sensação de frio foi tolerada por 98% dos pacientes. A terapia não é indicada para os tipos de câncer hematológicos ou para alguma alergia ao frio.  

 

Muito além da estética

 

Estudos revelam que a queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais traumatizantes da quimioterapia e causa danos que vão muito além do aspecto visual. O uso da crioterapia capilar, por meio da Touca Inglesa, faz parte das Diretrizes de Prática Clínica em Oncologia da NCCN para pacientes que vão iniciar o tratamento para câncer de mama, ovário, peritoneal e trompa de falópio. A novidade reforça a importância e consequências da possibilidade de manutenção dos cabelos durante a quimioterapia. A atualização destas diretrizes foi impulsionada pelo resultado de um extenso estudo científico submetido à FDA (U.S. Food and Drug Administration), que desde 2016 já certifica o uso da Touca Inglesa para pacientes de mama e recentemente expandiu para outros tipos de tumores sólidos. 

Documentos para entrar em Portugal

 Para o brasileiro entrar em Portugal ou qualquer outro Estado-membro da União Europeia não é necessário um visto de turismo. Simplesmente pelo fato de não haver visto de turismo para brasileiros! No entanto, existem outros vistos, como o temporário e o de residência. Na legislação atual, os cidadãos brasileiros que desejam ir a Portugal para turismo, negócios, cobertura jornalística e missão cultural, podem permanecer no país por até 90 dias sem a necessidade de um visto específico.

Ainda assim, é fundamental ter atenção ao passaporte, pois para entrar nos países da União Europeia é importante estar de 3 a 6 meses com o documento em vigência, sem o risco de expirar durante a estadia.

Caso seja necessário estender o período da visita além dos 90 dias, deve ser solicitada a prorrogação da permanência mediante a formalização no site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do governo português (https://imigrante.sef.pt/prorrogar-permanencia/) e o pagamento de uma taxa extra. Apenas após o deferimento, é possível ficar em Portugal e, normalmente, o organismo responsável pela imigração permite mais três meses de permanência. No entanto, devido à alta demanda dessas solicitações, o resultado pode levar estender esse prazo.

Ao chegar no país, é essencial apresentar alguns documentos, sendo o passaporte brasileiro o principal deles. Caso seja pedido, também é importante apresentar o seguro-viagem, seguro-saúde ou o CDAM (PB-4), documento gratuito expedido pelo governo brasileiro que permite algumas regalias. O turista também deve viajar com uma data de retorno para o Brasil, por isso é interessante ter em mãos a passagem de volta caso seja solicitada pelo agente imigratório, lembrando que dentro do período de 90 dias.

Outro documento que pode ser pedido durante a entrevista é o comprovante de alojamento, ou seja, o endereço do hotel, hostel ou da casa onde o turista irá ficar. O meio de subsistência ou meios financeiros para suportar a estada, devem ser equivalentes a 75 euros por cada entrada em território nacional e 40 euros para cada dia de permanência. Esses valores podem ser comprovados com dinheiro em espécie, cartões de crédito ou contas bancárias.

Nesses casos, também pode ser apresentada a carta-convite, termo de responsabilidade que um anfitrião fornece ao visitante, tornando-se responsável pelo alojamento e meios de subsistência enquanto estiver em no país, fazendo desnecessária a apresentação de diversos comprovantes.

Carta da esposa

 Queridos amigos e companheiros de vida do Marco


Marco Aurélio Kirsch, nosso amado guerreiro valente de práticas de vida incansáveis, sempre mostrou sua intensidade de partilhar seus momentos de amizade, cuidado com a família, criação de eventos culturais pensando na comunidade, realizador de uma politica pública ética e personalíssima... ”adormeceu” e nos deixa de coração cheio de saudades desde já.

Marco, com seus 57 anos, tem conosco a marca de ficar presente pela lembrança de sua indescritível forma humorada, inteligente, divertida, acolhedora de ver a vida como amigo, pai, esposo, irmão, filho, profissional na sua forma eloquente de pensar e falar sobre “ser e viver”... Filósofo, roqueiro, escritor...

Sua esposa, Denise Caselani Kirsch, seu filho Daniel Caselani Kirsch, seus pais Nelson e Lia Scheffel Kirsch, irmão Luís Fernando Kirsch (Nenung), irmã Cristina Elisa Kirsch Bergonsi junto a Norton, Luisa e Fernanda Bergonsi, contamos com a oração de paz e gratidão por esse convívio presente com nosso querido “Marquinho”.

Nosso momento de compartilhar memórias e acolher orações será no Prédio da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, na Rua General Daltro Filho n° 911, em horário a ser divulgado.

“Quando a imortalidade é compreendida como a identificação com o que há de eternidade em sua vida de agora, então aí você tem algo valioso...” (Joseph Campbell)

Agradecemos com carinho a todos que nos acompanham até aqui nessa caminhada.