Brasil é o 2º pior país do mundo para dirigir

A baixa qualidade das estradas e o alto nível de congestionamento são um dos principais problemas, segundo o estudo

 O Brasil é o segundo pior do mundo para dirigir. O país fica atrás somente da Rússia, que está em primeiro no ranking mundial.

É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de cupons de desconto CupomValido.com.br com dados da OCDE e Compare The Market.

Para a elaboração do ranking, foram considerados 4 fatores: o custo de manutenção do carro em relação a renda, o nível de congestionamento, o índice de qualidade das estradas e o índice de mortalidade no trânsito.

 Os piores países para dirigir

A Rússia é o pior país do mundo para se dirigir. O país possui o pior índice de qualidade das estradas (2,9) e o pior nível de congestionamento (37%) dentre todos os países. Além disso, o índice de mortalidade é um dos mais altos (12). Ao combinar estes três fatores, faz com que o país se torne o líder do ranking.

O Brasil segue em segundo da lista, principalmente pela baixa qualidade das estradas (3,1) e pelo alto nível de mortalidade no trânsito (16,0 a cada 100.000 pessoas). Além disso, o alto nível de congestionamento (28%) e alto custo de manutenção em relação à renda (26%), também foram fatores relevantes que levaram o país para a segunda posição da lista.

Em seguida no ranking dos piores países, estão: o México, a África do Sul e a Irlanda, respectivamente.

 Os melhores países para dirigir

A Dinamarca é o melhor país para dirigir do mundo.  O país possui um dos menores índices de mortalidade no trânsito, apenas 3,7 a cada 100.000 pessoas. Além de possuir estradas de alta qualidade (5,5) e baixo nível de congestionamento (18%).

Já os Estados Unidos fica em segundo lugar no ranking, principalmente pelo baixo nível de congestionamento (14%) e pelo baixo custo de manutenção (o menor dentre todos os países).

A Holanda, Portugal e França, finalizam o ranking dos 5 melhores países, respectivamente.

 


O autismo pode impactar financeiramente as famílias?

Dia 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Autismo, e o especialista em finanças pessoais, João Victorino, explica como a falta de atenção dada pelo poder público pode impactar a vida destas famílias

São Paulo, março de 2023 - Desde 2008, o dia 02 de abril tem sido um momento de celebrar a luta pela conscientização sobre o autismo em todo o mundo. O “Dia Mundial do Autismo”, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de informar a população em geral sobre o que é esta condição.

O especialista em finanças pessoais, João Victorino, explica que nesse dia, muitos países realizam várias atividades com a finalidade de conscientizar as pessoas. “Essa data foi criada para derrubar preconceitos e fazer com que a sociedade vire um ambiente mais amigável para as pessoas que apresentam este quadro”, diz. 

O autismo pertence a um grupo de condições do desenvolvimento, conhecido por transtornos do espectro autista (TEAs). Seus sinais aparecem principalmente na infância e tendem a permanecer na adolescência e fase adulta.

Famílias que precisam dedicar atenção e tempo para pessoas que possuem o transtorno, passam por diversos impactos financeiros de alto custo, principalmente com o tratamento. “Justamente pelo fato do tratamento demandar o apoio de profissionais das mais variadas áreas da saúde, o custo de um acompanhamento adequado pode ficar, muitas vezes, inviável para a maioria das pessoas que enfrentam este desafio”, explica o especialista.

Segundo dados do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), mais de dois terços da população brasileira recebia até R$ 2.242,00 por familia.  “Alguns destes tratamentos podem ir de R$ 3.000,00 a 30.000,00 por mês, dependendo do caso e da quantidade de terapias e intervenções que são aplicadas. Isso mostra que é praticamente inviável proporcionar tratamentos adequados para a maioria da população com TEA”, comenta João. 

Diante deste cenário de falta de disposição do poder público para colocar em prática iniciativas que procurem abordar essas questões, algumas medidas podem ser exercidas para melhorar este panorama, que são pessoas próximas ao tema, com o objetivo de tornar a convivência da pessoa com autismo na sociedade de forma mais humanizada, próspera e justa.

Algumas propostas podem ser uma saída para melhorar a qualidade de vida da pessoa com autismo, auxiliando na inserção dela na sociedade. São elas: 

Oferecer ensino especializado em escolas públicas;

Estabelecer uma política de saúde focada em diagnóstico especializado;

Garantir o tratamento completo pelo estado e planos de saúde;

Adaptar as leis trabalhistas para a pessoa com autismo no país.

Os direitos das pessoas com TEA, nem sempre são respeitados ou conhecidos. A sociedade precisa saber que o comportamento de uma pessoa com autismo é diferente daquele apresentado por uma pessoa que não tem nenhum distúrbio. “É muito importante que haja paciência e abertura ao entendimento para que a inclusão ocorra da melhor forma possível”, comenta o especialista.

“Ter em mente, que o autista precisa viver em sociedade, é crucial para entender que determinados benefícios concedidos a essa população, como atendimento prioritário em filas de estabelecimentos comerciais, não é uma “mordomia”, mas sim, uma forma de garantir a melhor convivência para todos, uma vez que a espera em longas filas pode causar forte desconforto para pessoas com o espectro”, finaliza João. 

 

Sobre João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas pela Universidade e com MBA pela instituição. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro. 

Hoje, com uma carreira bem-sucedida, João é líder em diversidade e inclusão na Visa, atuando em prol de pessoas com deficiência. O especialista busca contribuir para que pessoas melhorem suas finanças e prosperem em seus projetos ou carreiras. Para isso, idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

 

Video de professora de São Leopoldo viraliza nas redes sociais

 Não dá nem para acreditar que tem diploma de professora... uma das profissões mais bonitas que há, não deveria ser ocupada por quem é tão sem coração. Imagina a influência sobre as crianças? Assista ao vídeo que está rodando em todos os grupos de pais no Rio Grande do Sul e entenda por que cheguei a chorar assistindo às imagens com as falas cheias de ódio e risos ao fundo.


Daniela Araújo é da rede municipal de ensino de São Leopoldo (RS) e o prefeito é do PT, Ary Vanazzi. Tomaremos todas as providências para que as crianças não tenham mais que conviver com alguém de alma tão pequena e insensível. Fico imaginando o que esses alunos são obrigados a escutarem em sala de aula. Isso não pode ficar assim!


Toda minha solidariedade, também, às vítimas da guerra de Putin na Ucrânia. Que esse pesadelo real termine logo!


Marcel van Hattem

Deputado federal NOVO/R

Balanço do primeiro semestre mostra queda dos crimes em geral no RS, menos homicídios

 O Rio Grande do Sul encerrou o primeiro trimestre de 2023 com redução nos casos de feminicídios. Entre janeiro e março deste ano, foram 24 ocorrências, representando uma queda de 14,3% em relação aos 28 do primeiro trimestre de 2022. Apesar da redução, mantém-se o alerta sobre a importância de levar as denúncias às autoridades – apenas uma das 24 mulheres assassinadas nos três primeiros meses do ano contava com medida protetiva de urgência vigente.

Outros crimes
O latrocínio, outro dos crimes de maior gravidade, também fechou em queda de 14,3% neste primeiro trimestre de 2023, com 12 casos frente aos 14 do mesmo período no ano anterior. Além destes indicadores, os primeiros três meses do ano também foram marcados pela redução nos crimes de roubos e furtos em geral (-7,2%), roubos de veículos (-8,5%), abigeato (-19,8%) e ocorrências envolvendo o transporte público (-33,7%). Nos homicídios houve alta (4,6%).

CLIQUE AQUI para examinar o balanço geral.

Prefeito Melo aplaude aprovação do seu projeto que concede desconto do IPTU para edificações sustentáveis. Veja o que é.

De acordo com o Segundo Inventário de Gases de Efeito Estufa, a energia utilizada para manter uma edificação em funcionamento representa cerca de 23% das emissões totais da cidade. Com a medida, a capital gaúcha visa minimizar os impactos das ações climáticas sobre o meio urbanizado e natural.

A Câmara aprovou nesta quarta-feira, projeto do prefeito Sebastião Melo, que possibilita descontos no valor do IPTU para propriedades que implementem sistemas que promovam o uso racional dos recursos naturais, por meio da utilização de tecnologias e soluções sustentáveis nas edificações.

Os descontos poderão chegar até 10% no valor total do IPTU. A redução poderá ser somada às já praticadas atualmente como, por exemplo, abatimento por adimplência e inserção de CPF nas notas fiscais de serviço, para casos de iniciativas de pessoa física. Os requisitos constam no decreto 21.789, de 19 de dezembro de 2022.

Certificação – Para obter o desconto no IPTU de 3% a 10%, o interessado deve solicitar a Certificação em Sustentabilidade Ambiental pelo Portal de Licenciamento. O contribuinte preenche o formulário atestado por um responsável técnico (arquiteto ou engenheiro) e anexa os documentos que comprovem as práticas.