Divaldo Lara protesta contra decisão do TSE, vai ao STF e avisa que continua prefeito de Bagé

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, PTB, tirou nota para protestar contra a decisão do TSE que determinou sua inelegibilidade e cassou o mandato do irmão, o deputado Luís Lara.

Leia nota abaixo.

O prefeito e o deputado avisaram que recorrerão ao STF.

O prefeito Divaldo Lara avisou: "A decisão não interfere no mandato eletivo que exerço como prefeito. Ou seja,não houve cassação do mandato, obtido, em reeleição, no ano de 2020. Sigo, portanto, como prefeito de Bagé até o final da legislatura (2021-2024) no pleno gozo das prerrogativas e em respeito à soberania popular. A decisão do TSE não cassou os meus direitos políticos, o que é vedado pela Constituição Federal. 

Ele também acusou o ministro Alexandre de Moraes por ter impedido a defesa no plenário.

CLIQUE AQUI para ler o inteiro teor da nota.


Nota do prefeito de Bagé

 NOTA OFICIAL


Em razão do julgamento realizado na data de hoje perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), venhoa público esclarecer que recebo a decisão da Corte Superior com o devido e merecido respeito. Dela discordo, todavia. A decisão ignorou uma gama de nulidades existentes no curso do processo, as quais serão levadas agora ao Supremo Tribunal Federal (STF), no sentido de fazer valer as garantias processuais, que é do direito de todo e qualquer cidadão, e que vêm sendo reiteradamente asseguradas pelo próprio STF. 

A decisão não interfere no mandato eletivo que exerço como prefeito. Ou seja,não houve cassação do mandato, obtido, em reeleição, no ano de 2020. Sigo, portanto, como prefeito de Bagé até o final da legislatura (2021-2024) no pleno gozo das prerrogativas e em respeito à soberania popular.

A decisão do TSE não cassou os meus direitos políticos, o que é vedado pela Constituição Federal. Portanto, se assim desejar e for da vontade do partido e do eleitorado, observados os calendários eleitorais futuros, posso concorrer nas eleições de 2026 e 2028. 

No entanto, a decisão monocrática do Ministro Alexandre de Moraes nos tirou o direito de defesa no plenário da corte; e o direito amplo é garantido pela Constituição Federal do Brasil. É uma injustiça que a cadeira do Parlamento Gaúcho, mantida durante seis mandatos consecutivos pelo bageense deputado Lara, seja entregue aos radicais do PSOL.


Bagé, 03 de março de 2022


Divaldo Vieira Lara

Prefeito Municipal de Bagé-RS

Análise

- Esta análise é dos economistas do Bradesco, em comunicado aos clientes. 

Nesta manhã, os mercados acionários registram perdas, o dólar se fortalece ante as demais moedas e os preços do petróleo mantêm alta firme. 

Investidores aguardam a conversa entre Rússia e Ucrânia, que era esperada para ontem. 

Os mercados também analisam o relatório de política monetária que será apresentado por Jerome Powell ao Senado norte-americano. 

Ontem, os negócios encontraram suporte no tom mais suave do presidente do Fed, sinalizando alta de 0,25 ponto percentual na próxima reunião do FOMC, aliviando as preocupações de uma reação mais forte. 

Por fim, dentre os indicadores divulgados mais cedo, destaque para a inflação ao produtor da Área do Euro, que acelerou de uma alta interanual de 26,2% em dezembro para outra de 30,6% em janeiro, lembrando que a prévia da inflação do consumidor, divulgada nesta semana também, registrou alta de 5,8% em fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado.