Artigo, Cláudia Woellner Pereira - O grande benefício da dúvida

"A dúvida pertence ao campo da inteligência. 

A aceitação cega, ao da ignorância.”

Corria os olhos sobre os assuntos do blog do Políbio, espaço de conhecimento, análise apurada sobre acontecimentos no país e no mundo. 

Perdoem-me o ilustre jornalista responsável pelo blog e os brilhantes articulistas, mas o que, dessa vez, prendeu a minha atenção foi um ANÔNIMO.

Em tom sarcástico, o comentário faz um paralelo entre os resultados das eleições e os da Copa do Mundo e questiona se Políbio Braga vai duvidar dos resultados da Copa se o Brasil não ganhar.

Quero agradecer a esse ANÔNIMO pelo estímulo à inteligência! 

 Ele me fez lembrar que a fantástica tecnologia está presente em tudo nos dias atuais. Vamos poupar o leitor das obviedades indo direto ao ponto: sistema brasileiro de votação eletrônica e o VAR.

Para atender às demandas de uma das suas maiores paixões (o futebol), a humanidade encontrou uma forma inteligente de checar  as decisões do árbitro da partida e de validar ou invalidar lances duvidosos. Por quê? Porque a percepção humana pode falhar e porque interesses escusos podem entrar em campo.

Quando o campo é um país de dimensão continental, com tantos recursos naturais e financeiros em jogo, duvidar de uma sequência catastrófica de decisões arbitrárias é ato obrigatório de defesa da soberania nacional.

 Trazemos à memória coletiva brasileira que o Congresso Nacional chegou a instituir o "VAR" em nosso sistema eletrônico de votação ao estabelecer o voto impresso. Inclusive o protótipo da urna com esse recurso chegou a ser desenhado e um vídeo institucional do próprio TSE, de 2017, foi gravado para exibi-lo. Até mesmo o Ministro Barroso aparece tecendo elogios. A possibilidade de auditoria da votação, por meio do voto impresso, tinha força de lei. Era lei. O que houve com ela? 

O jornalista Políbio Braga, meu prezado ANÔNIMO, em tempos em que tantos são censurados e até presos de forma autocrática, mantém-se fiel aos valores da sua profissão, que é divulgar os fatos como eles são, questionando, pondo em dúvida esquemas de manipulação da realidade e da verdade.

Políbio está exposto, visível, assina as suas ideias. Podemos checar a sua história e a credibilidade dos seus pensamentos e palavras. Um valente dos nossos dias.


Cláudia Woellner Pereira, tradutora e redatora


Cartórios de Notas do RS lançam Banco de Talentos para vagas de emprego

Plataforma online permite que profissionais se candidatem de forma gratuita e utiliza software com inteligência artificial para direcionar currículos às vagas mais apropriadas 

 

O final do ano se aproxima, e com ele a esperança de conseguir uma vaga de emprego antes do ano terminar. Pensando nos profissionais que gostariam de ingressar em carreiras nos Tabelionatos do Rio Grande do Sul, o Colégio Notarial do Brasil -- Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) lançou no dia 10 de novembro o seu Banco de Talentos. Para se candidatar, os interessados devem acessar gratuitamente o site (Link) e realizar seu cadastro.

 

A ferramenta é utilizada para acelerar as contratações, pois funciona como um banco de dados de candidatos, facilitando a prospecção de profissionais para o preenchimento de vagas em Tabelionatos de todo do Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de 360 Cartórios de Notas e Protestos do Estado terão acesso aos currículos de candidatos com cidade, qualificações e perfil comportamental, e ainda poderão fazer contato direto para realizar entrevistas direcionadas por perfil de cargo.

 

Para ingressar na carreira de escrevente, escrevente autorizado ou auxiliar de cartório não é necessário passar em concurso público, bastando o interessado indicar a vaga desejada e ter vontade de aprender. Ao se cadastrar no Banco de Talentos, o candidato recebe um teste de perfil profissional, que deverá ser preenchido para uma melhor adequação à vaga pretendida.

 

"A plataforma veio para otimizar o processo de recrutamento e seleção, assim como democratizar o acesso ao trabalho nos Tabelionatos. Estamos trabalhando com foco na excelência da prestação de serviços e nossos colaboradores são a base do nosso atendimento. O Banco de Talentos é uma grande oportunidade para estudantes de Direito e Administração ingressarem na carreira de escrevente, que é um cargo de grande conhecimento jurídico na área", destaca o presidente do Colégio Notarial RS, José Flávio Bueno Fischer.

 

Os currículos recebidos são analisados um a um, organizados e classificados por ordem de qualificação. Com o Banco de Currículos, o software utilizado faz a análise do grau de adequação do candidato à vaga aberta por um determinado Cartório e já os apresenta por ordem de qualificação, por meio de um processo de inteligência artificial.

 

O Banco de Talentos analisa os currículos de acordo com a compatibilidade da vaga, com o conhecimento esperado, perfil comportamental e regiões, permitindo assim a melhor adequação entre candidatos e vagas disponíveis.

 

Sobre o CNB/RS 

 

O Colégio Notarial do Brasil -- Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do estado do Rio Grande do Sul. O Colégio tem realizado diversas atividades a fim de integrar os notários do Estado e atualizá-los tanto com as novidades gerais e como as segmentadas de sua natureza.

Artigo, Leo Voigt e Fernanda Mendes Ribeiro - Proteção municipal às mulheres vítimas de violência

Léo Voigt - secretário municipal de Desenvolvimento Social

Fernanda Nuñez Mendes Ribeiro - coordenadoria da Mulher - SMDS

Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil vem empenhado em assegurar os direitos à cidadania e à proteção não apenas no avanço da legislação infraconstitucional. União, estados e municípios trabalham na edificação das políticas públicas - redes de proteção, equipamentos de acolhimento e profissionais especializados para atender às demandas de violência, negligência, vulnerabilidade e reinserção. Porto Alegre está cumprindo mais uma importante etapa da proteção às mulheres vítimas de violência.


A cidade, que já contava com equipamentos de acolhimento e proteção, como as reconhecidas casas Viva Maria (abrigo para mulheres com medida protetiva) e a Casa Lilás (mulheres em situação de vulnerabilidade), também passará a ter uma casa de passagem para acolhimento imediato e especializado. O local, que entra em funcionamento neste mês, receberá mulheres e seus filhos menores de idade que precisem de proteção imediata devido à violação de seus direitos básicos por violência doméstica e de gênero. A nova Casa Betânia, cuja localização é de conhecimento apenas da rede de proteção, como requer o sistema de proteção, disponibiliza 20 vagas família (suítes com capacidade para até cinco pessoas), onde possam ser abrigadas mulheres e seus filhos.


O funcionamento é 24h por dia, todos os dias do ano, sempre com pronta capacidade de acolhimento. Além da agilidade no acolhimento, a Casa Betânia oferece conforto, segurança e acessibilidade, permitindo a realização de diagnóstico personalizado por equipe multidisciplinar para posterior encaminhamento aos demais serviços da proteção socioassistencial, da segurança pública ou saúde. Esta iniciativa do município de Porto Alegre dá sequência ao esforço de oferecer mais equipamentos formais e adequados aos regramentos legais para pessoas que precisam de atenção especializada, tanto crianças, idosos, mulheres migrantes ou famílias em situação de pobreza e de risco social.