Ataque a rádio

O Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS (SindiRádio) manifesta o seu total repúdio diante da ação criminosa sofrida pela Rádio Encanto, de Encantado/RS, que resultou em danos graves nas fiações e comprometimento de transmissão, provocados nas instalações da emissora. O caso aconteceu por volta das 8h30 da manhã de quinta-feira, 7 de maio.
Na ocasião, as operações da rádio foram interrompidas, pois, apesar do local ser murado e protegido por cerca concertina, houve à subtração da rede elétrica e de outros bens da Planta Transmissora situada no Morro Lohmann, em Roca Sales/RS. As transmissões retornaram no final da tarde. De acordo com o proprietário da rádio, Leonardo Bratti, a emissora ficou fora do ar por 9 horas e teve um prejuízo de 12 a 15 mil reais com os furtos. “É um sentimento de impotência, pois achávamos que estávamos seguros. Foi preciso o trabalho de 12 profissionais para deixar tudo em dia e colocar a rádio no ar novamente. Por isso, estamos instalando um novo sistema de segurança com câmeras e alarmes para a proteção dos equipamentos”, informa.
Segundo a presidente do SindiRádio, Christina Gadret, a entidade lamenta profundamente o ato criminoso, pois atacar uma empresa de radiodifusão é atacar a liberdade de imprensa. “Lamentamos, especialmente, pelos ouvintes que foram prejudicados com a perda do sinal da emissora. Esperamos que os autores deste crime sejam identificados e responsabilizados perante a justiça e recebam a devida punição. Enquanto entidade que representa o setor, o SindiRádio oferece apoio total à Rádio Encanto”, se solidariza a presidente.